SóProvas


ID
1355539
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um gerente precisa analisar uma situação inadequada de relacionamento no ambiente de trabalho, de forma a lidar com uma doença desenvolvida por um dos funcionários, em função de uma situação mal gerenciada. O relatório apresenta a seguinte descrição: um funcionário do setor de vendas mostra-se com frequentes debilidades física e psicológica, implicando ausências frequentes e reações desmesuradas a estímulos provocados em situações de maior pressão. Mostra-se menos capaz de suportar a sobrecarga crescente, apesar de seus esforços, o que contribui para o agravamento do quadro de rompimento com o equilíbrio biopsicossocial e de queda de produtividade.

A descrição aponta para a doença conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.


    É, o colaborador está estressado.


    Bons estudos!

  • Eu até marquei a letra D, mas creio que caiba um recuso,pois o estresse está muito ligado a síndrome de Burnout 

    Não importa a profissão, o estresse faz parte do dia a dia num mundo cada vez mais competitivo.

    A Síndrome de Burnout é uma das consequências deste ritmo atual: um estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho desgastantes. O próprio termo “burnout” demonstra que esse desgaste danifica aspectos físicos e psicológicos da pessoa. Afinal, traduzindo do inglês, “burn” quer dizer “queima” e “out” significa “exterior”.Em geral, a síndrome atinge profissionais que lidam direto e intensamente com pessoas e influenciam suas vidas. É o caso de pessoas das áreas de educação, assistência social, saúde, recursos humanos, bombeiros, policiais, advogados e jornalistas.

    Sintomas - Há diversos sintomas, que, em fase inicial, até se confundem com a depressão. Por isso, é importante um diagnóstico detalhado. O esgotamento físico e emocional é refletido através de comportamentos diferentes, como agressividade, isolamento, mudanças de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, falha da memória, ansiedade, tristeza, pessimismo, baixa autoestima e ausência no trabalho

  • Pela pesquisa que eu fiz, não é consenso que o stress é considerado doença. Depressão é um estágio mais avançado do stress, esse sim, considerado doença.

    Como o colega falou abaixo, fica difícil discernir se os sintomas são decorrentes do trabalho (Burnout). Questão pobre...

  • Que absurdo a banca cobrar esse tipo de coisa. Desde quando é papel do administrador diagnosticar alguém?
    É papel do administrador ver que algo está errado e encaminhar a pessoa para um acompanhamento médico, mas não dizer o que ela tem.
    Isso chega a ser antiético.