SóProvas


ID
1355563
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa de consultoria, especializada em projetos de implantação de sistemas de pequeno porte, está iniciando sua operação e, por prestar um serviço de complexidade intelectual, está com dificuldade em definir os preços de suas propostas a serem entregues nos processos de prospecção de projetos. Isso ocorre porque serviços baseados em capital intelectual ou em tecnologia tendem a exigir preços mais específicos, sendo difícil especificar todos os componentes do preço.

Considerando-se essa situação, a indicação adequada a esse contexto é os gestores dessa empresa aplicarem

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B 

    (as 5 forças de Porter)

     

  •  a) orçamentos cruzados -> forma eficaz de minimizar os riscos dos gestores inflacionarem seus custos para criar uma “zona de conforto” para atingir as metas mais facilmente.

     b) as 5 forças de Porter -> O modelo das cinco forças de Porter permite analisar o grau de atratividade de um setor da economia ( no caso, acertar no preço). Ele identifica os fatores que afetam a competitividade, dentre os quais uma das forças está dentro do próprio setor, sendo que os demais são externos.

     c) modelo de precificação de Gordon - > baseia-se na estimativa de dividendos futuros que crescem a taxas constantes 

     d) diagnóstico sistêmico -> o estudo do diagnóstico empresarial com a visão sistêmica, isto é, analisa-se a empresa como um todo. Nada a ver com apenas precificar algo... diagnóstico sistêmico é muito mais além.

     e) método Price-Cap (método preço-teto) -> O método price cap, também é conhecido como Modelo RPI-X, e baseiase na fixação de um preço teto, para cada ano, definido com base no Retail Price (essa poderia confudir, mas veja que a questão não fala em preço anual).

     

  • Texto relata sobre markening

    ( gabarito B) resposta fala da estratégia de marketing

    Na visão de Porter (1999) as cinco forças competitivas e seus determinantes estruturais são características do próprio setor. A estratégia competitiva de cada empresa depende de um melhor entendimento dessas forças do que seus concorrentes. Segundo esta forma de análise, o objetivo do empresário é encontrar uma posição na qual a empresa seja capaz de melhor se defender contra essas forças ou de influenciá-las em seu favor. E para enfrentá-las, os estrategistas devem pesquisar mais profundamente e analisar bem cada uma delas. Pela visão de Deluca e Souza (2004) em seus estudos sobre Porter e sua aplicação no varejo, este modelo teórico está centrado na idéia de que a estrutura das empresas exerce forte influência na forma de competir e nas estratégias definidas por elas. Estas forças serão tratadas a seguir.

  • Achei muito forçada essa...

     

  • Isso q é comentário de qualidade! bora pra cima da lei seca