SóProvas


ID
1355884
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sobre os princípios orçamentários, é INCORRETO afirmar que, segundo o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.  Segundo lição do professor Sérgio Mendes:  O orçamento deve expressar as realizações e objetivos de forma programada,  planejada. O princípio da programação decorre da necessidade da estruturação do orçamento em programas, dispondo que o orçamento deva ter o conteúdo e a forma de programação. Assim, alguns autores defendem que o princípio da programação não poderia ser observado antes da instituição do conceito de orçamento-programa.   O princípio da programação vincula as normas orçamentárias à consecução e à finalidade do plano plurianual e aos programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento. 


    Vamos trenar? 

    (CESPE - AUFC - TCU - 2011) O princípio orçamentário da programação não poderia ser observado antes da instituição do conceito de orçamento-programa. 

    O orçamento deve expressar as realizações e objetivos de forma programada, planejada. O princípio da programação decorre da necessidade da estruturação do orçamento em programas, dispondo que o orçamento deva ter o conteúdo e a forma de programação. Assim, alguns autores defendem que o princípio da programação não poderia ser observado antes da instituição do conceito de orçamento-programa.  Resposta: Certa


  • O Art. 165 § 6 da CF de 1988

    O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado ...

    Ou seja, o orçamento deverá trazer com fidelidade e transparência ingresso e gastos públicos. Esse é o princípio da clareza ou transparência.

    Corrijam-me se eu estiver errada.

  • Os Princípios Orçamentários visam a estabelecer regras norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência

    e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do Orçamento Público.

    Princípio da Clareza Sanches (2004, f. 62), define como: Princípio orçamentário clássico segundo o qual a Lei Orçamentária deve ser estruturada por meio de categorias e elementos que facilitem sua compreensão até mesmo por pessoas de limitado conhecimento técnico no campo das finanças públicas. 

    O orçamento público, segundo Giacomoni, (2005, p.86): Ao cumprir múltiplas funções – algumas não técnicas – deve ser apresentado em linguagem clara e compreensível a todas aquelas pessoas que, por força de ofício ou por interesse, precisam manipulá- lo. 

    Conforme Silva (1973, p.154), “clareza e inteligibilidade do orçamento compõem a exigência de que o orçamento seja de fácil compreensão pelo povo e fácil controle por seus representantes”.  


    fonte: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2055130.PDF

  • O item "d" está errado porque trouxe descrições do "princípio do orçamento programa" misturado com características do "princípio da especificação" e nenhuma característica do princípio da clareza, qual seja a "inteligibilidade".

  • kkk a própria alternativa "d" não é clara.

  • ALTERNATIVA D)

     

    A referida alternativa conceitua o Princípio da Programação, segundo o qual o orçamento público deve ser estruturado sob a forma de programação, isto é, deve expressar o programa de trabalho de cada entidade do setor público, detalhando por meio de categorias apropriadas, como, onde e com que amplitude o setor público irá atuar no exercício a que se refere a Lei Orçamentária.

     

    Fonte: Estratégia Concursos

  • GABARITO: LETRA D

    Princípio da clareza:

    De caráter meramente formal, o princípio da clareza exige que a linguagem orçamentária seja clara e de fácil entendimento; exige que as informações orçamentário-financeiras sejam divulgadas em linguagem facilitada, de forma que as pessoas comuns consigam entendê-las.

    Traz implícita a finalidade de facilitar o controle social, proporcionando a todos sua compreensão mediante uma linguagem facilitada.

    FONTE:  Orçamento Público, Afo e Lrf - Teoria e Questões - Série Provas & Concursos - Augustinho Paludo.

  • Resposta: D

    Princípio da Clareza

    O princípio da clareza exige que a linguagem orçamentária seja clara e de fácil entendimento; exige que as informações orçamentário-financeiras sejam divulgadas em linguagem facilitada, de forma que as pessoas comuns consigam entendê-las.

    Fonte: Orçamento Público, AFO e LRF

    Augustinho Paludo

    Pág: 57

  • Clareza

    O orçamento deve ser expresso de forma clara, ordenada e completa.

  • Gabarito D

    Princípio da clareza: O orçamento deve ser expresso de forma clara, ordenada e completa.