SóProvas


ID
1355770
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Gerador de frases machistas

Campanha da ONU tenta mudar estereótipos femininos que se propagam em sistemas de buscas na internet.

Dessa os internautas de língua portuguesa escaparam por pouco. O órgão das Nações Unidas para a igualdade de gênero lançou campanha mundial em novembro deste 2013 contra o machismo entranhado nos sistemas de busca da internet. O preenchimento automático do Google sugere ao usuário uma lista dos termos mais procurados ligados aos termos digitados. 

 
Ao digitar “women shouldn’t” (mulheres não devem) no campo de pesquisa, o publicitário Christopher Hunt (diretor de arte da agência Ogilvy & Mather, em Dubai, nos Emirados Árabes) percebeu que a ferramenta autocompletar frases sugeria construções como “mulheres não devem trabalhar”, “ter direitos”, “votar”, “falar na igreja”, “serem dignas de confiança” ou como “mulheres precisam ser disciplinadas”. A busca pela mesma expressão, com a palavra “homem” como sujeito, traz resultados bem diferentes: “homem não deve chorar”, “ser bonzinho” etc. 

 Em português, a expressão “mulheres não devem” não enumera sugestões sexistas ao Google, ao menos nas buscas mais populares no Brasil. Os estereótipos emergem, na verdade, quando o termo pesquisado é “mulherada”.

(Língua Portuguesa, Dez/2013.)

Ao substituir o sujeito da expressão “mulheres não devem trabalhar” pela palavra “homem”, de acordo com o texto, ocorrem “resultados bem diferentes”, significando que

Alternativas
Comentários
  • a)o efeito machista a que o título do texto faz referência é eliminado.
    É acentuado ou evidente
    b) a forma verbal “devem” é substituída, obrigatoriamente, por “deve”.
    Sim. Mulheres devem (plural) e homem deve (singular). Mas não é o que pede na questão.
    c) “chorar” e “trabalhar” pertencem a classes gramaticais de palavras diferentes.
    Classes iguais, ambas são verbos.


    Até passar!

  • Nesta questão a banca quer a mais certa. Notem que a B também está certa porque o verbo concorda com o sujeito "homem" singular (deve). 

    Mas o texto é claro em falar queA busca pela mesma expressão, com a palavra “homem” como sujeito, traz resultados bem diferentes: “homem não deve chorar”, “ser bonzinho” etc. " Logo, fala-se em complementos que possuem um significado diferente. 


    GAB LETRA D

  • Esta eu tenho que descordar; acho que a B é a correta.

  • Repare o que pede a questão: "Ao substituir o sujeito da expressão “mulheres não devem trabalhar” pela palavra “homem”, de acordo com o texto, ocorrem “resultados bem diferentes”, significando que"


    Observe que ela espera como resposta interpretação de texto e não algo relacionado à gramática. Portanto, não poderia ser a letra B, por mais correta que esteja.


    Logo, letra D.

  • "Homem não devem trabalhar."

    Sacanagem.

     

  • Pode até ser que a "D" de acordo com o contexto seja a mais correta, mas daí, colocar uma questão totalmente correta como a letra "B", que não tem nada de subjetivo, é muita sacanagem. Fiquei em dúvida entre as duas, mas aí prefeir marcar a B, dancei. 

  • "...de acordo com o texto, ocorrem “resultados bem diferentes”, significando que..."

    Prestem atenção no comando da questão, será que quando o texto diz "resultados bem diferentes" ele se refere a alguma mudança gramatical ? Claro que não. Gabarito D!

  • A letra B está corretíssima,mas não foi o que o enunciado pediu. Sem dúvida a intenção da banca foi induzir ao erro. Gabarito D;

  • Errei por não me ater ao comando da questão!!!

    Ao substituir o sujeito da expressão “mulheres não devem trabalhar” pela palavra “homem”, de acordo com o texto, ocorrem “resultados bem diferentes”, significando que

     

    Resposta:

    d) os complementos possuem um efeito de sentido diferente para homens e mulheres.

  • Pra mim a A também está correta. O texto deixa claro que, ao procurar pelos mesmos termos, mas trocando "mulher" por "homem", surgem resultados como: “homem não deve chorar”, “ser bonzinho” etc. 

    Esses únicos dois exemplos citados, embora representem estigmas culturais, não estão direta e evidentemente ligados ao machismo.

    Você pode até inferir que "homem não deve chorar" porque "chorar é coisa de mulher", ou que "homem não deve ser bonzinho" "com as mulheres", mas essas segundas partes não estão no texto, então isso é um salto especulativo, desonesto e desnecessário.

  • letra D

    Com a palavra “homem” como sujeito, traz resultados bem diferentes: “homem não deve chorar”, “ser bonzinho” etc. 

  • NÃO ENTENDI O ERRO DA LETRA B??? ESSA BANCA É FOGO!