SóProvas


ID
1355548
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Maria é dona de um restaurante e procura adotar diferentes estilos de liderança em função do nível de prontidão de seus funcionários. Recentemente, ela teve de dar orientações claras e específicas para o funcionário do caixa, que, embora estivesse motivado, apresentava certa incapacidade para realizar sua tarefa. Ao mesmo tempo, ela teve de ser apoiadora e participativa com dois garçons que sempre foram bastante capazes, porém estavam desmotivados.

Qual teoria explica a liderança de Maria?

Alternativas
Comentários
  • SALIM (2013)  Teoria da liderança situacional – Hersey e Blanchard
    Segundo Paul Hersey e Kenneth Blanchard, “liderança é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de um objetivo, em determinada situação”.
    Necessita-se, então, de um método, pelo qual se consiga resultados predefinidos, com e por meio de pessoas.
    Hersey e Blanchard desenvolveram um modelo situacional de análise da liderança com ênfase nos liderados, introduzindo uma variável muito importante: a maturidade dos subordinados. Para os autores, a eficácia da liderança depende da adequação do estilo de liderança ao grau de maturidade dos subordinados.
    • Maturidade: é a capacidade e a vontade das pessoas assumirem a responsabilidade pela orientação do próprio comportamento, e pode ser dividida em: maturidade no trabalho e maturidade psicológica.
    • Maturidade no trabalho: refere-se à capacidade de conhecimento e treino necessários para desempenhar o trabalho, e é avaliada numa escala de quatro intervalos: 1. pouca maturidade; 2. alguma maturidade; 3. bastante maturidade; e 4. muita maturidade.
    • Maturidade psicológica: refere-se ao querer ou à vontade, o que pressupõe autoconfiança e dedicação, e é também avaliada numa escala de quatro intervalos: 1. raramente; 2. às vezes; 3. frequentemente; e 4. geralmente.
    O nível de maturidade (no trabalho + psicológica) dos indivíduos pode, assim, assumir quatro estágios:

  • Gabarito: C.

    A liderança situacional diz respeito ao tipo de líder que adota uma postura em razão de uma determinada circunstância e também pela maturidade do liderado.


    Bons estudos!

  • Ao falar em protindão, Hersey e Blanchard, adotou a questão da maturidade. Vai de 1 a 4, gente. Estilo de contar, estilo de vender, estilo delegativo e estilo participativo. 

  • Em relação a "E":

    TEORIA DOS TRAÇOS ( liderança) : aqui diz que o lider é nato, ja nasce sendo lider, nasce já um Napoleão haha...Um Eliel kkk...brincadeiras a parte, essa teoria foi deixada de lado, pois podemos lapidar lideres, além desse ter que se adaptar as diferentes situações ( TEORIA SITUACIONAL).

     

    GABARITO "C"

  • É a situacional de Hersey Blanchard pq ela está agindo de acordo com a maturidade de cada funcionário.

  • Falou em prontidão, falou na teoria situacional de Hersey e Blachard. 

  • prontidão = maturidade.

    C. Teoria da Liderança Situacional

    (+ maduro) - DE - CO - PE - DE (- maduro) - foco tarefa (saber fazer) - foco relacionamento (motivação)

    delegar (separado): MOTIVAÇÃO - não precisa de incentivar o foco .

    compartilhar /participar (integrado): sem MOTIVAÇÃO- foco no relacionamento (motivação),

    persuadir/vender/negociar (relacionado) MOTIVAÇÃO- foco tarefa + motivação (apesar de já estar motivado).

    determinar/comandar (dedicado) sem MOTIVAÇÃO - foco apenas na tarefa apesar de estar desmotivado.