SóProvas


ID
1358911
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                  A Nova Praga

    Não é preciso ter assistido nem à primeira aula de Latim - no tempo em que existia em nossas escolas essa disciplina, cuja ausência foi um desastre para o aprendizado da Língua Portuguesa - para saber que o étimo de nosso substantivo areia é o latim "arena". E, se qualquer pessoa sabe disso até por um instinto primário, é curioso, para usar um termo educado, como nossos locutores e comentaristas de futebol, debruçados sobre um gramado verde-verdinho, chamam-no de "arena", numa impropriedade gritante.

    Nero dava boas gargalhadas, num comportamento que já trazia latente a sua loucura final, quando via os cristãos lutando contra os leões na arena. Nesse caso, se havia rictus de loucura na face do imperador, pelo menos o termo era totalmente apropriado: o chão da luta dramática entre homem e fera era de areia. Está aí para prová-lo até hoje o Coliseu.

    (....) Mas - ora bolas! - , se o chão é de relva verdejante, é rigorosamente impróprio chamar de "arena" nossos campos de futebol, como fazem hoje. O diabo é que erros infelizmente costumam se espalhar como uma peste, e nem será exagero dizer que, neste caso, o equívoco vem sendo tão contagioso como a peste negra que, em números redondos, matou 50 milhões de pessoas na Europa e na Índia no século XIV. E os nossos pobres ouvidos têm sido obrigados a aturar os nossos profissionais que transmitem espetáculos esportivos se referirem à arena daqui, à arena de lá, à arena não sei de onde. Assim, já são dezenas de arenas por esse Brasilzão. O velho linguista e filólogo mineiro Aires da Mata Machado Filho (1909-1985), a cujo livro mais conhecido peço emprestado O título deste pequeno artigo, deve estar se revirando no túmulo diante da violência de tal impropriedade. O bom Aires era cego, ou quase isso, mas via como ninguém os crimes cometidos contra o idioma.

                                                                      (Marcos de Castro. www.observatoriodaimprensa.com.br)

No primeiro parágrafo, o autor do texto diz que é "curioso" o emprego do vocábulo "arena" feito por alguns locutores esportivos e declara que emprega esse termo por educação. Caso não quisesse ser educado, o termo empregado poderia ser:

Alternativas
Comentários
  • dificil entender o que eles estao querendo na questao.

  • Marquei como inadequado porque em diversas vezes o texto refere-se a "impropriedade", "impróprio"...
    Não consegui me conformar com o gabarito... com certeza erraria na prova!

  • Caso não quisesse ser educado...

    http://www.priberam.pt/

    educado = que tem um alto nível de instrução e conhecimento

    ignorante = que não tem instrução

  • Bom, na minha opinião de leigo, mas que vem estudando há muito tempo, a correta seria a letra A, porque: "ignorante" desrespeita a concordância. Vejamos:

    "...é ignorante (...) como nossos locutores e comentaristas de futebol, debruçados sobre um gramado verde-verdinho, chamamno de "arena", numa impropriedade gritante." Não faz sentido.

    "...é inadequado (...) como nossos locutores e comentaristas de futebol, debruçados sobre um gramado verde-verdinho, chamamno de "arena", numa impropriedade gritante." Faz, no mínimo, muito mais sentido que ignorante.

    Enfim, esta é minha opinião.

  • ué , se ele está querendo ser educado, para não falar uma palavra pior, seria a palavra ignorante( que é mais ofensiva) mesmo.

  • Mais uma mancada dessa Banca. A resposta seria sem dúvida a letra A, até porque, após a palavra "curioso", o autor do texto explica: "para usar um termo educado". Se tivesse usado a alternativa do gabarito, nao estaria sendo educado, e sim, irônico. Vejam: "E, se qualquer pessoa sabe disso até por um instinto primário, é IGNORANTE, para usar um termo educado...rsrs Nao faz o menor sentido. 

  • Ignorante teria erro gramtica.

    Deveria ser ignorancia

    FGV os maiores jihadistas da lingua portugeusa,

  • "E, se qualquer pessoa sabe disso até por um instinto primário, é curioso...". Ué, se qualquer pessoa sabe disso, então os comentaristas esportivos não estão usando o termo por ignorância. Fiquei entre inadequado e cômico. Este segundo, por causa de outros elementos do texto que sugerem humor, como "verde-verdinho" e a FGV tem dessas coisas. Mas ok. Bola pra frente, que um dia a gente entende.

  • Mas o enunciado da questão não pede a substituição do termo empregado, "curioso"? A substituição por 'ignorante' pode até ser aceitável no contexto, mas ficaria muito mal estruturada essa frase. Vejamos: " é ignorante como nossos locutores e comentaristas de futebol, debruçados sobre um gramado verde-verdinho, chamam-no de "arena", numa impropriedade gritante."

    Eu geralmente defendo que todo gabarito tem fundamento, mas esse daí forçou. Vamos pedir comentários dos professores!!

  • Ignorante é o conhecimento desses organizadores da FGV.

  • reler o comando (e entender o sentido) deixou bem claro...  

    Sucesso, estudantes!

  • Muito confuso... 

  • A banca já sabia que vocês marcariam a letra A, pois o texto fala sobre essa inadequação do uso de algumas palavras, quando na verdade o comandado pede que se utilize uma frase em que o autor não seja educado. Na alternativa A, o autor continuaria sendo educado, caso ele utilizasse o inadequado. As demais alternativas extrapolam. Foco no enunciado, pessoal!