A letra B está correta sim, porém está sendo mal interpretada. Pois sobre a ótica do desenvolvimento sustentável as atividades econômicas podem e devem ser encorajadas, desde que satisfaça as necessidades presentes sem comprometer as necessidades futuras.
Creio que a alternativa B não deixaria dúvidas se ela fosse reformulada para melhor entendimento, algo como:
b) Tendo em vista o desgaste dos recursos naturais dos países,as atividades econômicas podem ser encorajadas.
a) O conceito de desenvolvimento sustentável representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente. (C)
O desenvolvimento sustentável procura conciliar o crescimento econômico e a preservação dos recursos naturais.
b) Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. (C)
Essa afirmativa parece condizer com o conceito de desenvolvimento sustentável, que procura conciliar o crescimento econômico e preservação da natureza. Vi que essa questão acabou sendo anulada pela banca, mas entendo que nessa conciliação de crescimento econômico e preservação da natureza, é possível que atividades econômicas muito importantes e fundamentais sejam encorajadas em detrimento de recursos naturais, mesmo sob a ótica do desenvolvimento sustentável.
c) Ao invés de aumentar os níveis de consumo dos países em desenvolvimento, é preciso reduzir os níveis observados nos países industrializados. (C)
Isso advém do princípio das responsabilidades compartilhadas porém diferenciadas. Não se pode obrigar que os países em desenvolvimento freiem seu desenvolvimento reduzindo seus níveis de consumo. Essa responsabilidade é dos países já desenvolvidos.
GABARITO d) O desenvolvimento sustentável depende do reconhecimento de que os recursos naturais são . (E)
O conceito de desenvolvimento sustentável pressupõe que os recursos naturais são finitos.
e) Os modelos tradicionais de medição econômica não conseguem abranger os aspectos do desenvolvimento sustentável, como, por exemplo, o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB). (C)
Site Portal Educação: Os modelos tradicionais de medição econômica não conseguem abranger os aspectos do desenvolvimento sustentável. O exemplo mais claro é o Produto Interno Bruto (PIB), que mede a receita total de uma determinada região. Como leva em conta apenas os aspectos monetários, o PIB não consegue abranger outros aspectos como a divisão igualitária dessa riqueza na sociedade e os impactos negativos no meio ambiente.