SóProvas


ID
135634
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Secretaria da Receita Estadual do Amapá tem as seguintes atribuições, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Ora, não é necessário saber sobre a estrutura regimentar da Secretaria da Receita Estadual do Amapá. A formulação de política tributária sempre caberá ao poder executivo. Assim, a resposta correta é a letra a.
  • Complementando... Na verdade, a formulação de políticas públicas, como a política tributária, é competência do agente político, do Governo. É o chefe do Governo, assessorado por sua equipe, que define as políticas públicas (O QUE fazer) a serem implementadas no País, Estado, Município. Já à Administração, aparelho do Governo, cabe a tarefa de executar as políticas públicas definidas pelo Governo. O Governo é um instrumento do Estado, enquanto que a Administração é um instrumento do Governo. A Secretaria da Receita Estadual do Amapá integra a estrutura da Administração (Direta) e não do Governo que, diga-se de passagem, é transitório, eleito, formado para determinado período. Ademais, trata-se de um órgão superior, sujeitando-se ao controle hierárquico da autoridade superior.

    Pela classificação de Hely Lopes Meirelles, os órgãos podem ser:

    1. 1 - Independentes: são os que têm sua origem na Constituição e não se submetem a nenhuma hierarquia superior.

    Ex.: Presidência da República, Congresso Nacional, Tribunais Judiciários.

    1. 2 - Autônomos: encontram-se no topo da estrutura administrativa, estão imediatamente abaixo e subordinados aos órgãos independentes.

    Ex.: Ministérios, Controladoria-Geral, AGU.

    1. 3 - Superiores: exercem função de comando, direção e controle, e sujeitam-se ao controle hierárquico de autoridade superior.

    Ex.: gabinetes, diretorias, secretarias, coordenadorias.

    1. 4 - Subalternos: praticamente não detém poder algum na execução de atividades.

    Ex.: portarias, seções de atendimento ao público.


    Abraços, bons estudos!
  • Para resolver a questão usei o ciclo PDCA (Plan, Do, Control, Act). Daí, a única alternativa que não se encaixou foi a letra A.

  • sobre o comentário da colega Arethusa: a Secretaria estadual é órgao do poder executivo, por isso, entendo que seu argumento não explicaria a questão.

    não caberia também a explicação de que a secretaria é entidade administrativa e não política. SALVO engano, entidades administrativas são aquelas da administração indireta. Portanto, também essa não seria a melhor explicação.

    acho que a outra parte da explicação do colega Cristiano foi mais adequada:formulação de política pública é do agente político. E este, no caso, é o Governador e sua equipe (que no caso, inclui secretaria também). SOMENTE a Secretaria não caberia a formulação da política pública. MAs queria argumentação mais profunda para essa questão.  

    acertei, mas fiquei um pouco confuso sobre qual seria a melhor explicação. 

  • Resposta da questão "A".

    Previsão no artigo 84, VI CR em âmbito federal, competência do Presidente da República, e pelo princípio da simetria, competência do Governador(Chefe do Executivo) para organização e funcionamento dos órgão.