SóProvas


ID
1358050
Banca
IBFC
Órgão
PC-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos “Servidores Públicos” e das normas constitucionais pertinentes, assinale a alternativa correta e de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D


    SÚMULA 681
    É INCONSTITUCIONAL A VINCULAÇÃO DO REAJUSTE DE VENCIMENTOS DE SERVIDORES ESTADUAIS OU MUNICIPAIS A ÍNDICES FEDERAIS DE CORREÇÃO MONETÁRIA.


    SÚMULA 680
    O DIREITO AO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO NÃO SE ESTENDE AOS SERVIDORES INATIVOS.


  • SÚMULA VINCULANTE 4

    SALVO NOS CASOS PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO, O SALÁRIO MÍNIMO, NÃO PODE SER USADO COMO INDEXADOR DE BADE DE CALCULO DE VANTAGEM DE SERVIDOR PÚBLICO OU DE EMPREGADO, NEM SER SUBSTITUÍDO POR DECISÃO JUDICIAL.

  • O que torna a alternativa a INCORRETA é a adição do texto "e em Lei complementar".

    a) Salvo nos casos previstos na Constituição Federal e em lei complementar, o salário mínimo não pode ser usado como indexador de base de cálculo de vantagem de servidor público ou de empregado.

  • B) Súmula Vinculante 15: O CÁLCULO DE GRATIFICAÇÕES E OUTRAS VANTAGENS DO SERVIDOR PÚBLICO NÃO INCIDE SOBRE O ABONO UTILIZADO PARA SE ATINGIR O SALÁRIO MÍNIMO.

  • Sobre a letra D:

    Art. 7o da CF(direito dos trabalhadores urbanos e rurais, no caso deste inciso, também dos servidores públicos):

    IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim


    Art. 37 da CF:

    XIII - é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público;

  • letra C, errada:

    SÚMULA 680, STF:

    O DIREITO AO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO NÃO SE ESTENDE AOS SERVIDORES INATIVOS.


  • A) Salvo nos casos previstos na Constituição Federal, o salário mínimo não pode ser usado como indexador de base de cálculo de vantagem de servidor público ou de empregado, nem ser substituído por decisão judicial. (súmula vinc. 4)
    B) O cálculo de gratificações e outras vantagens do servidor púb. não incide sobre o abono utilizado para se atingir a salário mínimo.                    (súmula vinc.15).
    C) O direito ao auxilio-alimentação não se estende ao servidores inativos. ( sumúla vinc. 680)
    D) É inconstitucional a vinculação do reajuste de vencimentos de servidores estaduais ou municipais a índices federais de correção monetária.  (súmula vinc. 681). GABARITO


  • GABARITO: D

    SÚMULA STF 681:
     
    "É INCONSTITUCIONAL A VINCULAÇÃO DO REAJUSTE DE VENCIMENTOS DE SERVIDORES ESTADUAIS OU MUNICIPAIS A ÍNDICES FEDERAIS DE CORREÇÃO MONETÁRIA."

    Bons estudos :DD
     

  • Memorizar as súmulas é complicado. Acertei pela lógica.

  • Resumindo o reajuste de vencimentos de servidores estaduais ou municipais não pode acompanhar índices federais

  • a letra C virou Súmula Vinculante 55 :


      O direito ao auxílio-alimentação NÃO se estende aos servidores inativos.

  • SV 42  

  • A questão envolve o conhecimento das Súmulas Vinculantes

    a) Salvo nos casos previstos na Constituição Federal e em lei complementar, o salário mínimo não pode ser usado como indexador de base de cálculo de vantagem de servidor público ou de empregado. Nem ser substituído por decisão judicial -  É a literalidade da SV n°4

    b) SV n° 15: O cálculo de gratificações e outras vantagens do servidor público não incide sobre o abono utilizado para se atingir o salário mínimo.

     

    c) SV n° 55: O direito ao auxílio-alimentação não se estende aos servidores inativos.

     

     (OBS: O advento desta súmula data do ano de 2016, antes esse possicionamento era disciplinado na súmula 680 do STF)

    Súmula 680: O direito ao auxílio-alimentação não se estende aos servidores inativos.

     

    d) QUESTÃO CORRETA. SV n° 42: É INCONSTITUCIONAL A VINCULAÇÃO DO REAJUSTE DE VENCIMENTOS DE SERVIDORES ESTADUAIS OU MUNICIPAIS A ÍNDICES FEDERAIS DE CORREÇÃO MONETÁRIA.

    SÚMULA 681
    É INCONSTITUCIONAL A VINCULAÇÃO DO REAJUSTE DE VENCIMENTOS DE SERVIDORES ESTADUAIS OU MUNICIPAIS A ÍNDICES FEDERAIS DE CORREÇÃO MONETÁRIA.

  • Art 37, xiii: vedada a vinculacao e equiparacao de quaisquer especies remuneratorias p efeito de remuneracao de pessoal do serviço publico...

     

  • GABARITO: D

    a) ERRADO: SÚMULA VINCULANTE 4: Salvo nos casos previstos na Constituição, o salário mínimo não pode ser usado como indexador de base de cálculo de vantagem de servidor público ou de empregado, nem ser substituído por decisão judicial.

    b) ERRADO: SÚMULA VINCULANTE 15: O cálculo de gratificações e outras vantagens do servidor público não incide sobre o abono utilizado para se atingir o salário mínimo.

    c) ERRADO: SÚMULA VINCULANTE 55: O direito ao auxílio-alimentação não se estende aos servidores inativos.

    d) CERTO: SÚMULA VINCULANTE 42: É inconstitucional a vinculação do reajuste de vencimentos de servidores estaduais ou municipais a índices federais de correção monetária.

  • Qconcursos, assim fica dificil, vocês põe os comentarios de uma questão em outra questão.
  • Nessas horas q o cursinho faz diferença! Estratégia neles! Gab D