-
Resposta certa: letra C.
Eu errei. Mais uma vez esqueci de dar atenção devida ao título (marquei a alternativa "e", que sem levar em consideração o título acreditei ser a melhor resposta). Entre as alternativas a única que faz sentido e que melhor se adequa ao título do texto, realmente, é a letra "C".
-
Eu discordo, mesmo sabendo que interpretação na FGV é fogo. O enunciado pergunta sobre a motivação de o texto ter sido escrito, ora, na minha interpretação marquei a letra b, pois se não houvesse a permissão e o registro de menores com mais de um pai ou mãe este texto jamais seria escrito. Ou seja, considerando a alternativa C estaria mais adequado se fosse perguntado sobre o objetivo ou finalidade de ter sido escrito o texto. Interpretei motivação como o pressuposto de fato que originou o texto.
-
Galera, lembrem que é uma introdução esse parágrafo, que na sua estrutura, o autor apenas cita os fatos e após, no término, expõe sua opinião, e é com base na sua opinião que o texto será redigido ...
-
Eu acho que motivação em texto jornalistico é muito subjetiva. O autor pode ser motivado por sua opinião ou motivado por determinado fato!
Pergunta com envólucro de relatividade.
-
Note que de cara temos duas asssertivas que podemos descartar: A e D.
É muito comum nas questões de interpretação da FGV termos 3 questões que podem ser a respostas. No caso, B, C e E.
Analisando bem, quase sempre podemos perceber que das 3 respostas possíveis, duas falam sobre a mesma coisa, B e E. Ambas falam sobre a questão familiar e somente uma sobre outro assunto. Assim, podemos inferir a resposta.
Espero ter ajudado. Bons estudos
-
eu simplesmente não acerto uma questão de interpretação da FGV.
Marquei a letra E.
e realmente, como já foi citado pelo colega, se tivesse observado o tema talvez tivesse acertado.
mas vamos lá, um dia eu vou entender os que a FGV quer com suas interpretacoes.
-
alguém poderia dar uma dica pra resolver questões de interpretação da FGV? É fogo viu... Qual a motivação do texto ter sido escrito??? oras, pode ser que a motivação foram as noticias sobre os registros das crianças (letra B), OU a motivação no sentido de finalidade/objetivo que é levantar a necessidade de adequação da legislação (Letra C). Como entender isso? Como resolver?? ó ceusss!!
-
entendo que a banca colocou a palavra motivação, para confundir, talvez se procurássemos pelo OBJETIVO maior... encontrássemos a resposta mais fácil
-
O autor começa o texto contextualizando o tema, geralmente a motivação aparece mesmo nos primeiros períodos, no entanto, nesse texto ele deixa claro a motivação do texto no trecho:
a evolução do formato da família brasileira força a necessidade de uma adequação de nossa legislação notarial.
-
"Por maior semelhança, carregam os registros características peculiares, (...) O que poderia soar absurdo ou, no mínimo, estranho antigamente, a evolução do formato da família brasileira força a necessidade de uma adequação de nossa legislação notarial."
Entendo que a letra "c" seja a opção correta porque o registro de bebês que nascem em famílias multiparentais é recente no Brasil, como foi retratado no texto um aconteceu em Minas Gerais e outros dois no Rio Grande do Sul, por isso, é necessário que a legislação notarial se adapte o mais rápido possível com as mudanças.
Bons estudos e boa sorte!
-
Descordo do gabarito, a motivação foi o registro multiparental, o objetivo é que seria pregar uma necessidade de adequação notoria da legislação.
-
Motivação é o que você quer atingir com a sua ação (o objetivo, a finalidade).
Não confundir com Motivo ou Causa, que são sinônimos, e que se referem àquilo que deu origem à sua ação (a causa, o porquê).
No texto, o Motivo ou Causa é o surgimento e reconhecimento das famílias multiparentais. enquanto a Motivação para o autor sentar e escrever é pregar por mudanças na legislação notarial que regulem esses novos modelos de família.
-
C. pregar a necessidade de adequação da legislação notarial; correta
é a frase final do autor - há posicionamento
-
Eu quase marquei a letra E mas vi que a resposta está no título "Direito Afetivo". Direito = Legislação.