-
Qual é o problema da E? Tô achando que é a generalização. Não entendi.
-
Pelo que entendi, é a palavra "não devem", pois os resultados podem auxiliar na tomada da decisão.Embora a avaliação de desempenho deva primar pela orientação e não pela punição, alguns indicadores podem favorecer na decisão de demitir um colaborador.
-
Alguém explica o erro da C?
-
Juliana Feijó, para mim o erro da C está em dizer que "a avaliação de desempenho é caracterizada pelo processo no qual o avaliador observa e registra os comportamentos e(ou) resultados, remove obstáculos ao desempenho satisfatório". Primeiro, o processo de AD não se restringe a "observar e registrar os comportamentos e(ou) resultados", ela é muito mais do isso, e essa parte da afirmativa, diz respeito ao método de incidentes críticos e não ao processo de AD. Depois, não é avaliador quem é responsável por remover os obstácuos ao desempenho insatisfatório, mas, ele é quem deriociona, em conjunto com seus lideradoros ou avaliadores, o que deve ser feito para sanar os problemas de desempenho detectados.
Fora que a AD foi utilizada indevidamente pelo gestor, tornando a letra B errada
A letra D e a E estão bem equivocadas e dispensam comentários.
GABARITO A - Os termos critérios ou indicadores na avaliação de desempenho dizem respeito às definições e à operacionalização do bom desempenho, anteriores ao ciclo de avaliação. Definição perfeita de critério ou indicadores de desempenho e suas funções. Eles são a base/referência para fundamentar um bom ou mau desempenho e devem ser estabelecidos antes do processo de avaliação, obviamente.
Eu acertei a questão, mas a considero bem complicada para quem não tem esses conceitos bem definidos na mente. Fora que Cespe nesse estilo, é quase sempre bem complicado mesmo.
-
Na minha opinião, a letra C se refere ao conceito de gestão de desempenho, não avaliação de desempenho.
-
c) A avaliação de desempenho é caracterizada pelo processo no qual o avaliador observa e registra os comportamentos e(ou) resultados, remove obstáculos ao desempenho satisfatório, discute objetivos e planeja ações para melhorar os níveis de produtividade do empregado.
O avaliador vai avaliar, e não remover nem discutir e planejar nada. Ele analisa e mensura o desempenho de cada um, considerando as atitudes desempenhadas, as metas estipuladas, os resultados a serem alcançados e o potencial desenvolvimento.
e) Os resultados da avaliação de desempenho não devem ser usados para fins de demissão de funcionários, o que desvirtua a filosofia da avaliação.
Não é indicado que seja usado EXCLUSIVAMENTE para demissão, pois pode acabar com sua credibilidade. O "não deve" é muito restritivo.