SóProvas


ID
1355233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Transformar as informações do mercado, as ideias originais e os avanços da ciência em produtos e serviços é uma das funções básicas das organizações. Essa função administrativa corresponde a

Alternativas
Comentários
  • FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS - planejar, organizar dirigir e controlar

    FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS - recursos humanos (gestão de pessoas), marketing, finanças, vendas, logística, pesquisa e desenvolvimento.


    Acho que esta questão caberia recurso.


  • "No âmbito comercial, "pesquisa e desenvolvimento" normalmente se refere a atividades de longo prazo e/ou orientadas ao futuro, relacionadas a ciência ou tecnologia, usando técnicas similares ao método científico sem que haja resultados pré-determinados mas, com previsões gerais de algum benefício comercial."

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa_e_desenvolvimento

  • Comento: Churchill (2000) coloca que “novos produtos são uma das chaves para o crescimento e sucesso de uma empresa“.No entanto, não há como garantir que todo novo produto lançado por uma empresa será bem-sucedido, mas existe um processo bastante estruturado e já testado, que aumenta as chances de sucesso, ou seja: as etapas do processo de pesquisa e desenvolvimento nas empresas.


    Processo de desenvolvimento de novos produtos Fonte: Adaptado de Churchill (2000): Geração de Ideias, Triagem de Ideias, Análise Comercial, Desenvolvimento do Produto, Teste de Marketing, Comercialização.


    LEI DE INOVAÇÃO: LEI No 10.973.


    (...) Art. 3o A União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e as respectivas agências de fomento poderão estimular e apoiar a constituição de alianças estratégicas e o desenvolvimento de projetos de cooperação envolvendo empresas nacionais, ICT e organizações de direito privado sem fins lucrativos voltadas para atividades de pesquisa e desenvolvimento, que objetivem a geração de produtos e processos inovadores.


    (... ) Art. 19. A União, as ICT e as agências de fomento promoverão e incentivarão o desenvolvimento de produtos e processos inovadores em empresas nacionais e nas entidades nacionais de direito privado sem fins lucrativos voltadas para atividades de pesquisa, mediante a concessão de recursos financeiros, humanos, materiais ou de infra-estrutura, a serem ajustados em convênios ou contratos específicos, destinados a apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento, para atender às prioridades da política industrial e tecnológica nacional.  (Vide Medida Provisória nº 497, de 2010)


  • Pensando assim marquei o msm

  • Acho que caberia recurso. O pessoal de pesquisa e desenvolvimento (normalmente pessoas de notório conhecimento técnico) ao meu ver, produzem projetos com suas devidas especificações técnicas. Mas quem transforma esses projetos em produtos tangíveis ou serviços prestados é o pessoal da produção. Os insumos do departamento de pesquisa e desenvolvimento é o alto grau de conhecimento técnico sobre o que se deseja produzir e as saídas são os projetos. De fato eles têm uma estreita ligação com as informações de mercado, com os avanços da ciência e tecnologia etc etc, mas produzir? prestar serviços?

  • Fui no mesmo pensamento...

  • Fui no mesmo pensamento...

  • mesmo pensamento, nunca vi previsão legalestabelecendo isso, até porque, essa autorização é decorrente de sua natureza jurídica ( Independentes ou Autonomos)...

  • Exato, pensei o mesmo...