-
O gaba oficial foi a letra "A", o que não faz o menor sentido, o título não reproduz uma definição clássica dos livros didáticos.
Minha resposta no dia da prova foi letra D.
-
Alguém sabe que definição clássica dos livros didáticos é essa?
-
Também estou na dúvida do que seria essa definição clássica dos livros didáticos. Na verdade, nunca vi isso em prova
-
Uma expressão que é relativamente conhecida é quando relacionamos uma ilha como "cercada de água por todos os lados", normalmente utilizada em livros didáticos. Essa citação acaba sendo aplicada em outros contextos. Ex: "cercado de presente por todos os lados", "cercado de amigos por todos os lados", etc...
Eu acredito que apenas pelo título não se pode concluir que o homem seja vítima de consumismo exagerado. Tal informação só poderia ser depreendida após a leitura do texto.
Não gosto desse tipo de questão, mas é preciso pensar como a banca pensa.
-
A FGV gosta de trabalhar com intertextualidade. É preciso ficar atento.
-
Não consigo de forma alguma concordar com este gabarito! Alguém aí tem uma explicação convincente?
-
Errei a questão porque minha mente não conseguiu ir tão longe. O título faz referência à definição de ilha: "porção de terra cercada de água por todos os lados", contida em livros didáticos (normalmente de geografia!).
O ser humano é a porção de terra cercada de bens (água) por todos os lados.
Haja paciência pra esse tipo de questão da FGV.
-
ok, uma boa explicação da Rafaella Viegas. Agora gostaria de saber da FGV se o autor se referiu a isso?
-
Pra mim questão sem nexo,apesar da boa explicação da Raphaella.
-
Bizarra essa comparação com a Ilha cercada por água.
-
FGV a banca mais "banqueira" que existe, oh my God!
-
Eu, hein...
-
E eu achava os examinadores do Cespe xaropes hahahahaha, já tô com saudades ¬
-
A banca quis dificultar e acabou criando uma questão sem nenhum tipo de nexo. ohhhh!!!!! vida ralada de concursando.
-
Éguaaa! Não concordo com esse gabarito, que questão maluca!!!!
-
tô passada.......
-
Que bruxaria eh essa ????
-
O problema é que a questão se refere apenas ao título, e não ao texto completo.
-
rapaz...essa tava estragada!
-
INTERTEXTUALIDADE
INSERÇÃO de um texto num outro, acontecendo implicita ou explicitamente e é comum nas citações
Nos compara a uma ilha cuja definição é bastante comum e conhecida.
Para perceber a sutileza da intertextualidade exige-se um bom conhecimento da língua portuguesa.
Tb. errei. Questãozinha sofisticada, para leitores frequentes de livros. Separa os homens dos meninos.
-
eu mais me aborreço tentando resolver essas questões que qualquer outra coisa! como eu posso saber a resposta baseada apelas naquele título???? plmds!
-
Rapahella...segundo seu racícinio eu teria que buscar a resposta lá bem no fundo da minha alma. kkkk. aliás...acho que vc tá no caminho certo. pq só assim para tentar entender o que a FGV pensa.
-
ÉGUAAAAA indignada com essa questão.
-
Alguém poderia me dizer porque não pode ser configurado como Hipérbole?
-
B ou D??? Pus B e ainda assim me lasquei.... O homem não é vítima. É autor de suas ações primeiramente e depois apercebe-se como vítima de suas próprias atitudes pautadas no consumismo desenfreado e irracional (sim, qtas vezes compramos algo e horas depois nos arrependemos??? e vamos acumulando cada vez mais coisas que não precisamos...)
-
estou pasma com esse gabarito, ta parecendo que não sei interpretar merda nenhuma,
-
Quem faz uso da "erva" pode se dar bem com este tipo de questão. Sem mais.
-
que maconheiro elaborou essa questao ?
-
Que isso gente? Saquei qual é a expressão graças a um comentário anterior... mas quem diabos vai se lembrar da porra da porção de terra cercada de água por todos os lados nessa questão ainda mais tendo essa alternativa D??? Dá licença...
-
Inacreditável. Dá frio na barriga saber que tenho que enfrentá-la. Loucura total.
-
Que questãozinha... ixi!!
-
eu acertei, hahaha!
-
É lógico que a D, não estava completamente certa, pois realmente o homem não é vítima do consumismo, porém, por falta de opção marquei ela e errei. Essa letra A, pra mim, continua sem fazer o menor sentido!
-
Estou iniciando meus estudos, não sou muito bom em português, dai dou de cara logo com uma questão dessa...rsrs. Complicado
-
-
Questão lixo!! Se for esse o gabarito definitivo, a FGV lança o novo modo de questão: identifique a resposta certa e marque qualquer outra, esta não está certa. Oi? o.O
-
Caramba, essa alusão à ilhas que são cercadas por águas e livros didáticos de geografia foi maior viagem, mas é um bom argumento. Interessante ponto abordado pela Raphaella.
Fui SECO na letra D mas enfim... rs
E tem gente que fala mal da CESPE...
-
Depois que errei essa questão marcando a letra D, mesmo intrigada com a afirmação do homem sendo vítima do consumo fui procurar uma conexão entre a resposta e o texto, vasculhando tuuudo.
A questão da intertextualidade faz referência a um parágrafo do texto:
"...substituindo televisores de raios catódicos que há apenas cinco anos eram de última geração." Fazendo uma conexão do texto com outro pré-existente.
GABARITO: LETRA A
-
gente eu estou perpeplexo,atônito com os tipos de questão de português dessa banca. é a primeira vez que estudo o portugês da fgv e estou profumante desanimado, pois o meu forte nos concursos sempre foi o português, porém, analisando essa questões eu passo é longe de uma aprovação....nunca mais fazo concurso sendo a fgv...tem ser ninja! kkkkk....
-
oh my goodness....
-
Uma questão como essa exige, além de estudo, muita vida de oração e vida com Deus.
A percepção da intertextualidade (gabarito - alternativa A) está ligada às referências pessoais de cada um. Até aceito o gabarito, mas considero muito difícil.
-
Tal definição está presente tanto em livros didáticos quanto em dicionários, não sendo justificativa plausível pra ser o gabarito. Vaga é pouco pra descrever essa alternativa A
-
Com todo respeito, prof. Arenildo, mas não é tão óbvia a resposta, não rsrs Tudo bem que daria para acertar a questão por eliminação mas...
Apenas ficou óbvio depois de assistir o comentário do prof. Mesmo assim, pedir para o cerebro associar um texto sobre consumismo exacerbado com a definição clássica de ilhas é forçar um pouco né?
De qualquer modo, vamos resolver mais questões!
-
caramba, que pergunta safada
-
FGV sendo ela mesma ¬¬
-
Essa Banca é do mal...que que isso cumpadi Uoxinton...
-
fgv fazendo efegevices
-
KKKKK essa Banca é uma brincante!!!!
-
Para mim e para toda a sociedade brasileira de mente sã, aa alternativa q se sproxima da correta eh a letra d. Mas como a fgv desafia nossa sanidade mental, considerou correta a letra a. Acho q os fgvences usam drogas pesadas qd criam questoes. Pq so maconha nao da conta nao. Afff chega ser desleal! A pessoa estuda, estuda depois vem uma questao endiabrada e amalucada como essa pra derrubar o ser humano. Deus eh mais. Ta amarrado em nome de Maria.
-
Brincadeira, parece que não tem como responder nenhuma dessas questões da FGV usando a racionalidade. De agora em diante, vou no mais absurdo possível
-
Quer acertar as questões da FGV?
Faça pacto com muitas entidades!
-
fiz algumas questões da fgv e maiorias das questões todas confusas , sem argumentos precisos do pq daquela resposta está certa , portanto questão da fgv , nem vou perder tempo de fazer mais ... são mal elaboradas.
-
Nem usando drogas!
-
Adoro o Arenildo, de coração, respeito muito o conhecimento dele, mas dizer que era obvio é pesado hein. Uma questão com quase 60 comentários dos alunos, a maioria dizendo que "é efegevice", "só sob efeito de alucinógenos", "zoeira da fgv" etc, passa longe do óbvio.
-
Nem o autor do texto pensou isso!
-
Nunca vi tanta viagem em uma única questão. Absurdamente mal formulada.
-
Com a intertextualidade há influência de um texto sobre o outro que o utiliza como modelo ou ponto de partida. O título "Cercados de objetos por todos os lados" remete à definição de "ilha" encontrada nos livros didáticos: uma porção de terra cercada de água por todos os lados.
-
Professor Arenildo, obrigada pela sua valorosa contribuição.
-
Se é óbvio para o professor ele tem que tentar fazer ser óbvio também para nós alunos... Fora que existem alunos aqui como eu que escolheram outras alternativas que o professor sequer teve a delicadeza de também comentar... Duvido que em suas aulas presenciais ele explique apenas as alternativas certas sem comentar as demais, pois se assim fizer os alunos irão reclamar... Me parece que o professor não tem tanta vontade de fazer vídeos para nós do QC.
-
o pior é ver o comentário do prof. dizendo que é óbvio a letra "a"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ele deve conhecer quem fez essa questão. Se não fossem os comentários nem saberia a relação com ilha :x
-
Me senti uma idiota quando o professor falou que a questão é óbvia! Ainda tem que aguentar isso..
-
Achei meio "forçação de barra" essa questão. Quando li o texto, nem me lembrei de ilha. Será que o autor pensou nisso quando escreveu ou foi só o examinador que teve essa "sacada genial"?
-
Por que o título “Cercados de objetos por todos os lados” não apresenta hipérbole? Por que n é item B?
-
Que questão retardada. O examinador só pode ter cheirado um pó! Que sacanagem. Está ficando mais fácil ir a Marte a passar em concurso público. Lastimável.... Desculpem o desabafo.
-
Questão horrível ! Explicação pior ainda !
-
Eu marquei a B. Não consegui enxergar a D, no qual a maioria das pessoas que errou, marcou, e muito menos a letra A. Por que não pode ser hipérbole? Alguém sabe explicar? A explicação do professor não foi nada boa. Apenas entendi o pq da A com o comentário da Rafaella.
-
A questão até estácorreta, mas é uma covardia colocá-la. Sabe por quê?
Compreendamos:
Quando a gente aprende sobre intertextualidade, associamos como "algo que serve de modelo ou ponto de partida"
Com a intertextualidade há influência de um texto sobre o outro que o utiliza como modelo ou ponto de partida. O título "Cercados de objetos por todos os lados" remete à definição de "ilha" encontrada nos livros didáticos: uma porção de terra cercada de água por todos os lados.
Um trecho de uma definição:
"Por intertextualidade[1] entende-se a criação de um texto a partir de outro pré-existente. A intertextualidade pode apresentar funções diferentes, as quais dependem muito dos textos/contextos em que ela é inserida, ou seja, dependendo da situação. Exemplos de obras intertextuais incluem: alusão, conotação, versão, plágio, tradução, pastiche e paródia".
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Intertextualidade
Portanto, se eu digo: "Os dez mandamentos da língua portuguesa".
Grande parte sabe de onde pré-existiu o termo "mandamento", que tem um sentido religioso.
Agora dizer:
a)
a presença da intertextualidade, já que reproduz uma definição clássica dos livros didáticos;
É obrigar concursando e ter um conhecimento de mundo quase que ilimitado naquele momento, pois introduz uma ideia de que precisa saber o por menor dos por menores do que é pormenor do por menor.Diante disso,
Po, vamos fazer prova para reprovar os concursando, dentro de seu limite...
agora impossibilitar o ingresso é injustiça, colocando uma questão dessa é um exagero ilimitado!
-
Aqui vai uma opinião, se eu acertasse tudo em português porque é óbvio, mole mole, não haveria necessidade de estar aqui no QC. Mais humildade aí por favor, aprendizado é construção e não macarrão instantâneo................
E tem hipérbole sim, ou "cercado de objetos por todos os lados" não é um exagero na afirmação do título?
-
O professor diz que a resposta é óbvia, mas apresentou uma justificativa porca, não tão óbvia. Péssimo!
-
QUESTÃO FORA DO SENSO COMUM!
O PROFESSOR EXPLICOU MAS NÃO CONVENCE E É FÁCIL DE MARCAR O GABARITO CERTO APÓS O RESULTADO.SE ELE TIVESSE FEITO A PROVA,POSSIVELMENTE,TERIA IDO PARA O SENSO COMUM DA LETRA D.
-
Essa questão ta de brincadeira... Se fosse a letra A teria na mesma questão outro texto semelhante e pior é a explicação do professor com " Essa resposta obvia"... Para mim a correta é a letra B, pois quando resolvi essa questão bati o olho nele, pois se tratar de uma hipérbole é um exagero, mas exagero mesmo é uma questão como essa.
-
Infelizmente a explicação do professor não me convenceu, pois momento nenhum o título se refere a livros ou coisa parecida! A letra D é a opção que melhor se encaixa com o título e que claramente conseguimos identificar sua presença no texto.
-
maconha.... maconha... maconha!!!
-
Questão imbecil!
-
O pior é a explicação do professor dizendo que "obviamente" a resposta é a letra a, e ainda dá uma explicação rasa tentando justificar a resposta da banca afirmando que é a definição de ilha em livros didáticos. Questão que foge totalmente da língua portuguesa e exige outros conhecimentos.
-
Questão obscura ou sutilmente sagaz?
-
Se fosse assim:
"As pessoas são uma porção de desejos cercadas por objetos por todos os lados".
Aí tudo bem, faria mais sentido a associação intertextual.
Mas do jeito que está, quase impossível. Obviedade só olhando o gabarito.
Além do mais, o que impede do item D está correto? Afinal, é exatamente o que se pode concluir ao se ler o texto.
Em relação à hipérbole, eu acho que não pode ser, porque o cercado de objetos por todos os lados é até literal. De fato, em nossa casa, em cima, em baixo, à direita, à esquerda, há objetos. Não há um EXAGERO propriamente dito.
-
Não achei nada "óbvia" a resposta como disse o Prof. Arenildo. Não tem nada no texto que justifique essa resposta. O Prof. nem se deu ao trabalho de comentar as outras opções e explicar porque estavam erradas e ainda desestimulou quem errou ou entrou com recurso contra essa questão absurda. Pode ser fácil pra ele que trabalha com concursos há anos e sabe o que as bancas pensam, mas pra quem estudou e tentou entender e responder a questão, ela foi absurda, questão feita pra ninguém gabaritar a prova.
PS: Estou vendo que várias pessoas não gostaram da explicação do Prof. recomendo fazerem o mesmo que eu fiz: abaixo do vídeo tem dois botões, 'gostei'e 'não gostei', cliquem em 'não gostei' e digam ao QC porque não gostaram do vídeo.
-
Engraçado a FGV tentando se passar por fodona fazendo essas questões ridículas, uma piada.
-
A explicação não faz sentido, duvido que ele acertaria se não soubesse previamente a resposta.
-
Acredito que a questão para um concurseiro e não um especialista em Portugues" deva ser resolvida por eliminação, devido ao fato de o concurseiro na hora da prova, com todo o nervosisimo, não relacionar que o titulo tem textualidade com ILHA... nossa não vai nem entender a questão... E muito menos aceitar a correção... A pergunta é: O que que o titulo mostra e não o que o texto mostra....
B) Não pode ser pois o TITULO (que a chave da pergunta) não aponta exagero... mas o texto sim... (mas o texto não esta na pergunta) então para ser um bom concurseiro deve-se avaliar a pergunta antes de confundir o titulo com o texto... pois o texto sim remete ao exagero do consumo e inutilidade do mesmo... mas a pergunta é sobre o titulo... ERRADA.
c) O titulo não tem verbo mas não é sensacionalista...ERRADA.
d) O titulo não critica apenas relata e não fala sobre o homem (qual é o sujeito da frase? Alguém ou alguma coisa está cercada de objetos por todos os lados) ERRADA. (Nessa o concurseiro mistura tudo).
e) Totalmente sem nexo. ERRADA.
Na visão do prof. ele entende que a pergunta é facil pois ela aborda o titulo e não o texto (muitos misturam isso e analisam a pergunta englobando o texto... E a banca quer pegar são esses - A banca busca eliminar o desatento)... E o titulo deve ser analisado: Alguém ou alguma coisa está cercada de objetos por todos os lados... Alguém pode ser o homem ou Alguma coisa pode ser uma Ilha (por exemplo).
Quem sabe por ai da certo...
-
O processo intertextual pode ser entre ideias, autor, obra , personagem. Logo existem varios tipos. Às vezes o cara precisa conhecer um texto e perceber q está ligado a ele. Esse tipo de questão é froids. Eu acertei por eliminação e só acertei pq não li o texto. Se não teria pegado o baú junto com a galera na D.
-
Ridícula essa questão.
-
Provavelmente a questão mais sem noção que eu já vi aqui. Questões como essa não valorizam quem estuda, mas sim quem chuta.
-
Muito péssimo.
-
O professor já tem uma certa "preguiça" de explicar as questões erradas, agora, dizer que essa barbaridade de questão é óbvia, já é demais pra minha cabeça. hahaha
Não gostei da justificativa dele e não me ajudou em nada, as vezes tiro dúvidas melhores nos comentários do que deste professor.
-
A minha interpretaçao quando li, foi fazendo referencia a ilha, no conteudo geografico. Que diz que é uma porçao de terra, cercado por agua de todos os lados. Entao marquei intertextualidade, mas nao sei se é esse o raciocinio.
-
Eu achei que era só eu, mas pelso comentários tem mais gente que não gosta das explicações do Arenildo... Ele finge que explica, mas não explica muita coisa, só rele a questão...
-
Gabarito A
4 alternativas com termos ou expressões similares.
b) um exemplo de hipérbole, figura marcada pelo exagero; >>> d) uma frase de conteúdo crítico, pois coloca o homem como vítima de um consumismo exagerado;
c) uma estrutura sem verbo, reproduzindo as manchetes sensacionalistas dos jornais; >>> e) o interesse do autor em adotar um discurso religioso, transcrevendo trecho da Bíblia.
1 alternativa que não possui relação com as outras alternativas. Gabarito.
a) a presença da intertextualidade, já que reproduz uma definição clássica dos livros didáticos;
-
Como disseram a baixo, questão assim não avalia quem estuda e sim quem chuta ! NÃO TEM COMO NÃO SER A ALTERNATIVA B !
-
Pensei que era letra "B" -''
-
Tem que ser maluco da cracolândia pra acertar uma dessas. Se eu tivesse bebido um corote eu acertaria.
-
nossa....pra fazer a prova tem q fumar "um"... pra viajar e imaginar as coisas, muito subjetivo! Até porque ele fala que está cercado e por todos os lados, semanticamente isso é exagero!
-
Kkkkk! Os dois últimos comentários abaixo foram os melhores! Valeu pela dica!
-
Sabe aquela alternativa que você diz: Pode ser QUALQUER UMA MENOS ELA, então...
E dizem que o vilão é o Cespe.
-
"O autor traça um paralelo com a definição de “ilha” – extensão de terra firme cercada de água em toda a sua periferia. Sendo assim, trata-se de uma intertextualidade – criação de um texto a partir de outro pré-existente -, dado que o autor utiliza a definição (já existente) de ilha para criar o título de seu texto."
http://www.marcelorosenthal.com/417698906?pagenum=25
-
Uma questão de português da FGV com 100 cometários, pensei: Meus Deus, o que me espera!??!
-
A banca quer saber é do título e não do texto.
Abraços!
-
Mesmo com a explicação do Professor Arenildo Santos, continuo revoltado! Não me convenceu! kkk
-
Eu concordo com a defeinição de ilha como os colegas comentaram, mas considerar a alternativa D como errada é uma sacanagem sem tamanho. Na minha opinião a questão deveria ser anulada.
-
Que definição clássica dos livros didáticos???
-
Explicação do Professor Décio Terror do Estratégia. (Min 44)
https://www.youtube.com/watch?v=6lFopVUhNJA
Mas não me convence isso. Agora a gente tem que saber as definições que alguém deu de algum outro termo pra adivinhar que isso ia se relacionar com o titulo.
-
Cercada dessas questões malucas por todos os lados. Quando eu fico na dúvida entre duas assertivas no português da FGV eu posso marcar a que eu acho menos correta pois este vai ser o gabarito.
-
Apenas passando para expressar minha frustração junto aos colegas. Falar que o gabarito é esse por conta de fazer uma comparação a uma ilha é demais. Questão sem noção demais! Justificar o gabarito já sabendo a resposta é muito fácil. O difícil é fazer a prova na hora e fazer essa conexão. FGV sendo FGV
-
Quando vejo uma questão com mais de 100 comentários nem perco meu tempo resolvendo, porque pela indignação do povo não deve ser de fácil interpretação...
Então não se fruste, vá aos comentários, escolha os melhores, e siga em frente...
-
Sinceramente, a FGV devia ter o mínimo de coerência em suas provas. A gente nunca sabe o que ela vai cobrar. A cada prova vem um estilo de questão diferente. Fica difícil estudar para uma banca assim. Esse tipo de questão é inaceitável.
-
minha linha de raciocínio:
B) eliminada ("..cercado por todos os lados - normal, nada demais e sem exageros hiperbólicos" TA MAIS P PLEONASMO ISSO AE..cercado POR TODOS OS LADOS - reforço de idéias, se já está cercado, logicamente é por todos os lados)
C) eliminada - Sem verbo ??? Cercar é o que? ta kagadu eçi verbu??
D) eliminada - "Cercados de objetos por todos os lados" Apenas com esse trecho n da p afirmar que é uma frase de conteúdo crítico e que coloca o homem como vítima de um consumismo exagerado.
E) eliminada - quem marcou essa tem uma passagem só de ida p inferno kkkkkkkkkkkkkkkkk
A) Fiquei em dúvida nessa, e como foi a única que restou..... :)
================================================================================
Vejam outra linha de raciocínio do professor Décio Terror:
https://www.youtube.com/watch?v=6lFopVUhNJA
Aos 44:40 minutos
-
"por todos os lados" não seria hipérbole?
-
Essa questão é o cúmulo da loucura de uma banca q acha q é a dona da verdade. Pronto, faleeeeei :(
-
A princípio marquei a letra B. Mas após a resolução da questão pelo prof Décio Terror, compreendi que não há exagero figurativo na frase, pois o consumismo avançado de fato faz com que estejamos cercados de objetos por todos os lados. Quanto ao gabarito, letra A:
Primeiro, entendendo o que seria a Intertextualidade: influência de um texto sobre outro que o toma como modelo ou ponto de partida, e que gera a atualização do texto citado.
Agora, analisando a frase "Cercados de objetos por todos os lados", há influência de outro texto nela?
Sim, a definição de "ILHA" - Porção de terra cercada de água por todos os lados
Outras frases utilizadas influenciadas pela mesma definição:
- Um escritor de verdade é cercado de livros por todos lados (Ferreira Gullar)
- Hussein: Um trono cercado de inimigo por todos os lados (Paulo Mendonça)
-
Questão extremamente difícil, tem que advinhar que o livro tal está falando de uma tal ilha cercada de morros e que o título faz intertextualização a essa ilha, cercado de objeto. São milhares de livros didáticos existentes na literatura e trilhões de trechos, por mais que alguém leia muitos, não conseguirá saber intertextualizar dependendo do teor da banca, por isso acho injusto cobrar esse tipo de questão. Poxa, a letra D na minha concepção está certa, pois de fato o homem é vítima do consumismo ao longo do texto e o objeto citado no título faz alusão aos aparelhos que vão surgindo tornando-o vitíma do consumismo. Agora, a ilha foi foda! Mais fácil acertar as bolas da mega-sena. Eu tenho uma coisa comigo, as provas que cobram intertextualidade, as fazem para eliminar candidatos, então entenda o que é INTERTEXTUALIDADE, e marque a opção que aparecer caso, pelo exclusão das outras, não consiga ter certeza das outras. Pode marcar sem medo a questão que aparecer a palavra INTERTEXTUALIZAR.
-
Honestamente, esse tipo de questão não faz sentido numa prova que, presume-se, objetiva avaliar, dentre outras coisas, a interpretação textual do candidato. A banca se empenha em criar uma forma distinta de cobrar o assunto, mas pra isso extrapola o objetivo fundamental da questão que é o de, efetivamente, comprovar que o sujeito é capaz de realizar a leitura e compreendê-la. Em vez disso, obriga-o a realizar um raciocínio extremamente específico, criando um labirinto interpretativo e comparando-o com outras alternativas consideradas incorretas que parecem fazer sentido (e muitas vezes fazem). Ou seja, o objetivo da banca não é testar o conteúdo ou a capacidade de interpretação do aluno, e sim se ele é suficientemente "safo" pra entender a pegadinha.
Especificamente nessa questão, o sentimento é de desânimo ao constatar que, após horas e horas de estudo, a banca nos oferece um enigma em vez de uma questão honesta. Ou você decifra o que a banca quer, ou ela te devora.
O texto em si é interessante e permite a elaboração de milhares de questões, mas aí vem a banca e faz uma questão dessas. É no mínimo escroto.
Eu tenho certeza que as pessoas que elaboram as questões de português da FGV frequentam esse site só pra ficar rindo dos concurseiros otários que sofrem pra entender o raciocínio pervertido das suas questões.
-
"cercado de objetos por todos os lados" = entrar pra dentro, sair pra fora, cercado por todos = PLEONASMO.
-
Molesta meu cérebro e me chama de FGV!!!!!!!
-
Estou me sentindo uma porta, Afffff
Achei esta aua que explica.
https://www.youtube.com/watch?v=6lFopVUhNJA&t=1829s
45:49 / 1:58:44
Boa sorte.
-
ÍNDICE DE ERRO DA QUESTÃO 75%, POUCAS VEZES VI NÚMEROS DE ERRO TÃO ALTOS COMO NAS QUESTÕES DE PORTUGUÊS DA FGV
-
Comparem as questões Q610478 (tema políticos desonestos) e Q846553 (tema restaurante sujo) e vejam que para a banca FGV cada hora a resposta é diferente. Desleadade.
No caso dessa questão também as opções (a) e (b) são completamente ambíguas, poderia ser qualquer uma das duas que haveria justificativa.
-
vocês viram o comentário do professor Arenildo sobre essa questão? Ou o examinador fumou machonha, ou estava bêbado quando elaborou isso.
-
que questão the monio!
-
OBVIO UMA OVA !!
LETRA D) uma frase de conteúdo crítico, pois coloca o homem como vítima de um consumismo exagerado;
Na minha vida, devo admitir que andei fascinado pelo brilho do consumo e ao mesmo tempo enojado e com vergonha de mim mesmo diante do volume do que nós todos consumimos e da atração superficial, mas forte, que a fábrica do querer exerce sobre nós
A intertextualidade gera influência de um texto/frase sobre outro(a) que o toma como modelo ou ponto de partida, e que gera a atualização do texto citado;
PRA FRENTE E PRO ALTO !!
-
Tão ruim quanto a questão foi o ''comentario'' do tal professor areniuuudu
-
Cercado por todos os lados, dá a entender que ele não tem muitas chances de resistir ao consumo.
-
Comecei a ver a explicação do professor para entender e vi que tinha mais não gostei do que gostei, parei antes do primeiro minuto...
-
FGV ama questões com título, fiz um mapeamento e existem um total de 50 questões:
Q587841
Q878401
Q870973
Q628240
Q633825
Q74582
Q574507
Q623771
Q110094
Q691826
Q603128
Q110503
Q837906
-
A explicação do iranildo nao colou
-
quando for fazer prova da FGV tem que tomar um doce pra viajar na
psicodelia dessa galera da banca.
é muita viagem, brother.
-
Gente, mas até q faz sentido... ilha: é uma porção de terra cercada por água de todos os lados.
Típica descrição de livro didático.
-
Queria ver o Arenildo apostar a casa dele numa questão de interpretação de texto da FGV em que ele não tivesse acesso ao gabarito antes de escolher uma resposta.
-
quem fez essa questão foi o Arenildo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
Esses 25% chutaram ou são foda mesmo ?
-
Questão impossível de acertar na prova... Segue o baile! Isso é passível de ação na justiça
Pior ainda é ver os doidos justificando o gabarito !!
ACORDEM !! Essa questão extrapola o universo da lingua portuguesa. Se ela colocasse LETRA E vocês iriam justificar o gabarito com teses mirabolantes
-
eliminei tres e figuei na duvida entre a A e a D.
pensei que a D exagerou, mas como eu nao fazia ideia da A, figuei com a "d".
Lição de hj: na duvida entre "um pouco errada" e " nao faço ideia", marque essa ultima. :)
-
Parabéns prof. Arenildo!
Comentou todas as alternativas com grande maestria, na minha opinião.
-
Carlos Henrique: SENSACIONAL! A questão foi feita pelo Profº (Astromar Aristobulos) KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
-
Renan Gustavo Barbosa Queiroz: Sensacional! "Queria ver o Ari...apostar a casa dele."KKKKKKKKKKKKKKKKKK
E provoco: Jogar ou comentar uma jogo jogado é fácil...Com vídeo tape e um VAR...Pior...
-
Desculpa minha "ingnorância" , mas não seria uma analogia isso?!
-
wilsonnnnn
-
Fgv me massacrado!
-
Prof. falando de ilha .... pqp tirar essa ilha do nada é complicado.
-
Na minha humilde opinião: marquei a letra B, cercado de objetos por todos os lados(hipérbole), eu nunca marcaria essa letra A.