SóProvas


ID
1356913
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 – DIREITO AFETIVO

João Paulo Lins e Silva, O Globo, 09/10/2014

Acompanhamos recentemente notícias na imprensa sobre registros de nascimento de menores com a inclusão de duas mães e um pai. Três atos distintos ocorreram; um em Minas Gerais e dois no Rio Grande do Sul. Por maior semelhança, carregam os registros características peculiares, mas que trazem e antecipam uma forte tendência, com a visão da família multiparental, ou seja, a capacidade de uma pessoa possuir, simultaneamente, mais de um pai ou de uma mãe em seu registro de nascimento. O que poderia soar absurdo ou, no mínimo, estranho antigamente, a evolução do formato da família brasileira força a necessidade de uma adequação de nossa legislação notarial.

“...a visão da família multiparental, ou seja, a capacidade de uma pessoa possuir, simultaneamente, mais de um pai ou de uma mãe em seu registro de nascimento”.

A presença da expressão “ou seja” nesse segmento do texto 1 mostra uma marca do texto jornalístico, que é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B - a expressão "ou seja", neste caso está explicando o que é a família multiparental, e pelo gabarito a letra b (necessidade de clareza), já que está esclarecendo o significado da palavra, é a opção mais adequada.

  • A linguagem jornalística deve seguir alguns preceitos. São eles:

    Objetividade: a linguagem jornalística deve ser objetiva e evitar termos literários, como metáforas e linguagem conotativa. Isso acontece porque a mensagem deve ser transmitida de maneira clara, a fim de que sejam evitadas diferentes interpretações e possíveis dificuldades do leitor em compreender aquilo que está sendo dito ou lido.

    Simplicidade: a linguagem jornalística deve prezar por termos aceitos no registro formal da língua, evitando vícios de linguagem e vocábulos eruditos ou obsoletos.

    Imparcialidade: deve evitar expressões que denunciem a opinião de quem escreve a notícia para que o leitor possa fazer seu próprio juízo de valor sobre aquilo que está expresso no jornal.

    Linguagem referencial: o foco deve ser mantido na notícia.

    Empatia com o leitor: a linguagem jornalística deve projetar no leitor os sentimentos daqueles que estão envolvidos na notícia.

    Linguagem narrativa: predominantemente há a ocorrência da narração, gênero associado aos verbos carregados de ação. A narração confere maior ritmo aos fatos, assim como linearidade.

    Universalidade: os fatos narrados devem ser de interesse geral, evitando assuntos que sejam de pouca relevância para a sociedade.

    O estilo jornalístico pode ser facilmente notado em um texto, pois alguns elementos aparecem com bastante frequência:

    Frases curtas: estão associadas à objetividade do texto, lembrando que a notícia deve demandar pouco tempo de leitura, por isso a preferência por esse tipo de construção frástica.

    As locuções verbais devem ser evitadas: locuções verbais não são bem-vindas, sobretudo quando podem ser substituídas por um único verbo equivalente.

    Uso da ordem direta da língua: as inversões são comuns no gênero literário, portanto, devem ser evitadas na linguagem jornalística. A linguagem direta da língua, sujeito+ verbo+complementos e adjuntos adverbiais, deve ser predominante.

    Uso de repetições: as repetições, quando não estão em excesso, são aliadas no processo de memorização daquilo que está sendo dito ou lido, pois permitem que as informações sejam mais bem assimiladas.

  • Qual é a diferença da A e B???

  • Gente, a FGV trabalha desta forma. Sempre coloca duas alternativas bem próximas para que nos confundamos. SEMPRE! Em Português, ou você estuda muito, ler e reler o fragmento e analisa minuciosamente o que a questão pede e as assertivas, ou erra!

    Oremos!


  • Gabarito Letra B

    Olá amigos, a FGV cobrou em 2015 uma questão parecida, porem a resposta foi " precisão da informação "  "Q546392"

    Precisão da informação => o Autor busca demonstrar a seriedade do tema em termos estatísticos, buscando citar algum estudo que comprova o que tenha dito.

    Necessidade de clareza  =>O autor demonstra se preocupar com as expressões desconhecidas ou ambíguas, pois pode não atingir o público ou fazê-lo de uma forma que não era a pretendida. 

    O objetivo de um jornalista é comunicar informações. Se essa informação é comunicada em expressões que não são claras e compreensíveis, então as informações que o jornalista pretende transmitir são perdidas, e a comunicação falhou.

  • B. a necessidade de clareza; correta

    Acertei, mas a explicação do colega Wilsinho tavares junior agrega, vejamos:

    Precisão da informação => o Autor busca demonstrar a seriedade do tema em termos estatísticos, buscando citar algum estudo que comprova o que tenha dito.

    Necessidade de clareza  =>O autor demonstra se preocupar com as expressões desconhecidas ou ambíguas, pois pode não atingir o público ou fazê-lo de uma forma que não era a pretendida.

  • Clareza é explicar o que está dizendo, já precisão é ter certeza da veracidade da informação.