SóProvas


ID
1355758
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Enrolando a língua

Leio com frequência coisas assim: “as milhões de pessoas”... Me digam, milhões agora é feminino? Ah, é porque se trata de pessoas? Ao que saiba, a palavra milhão, como a palavra litro ou dúzia, indica quantidade: um milhão de alguma coisa; não é isso ou eu estou atrasado? Será então que devemos dizer uma litro de água porque água é feminino, e dois dúzias de ovos porque ovo é masculino? Devo insistir no uso correto da língua ou isto é coisa ultrapassada? Confesso que ando meio confuso.

(Ferreira Gullar. Disponível em: http://portalliteral.terra.com.br. Acesso em: 09/01/2013.)

O autor faz questionamentos que demonstram um posicionamento

Alternativas
Comentários
  • Alternatica correta:

    b) contrário ao uso da variedade coloquial da língua em determinadas situações.


  • B


    Caros Amigos, notem que já no início do texto o escritor (tipicamente rabugento) assim nos diz: "Leio com frequência coisas assim "

    Depois constrói uma oração retórica: "Devo insistir no uso correto da língua ou isto é coisa ultrapassada?"

    Se o coloquialismo preza pela informalidade, sendo os registros se aproximam da linguagem cotidiana, sendo assim, é possível aduzir do texto de que que ele, F. Gullar, é contrário ao uso da variedade coloquial.



    Abraço   =D

  • O autor é contrário à coloquialidade, mas ele próprio a usa. Vejam: "Me digam, milhões agora é feminino (...)"

    Isso é só uma observação. Gabarito B.

  • Eu aposto tudo o que tenho que, se eu enviar ao Ferreira Gullar esta questão, ele erra. Poucos autores grandiosos - como ele - são tão próximos da coloquialidade. Aliás, como percebe o colega Marcos Filho, o autor utiliza nesse mesmo texto uma coloquialidade: "Me digam...".

  • Resposta B



    "Leio com frequência coisas assim: “as milhões de pessoas”... Me digam, milhões agora é feminino? Ah, é porque se trata de pessoas? Ao que saiba, a palavra milhão, como a palavra litro ou dúzia indica quantidade: (...) " -> Nesse caso ele é contrário ao uso coloquial da língua.