SóProvas


ID
1355542
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os funcionários do setor de informática realizavam, voluntariamente, cerca de 8 horas de treinamento em internet para pessoas idosas da comunidade onde a empresa estava inserida. Ao perceber os benefícios de tal atividade, a empresa decidiu dar uma gratificação simbólica a tais funcionários. A partir de então, eles começaram a desinteressar-se pelas atividades, deixando de considerá-las divertidas ou engrandecedoras.

Qual teoria contemporânea de motivação explica o recente desinteresse?

Alternativas
Comentários
  • Teoria da avaliação cognitiva: quando uma pessoa recebe recompensas extrínsecas por um trabalho intrinsecamente motivador, o interesse intrínseco pelo trabalho diminui. A explicação comum para isso é que a pessoa sente uma perda de controle sobre seu próprio comportamento.

    Recompensas intrínsecas é a tendência natural de procurar e vencer desafios à medida que perseguimos interesses pessoais e exercemos aptidões, sendo que não são necessárias recompensas para prosseguirmos a atividade, já que esta é recompensadora em si mesma, “o que nos motiva a fazer algo, quando não temos de fazer nada”.
    Recompensas extrínsecas segundo esta teoria, uma forma intrusiva de controle social que reduz a autonomia percebida e o prazer de realizar as tarefas.
  • Letra: B


    -----------------------


    Teoria da Avaliação Cognitiva - Deci


    As pessoas tendem a avaliar as suas ações com base nas atribuições que fazem de suas causas ou razões. Atribuir o controle do desempenho individual no trabalho a fatores da própria pessoa a fatores externos influencia na avaliação que cada um faz da sua motivação. Sendo assim, se as recompensas extrínsecas (fator externo), tais como o salário, são bastante altas para realizar uma tarefa, há grandes chances de que a pessoas venha a atribuir o seu bom desempenho ao falar de estar sendo bem paga, e não ao fato de gostar de realizar a tarefa (motivação intrínseca). E, sendo assim, não haverá razão para se empenhar tanto para realizar um bom trabalho...


    ------------------------


    Gestão de Pessoas para Concursos - Andreia Ribas e Cassiano Salim, Pag. 349 - 350.


  • Jesus amado, é teoria p/ dar e vender, tá amarrado...

  • Meu Deus! Existe isso?

    Letra:B.

  • TEORIA DA CONGNIÇÃO


    A Teoria da Avaliação Cognitiva afirma que a introdução de

    recompensas externas para um determinado trabalho reduzirá o interesse que

    o indivíduo sente intrinsecamente pela tarefa, assim como sua motivação, caso

    sejam percebidas como uma forma de controlar o comportamento dos

    trabalhadores.


    Imaginem a situação: você faz um trabalho voluntário com muita

    motivação. Depois de um certo tempo, resolvem te pagar para você fazer o

    mesmo trabalho. Se você perceber isso como uma forma de controle (você não

    pode mais faltar, tem que cumprir horário, ou qualquer outra coisa que te faça

    sentir sob controle rígido) terá menos motivação para realizar as mesmas

    tarefas. Se você receber o salário, mas continuar com ampla liberdade, não

    percebendo nenhuma tentativa de controle, não terá este problema.

  • Perceba que os funcionários realizavam trabalhos voluntários apenas pelo “prazer” em desempenhar as atividades (as atividades eram consideradas gratificantes simplesmente pelo seu conteúdo). Entretanto, após começarem a receber uma gratificação por tais atividades, os funcionários perderam o interesse pela atividade, deixando de considerá-las divertidas ou engrandecedoras. A teoria que explica esse fenômeno é a Teoria da Avaliação Cognitiva. O gabarito é a letra B.

    ESTRATÉGIA C