SóProvas


ID
1358257
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2 

Um neurologista, Ricardo Oliveira-Souza, emitiu a seguinte opinião, em artigo recente: “Ninguém é totalmente livre de uma atitude psicopata aqui, outra acolá. Se você às vezes mente para levar vantagem, ou se um dia resolveu não ajudar uma senhorinha a atravessar a rua, vá lá. Deve ser só um pouquinho psicopata. O problema acontece quando essas atitudes se tornam um padrão recorrente.” 


TEXTO 4 – POR QUE SÃO ASSIM? 

Mariana Sgarioni 

Daniel Blair tem 4 aninhos e achou que seu cachorrinho de apenas uma semana de vida estava muito sujo. O melhor jeito encontrado para um banho rápido foi atirar o animal na água do vaso sanitário – e dar descarga. Por sorte, a mãe descobriu a tempo, e bombeiros resgataram o animalzinho ainda vivo no esgoto. O caso aconteceu no início de junho, na Inglaterra, e chamou a atenção das câmeras do mundo inteiro. Muitos perguntaram: será que Daniel seria um psicopata divertindo-se com o sofrimento do bicho? 

Provavelmente não. Nesses casos, o que pode existir é o transtorno de conduta – comportamento que viola regras sociais importantes. 


Nos textos desta prova há exemplos de diminutivos; o exemplo que possui um valor semântico diferente dos demais é:

Alternativas
Comentários
  • Para falar a verdade eu não sei o motivo da resposta ser a letra C. Acho que deve ser por que não existe meio psicopata ou pouco psicopata, ou seja, o sujeito é ou não é psicopata.

  • Todos são substantivos, exceto pouquinho que é advérbio de intensidade.

  • Geralmente quando a FGV pede o ''valor semântico diferente'' está se referindo a adverbio

    letra C

  • Questão um pouco complicada.

  • Complicada porque além de misturar o pouquinho (advérbio) com os outros substantivos no diminutivo, apresenta diminutivo real x diminutivo afetivo que não são a mesma coisa. Chato!

  • Basta colocar a palavra pequeno(a) antes de cada palavra sublinhada, a única que fica sem sentido é a letra C.

  • Foco, Força Fé, a "e" também ficaria sem sentido.


  • Eu pensei assim: Todas opções, menos a letra c, dão ideia de coisas pequenas, frágeis. Pouquinho dá ideia de quantidade. 

    GAB C

  • Pão, pão, queijo, queijo.

  • O diminutivo tem valor subjetivo, seja para expressar afeto, carinho, seja para expressar crítica, ironia, desprezo. Na letra C, “pouquinho” psicopata tem sentido depreciativo. Nas outras alternativas, o sentido é de carinho, afeto.

    Gabarito C.

    Fonte: Prof. Felipe Luccas

  • O diminutivo tem valor subjetivo, seja para expressar afeto, carinho, seja para expressar crítica, ironia, desprezo. Na letra C, “pouquinho” psicopata tem sentido depreciativo. Nas outras alternativas, o sentido é de carinho, afeto.

    Gabarito C.

    Fonte: Prof. Felipe Luccas