SóProvas


ID
1355248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo estudos acerca de liderança, o uso de autoridade pode acarretar diversas disfunções gerenciais. Entre essas disfunções, a busca constante de popularidade a todo custo constitui exemplo de

Alternativas
Comentários
  • Comento:

    A demagogia é a arte de falar algo que todo mundo sabe que é mentira, e não fazer questão alguma de tentar esconder isso. A coisa é tão óbvia, mas tão óbvia, que acaba dando certo e todo mundo acredita.


    Políticos gostam de demagogia. Basicamente, pode-se dizer que o político demagogo fala o que o interlocutor quer ouvir, mesmo que isso seja contrário às ideias que ele defende. Por exemplo, quando morre um adversário político, correm à imprensa e falam sobre o carisma, a competência e a importância que tinha o falecido, afirmando que o admirava muito, e que seguirá o exemplo dele sempre.


    Contudo, o conceito de populismo não poder ser simplesmente sintetizado como uma simples variação da demagogia. Demagogia é uma palavra que vem do Grego, formada pela junção do radical demo que significa “povo” e gogia que tem como significado conduzir. Assim, originalmente demagogia pode ser compreendida como a arte ou poder de conduzir o povo.


    Interessante notar que dentro da história política da Grécia Antiga a demagogia servia para apenas designar aquelas figuras que tradicionalmente exerciam papel de liderança na cidade - Estado de Atenas. No entanto, com o passar do tempo, essa mesma palavra serviu para que fossem acusados aqueles que se postavam como líderes populares mais não tinham nenhum tipo de vinculação legítima e original com aqueles que diziam estar representando.


    O próprio filósofo Platão foi um dos primeiros a usar a palavra demagogia em um sentido pejorativo. Nesse caso, ele reivindicou o uso do termo para conceituar aqueles animais que julgavam como bom tudo aquilo que os agradava e ruim tudo que ia contra seus interesses. A partir dessa ideia, podemos concluir que a demagogia busca formas diversas para convencer a sociedade de que certas ações são benéficas, mesmo quando as possíveis consequências do ato possam indicar justamente o contrário.



  • Comento:

    Significado de Intransigência:s.f. Ausência de transigência; que não demonstra tolerância: perdoou a intransigência de seu pai. Que expressa rigidez ou intolerância; severidade ou rigor.
    (Etm. in + transigência)


  • Em geral, a demagogia está relacionada à negativa da deliberação racional, fazendo uso de uma das falhas da democracia, qual seja, manipular a maioria pelo uso de aparentes argumentos de senso comum entremeados com disjunções falaciosas, prática esta que remonta já à Grécia antiga, muito embora sem conotação negativa a princípio.

  • basta lembrar do LULA

  • Para Maximiano (2007), desde a antiguidade os estilos de liderançasão divididos em quatro modelos, são eles: autocraciatiraniademocracia demagogia. Baseados nesses quatro modelos ao longo dos tempos também surgiram vários outros estilos de liderança como: liderança situacional, carismático, transacional, liberal, entre tantos outros estilos que podemos identificar nas lideranças.

    Tirania - Abuso de autoridade; excesso de poder.

    Autocracia - Centralização de poder de decisão no chefe.

    Democracia - Divisão dos poderes de decisão entre chefe e grupo.

    Demagogia - Busca da popularidade com os liderados.

     

    Bons Estudos.