SóProvas


ID
1358170
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 – QUASE HUMANOS
Superinteressante, edição 267-A



Nós, seres humanos, vivemos em sociedade. E, por definição de sociedade, cada um de nós coopera para a manutenção de uma mínima harmonia, sem a qual nossa espécie não sobreviveria. Não se trata de idealismo: vontades que nos poderiam colocar uns contra os outros são freadas por um estranho dispositivo: a empatia. Ela é a capacidade de nos colocarmos no lugar do próximo e nos sensibilizarmos com o sofrimento a que nossos atos possam levá-lo. Deixamos de prejudicar os outros, pois isso mesmo nos levaria a sofrer. E fazemos o bem, pois isso nos dá prazer.
Mas uma minoria da humanidade sobreviveu à evolução aleijada da empatia. São os psicopatas.
Eles são algo diferente dos humanos, embora dotados da mesma racionalidade que nos define como espécie. São seres mutilados da emoção e, por isso, incapazes de sentir pelos outros. Isso os levou a assumir o papel representado na ecologia por parasitas e predadores.


O título do texto 1 – quase humanos – se refere aos psicopatas porque tais indivíduos:

Alternativas
Comentários
  • Apesar do texto mostrar expressamente que os psicopatas compõem uma minoria que sobreviveu a uma evolução aleijada da empatia, ou seja, possuem empatia (ainda que de forma aleijada), a banca considerou a afirmação em destaque como falta de empatia dos psicopatas.

  • Alternativa correta:

    c) são seres destituídos de empatia.

  • Vejamos as alternativas da questão:

      a) demonstram crueldade com os demais;

    Faz um certo sentido, mas o enunciado fala de indivíduos psicopatas. Quando diz que demonstram crueldade com os demais, não expressa se é da mesma espécie ou não, apesar do texto deixar clara esta diferença, está vago demais para ser correta.

    b) não possuem a racionalidade dos seres humanos;

    De cara está alternativa está errada. O texto diz o contrário. Possuem a racionalidade da mesma espécie, mas com uma diferença entre os seres humanos.

      c) são seres destituídos de empatia;

    Aí vem o significado das palavras. Destituído: podemos entender como privado, em falta ou significados parecidos.

      d) atuam como parasitas e predadores;

    Errada! São considerados parasitas e predadores justamente pela falta de empatia.

      e) não cooperam para a sobrevivência da espécie.

    Bem distante do que se pede no enunciado.

    Então, correta letra c.

  • Nilson, eu já acho que esse trecho poderia ser interpretado da seguinte forma:

    "Mas uma minoria da humanidade sobreviveu à evolução aleijada da empatia", quer dizer que essa minoria, os psicopatas, resistiu à evolução aleijada da empatia, ou seja, não faz parte dela. Então, eles não possuem empatia de maneira nenhuma... 

    Partindo desse ponto de vista, ficaria fácil acertar à questão. 

  • Para mim, a interpretação que mais ajuda para acertar a questão é a seguinte: se os psicopatas são quase humanos, eles não são nem seres irracionais nem seres humanos. Eles são "algo" que não pode ser classificado como integrante de nenhum dos dois grupos. Ao mesmo tempo, a expressão "quase humanos" sugere que psicopatas estão mais próximos de se considerarem seres humanos do que seres irracionais. 


    Assim, a característica que justifica o termo "quase humanos" tem que ser algo que, se os psicopatas não possuíssem, já bastaria para igualá-los aos "humanos". Ao mesmo tempo, não pode ser algo comum entre os seres irracionais, pois estes estão longe de ser "quase humanos". a) Crueldade com os demais. Errada. A crueldade é um traço dos psicopatas, mas não justifica o termo "quase humanos", já que pode ocorrer entre humanos (ex: crime passional, que pode ser cometido de forma cruel, e decorre de excesso de sentimentos e emoções, algo que não existe entre os psicopatas). 


    b) Irracionalidade. Errada. Essa característica é absoluta entre os animais irracionais. E mais: o extremo oposto dessa característica - o excesso de racionalidade - é uma característica clássica dos psicopatas. Assim, não é de "quase humanos", e sim de seres irracionais". 


    c) Destituídos de empatia. Correta. Esse é exatamente o traço determinante da psicopatia. Não se pode dizer que é comum entre os seres irracionais (ex: o cachorro domesticado em relação ao seu dono) nem que ocorre entre os humanos. É exatamente a característica dos "quase humanos", que, caso a possuíssem, se igualariam aos seres humanos. 


    d) Atuam como parasitas e predadores. Errada. Essa característica é comum entre seres irracionais (ex: o vírus é um parasita, e o leão é um predador). Assim, não é característica de "quase humanos". É característica que até pode ser atribuída a psicopatas, mas também pode ser atribuída a seres irracionais. 


    e) Não cooperam para a sobrevivência da espécie. Errada. Vários homens não colaboram para a sobrevivência da espécie, seja por não ter sentimentos em relação ao outro (como os psicopatas), seja por outros motivos, como falta de atitude, acomodação etc. 

  • O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar.” 


    ― Arnaldo Jabor



    fundamento: Frases - http://kdfrases.com

  • O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção
    estelar. Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada,veste-se bem e é fã
    do Caetano. Isso são só referênciais. Ama-se pelo cheiro, pelo mistério,
    pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca.

    Arnaldo Jabor

  • O que que a frase do Arnaldo Jabor tem  a ver com a questão? Não entendi !

     

     

  • Gabarito : C

    Mas uma minoria da humanidade sobreviveu à evolução aleijada da empatia. São os psicopatas.

  • Adorei o texto.