SóProvas


ID
1358941
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                  A Nova Praga

    Não é preciso ter assistido nem à primeira aula de Latim - no tempo em que existia em nossas escolas essa disciplina, cuja ausência foi um desastre para o aprendizado da Língua Portuguesa - para saber que o étimo de nosso substantivo areia é o latim "arena". E, se qualquer pessoa sabe disso até por um instinto primário, é curioso, para usar um termo educado, como nossos locutores e comentaristas de futebol, debruçados sobre um gramado verde-verdinho, chamam-no de "arena", numa impropriedade gritante.

    Nero dava boas gargalhadas, num comportamento que já trazia latente a sua loucura final, quando via os cristãos lutando contra os leões na arena. Nesse caso, se havia rictus de loucura na face do imperador, pelo menos o termo era totalmente apropriado: o chão da luta dramática entre homem e fera era de areia. Está aí para prová-lo até hoje o Coliseu.

    (....) Mas - ora bolas! - , se o chão é de relva verdejante, é rigorosamente impróprio chamar de "arena" nossos campos de futebol, como fazem hoje. O diabo é que erros infelizmente costumam se espalhar como uma peste, e nem será exagero dizer que, neste caso, o equívoco vem sendo tão contagioso como a peste negra que, em números redondos, matou 50 milhões de pessoas na Europa e na Índia no século XIV. E os nossos pobres ouvidos têm sido obrigados a aturar os nossos profissionais que transmitem espetáculos esportivos se referirem à arena daqui, à arena de lá, à arena não sei de onde. Assim, já são dezenas de arenas por esse Brasilzão. O velho linguista e filólogo mineiro Aires da Mata Machado Filho (1909-1985), a cujo livro mais conhecido peço emprestado O título deste pequeno artigo, deve estar se revirando no túmulo diante da violência de tal impropriedade. O bom Aires era cego, ou quase isso, mas via como ninguém os crimes cometidos contra o idioma.

                                                                      (Marcos de Castro. www.observatoriodaimprensa.com.br)

O título dado ao artigo é "A nova praga". Assinale a alternativa que indica a razão do título.

Alternativas
Comentários
  • "O velho linguista e filólogo mineiro Aires da Mata Machado Filho (1909-1985), a cujo livro mais conhecido peço emprestado O título deste pequeno artigo, deve estar se revirando no túmulo diante da violência de tal impropriedade."

  • O título do livro representa a origem do título do artigo, e não sua razão. Razão essa que está claramente descrita na letra C.


    Discordo totalmente da banca, o que, diga-se de passagem, não muda em nada o fato do gabarito ser letra A.
    :/
  • FGV segue um raciocínio totalmente diverso do senso-comum. Tenso.

  • Questão completamente ERRADA. Em nenhum momento o texto diz que o título da dissertação se deve ao "nome do livro" do Aires, muito menos revela que esse tal livro do Aires "defendia a língua portuguesa de algumas “pragas”". Alternativa correta, FORÇANDO A BARRA, poderia ser a letra "c". Digo forçando a barra porque ela diz se tratar de "O aparecimento de um novo vocábulo mal empregado pela mídia, que se espalha como uma praga entre os usuários da língua.", e como sabemos "arena" não é um vocábulo novo. 


    Questão absurda, que deveria ter sido anulada. Porém estamos sujeito a arbitrariedade das bancas, que chega a este ridículo. Pra mim caberia até ação de indenização por dano moral se alguém fosse reprovado por causa desta alternativa em razão da perda de uma chance.

  • É!! Acredito que o velho linguista e filólogo mineiro Aires da Mata Machado Filho deve estar se revirando no túmulo vendo a FGV fazendo esse tipo de questão.

    Na minha opinião, a assertiva é a alternativa C.

  • Penso o seguinte sobre essa questão:

    Com o enunciado:  Assinale a alternativa que indica a razão do título  -  Gabarito letra C

    Se o enunciado fosse:  Assinale a alternativa que indica a origem do título. - Gabarito letra A


  • tmbm questao mal formulado letra C  correta

  • a falta de atenção pode nos derrotar,o texto é bem claro quando o autor diz que "peço emprestado ao velho linguista o titulo deste artigo.

  • A FGV é a gangster do idioma portugues. Q que é isso !!!

  • FGV é complicada. Penso que a alternativa A expresse a origem do título, mas, mudando a razão, o autor poderia escolher qualquer outro nome de livro para usar em seu título. Marquei C e, se fosse em prova, marcaria C e ainda sairia contente da vida da sala. 

  • Vamos indicar para comentário de professor

  • A resposta é dada na ultima frase do texo; O velho linguista e filólogo mineiro Aires da Mata Machado Filho (1909-1985), a cujo livro mais conhecido peço emprestado O título deste pequeno artigo, deve estar se revirando no túmulo diante da violência de tal impropriedade. O bom Alves era cego, ou quase isso, mas via como ninguém os crimes cometidos contra o idioma.

  • letra E (descartada, o texto não diz que era amigo do autor)

    letra D (descartada, o texto diz que até Nero sabia usar corretamente a palavra.)

    letra C (descartada, o texto diz que arena é um termo antigo, e não novo)

    letra B (descartada, o autor não levanta bandeira alguma de que os comentaristas e locutores devem combater alguma coisa. Ele apenas os critica pelo uso inadequado e também critica como a inadequação do uso de palavras está virando comum, como a tal peste negra que matou 50 mil pessoas - praga comum no século XIV)

    Letra A (restou. E essa banca tem que ser resolvida assim: por exclusão)

  • O comentário da Ana Carvalho é que matou a questão! Isso mesmo, garota! Estava injuriada com a falta de sentido da opção A, e foi você quem percebeu o porquê. Tá certa! Gabarito: Letra A. E não adianta reclamar da banca.

  • Gabarito A


    Terceiro parágrafo, linha 12: 

    O velho linguista e filólogo mineiro Aires da Mata Machado Filho (1909-1985), a cujo livro mais conhecido peço emprestado O título deste pequeno artigo,....

  • Não pode ser letra A, pois ele só pegou emprestado o título do livro e não: "defendia a língua portuguesa de algumas "pragas"", como a citada no texto. Em momento algum diz o conteúdo do livro, e, apesar do título, não é garantia que ele defendia "essas pragas". Extrapolou.

  • Bom, embora tenha marcado letra C, entendo o porquê de o gabarito ser letra A, levando em consideração a psicose a que se inflige o examinador.

    Para quem leu o livro A Nova Praga, de Aires da Mata, é fácil identificar, como diz a letra A, que esse livro defendia a língua portuguesa de algumas “pragas”. INTERTEXTUALIDADE. Mas o texto não permite depreender-se essa propriedade do Livro Nova Praga.

  • Melhor comentário lidia,de inicio marquei a c,mais analisando melhor os minímos detalhes realmente a palavra ´´arena´´não é um vocábulo novo e sim antigo, já que cita o exemplo da arena do coliseum do tempo do imperador romano nero...

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • Quando extrapolamos o sentido do texto: errado. FGV? Além de o fazer, ainda, considera como correto . #Querovêoprofessorjustificar.

  • Fiquei tbm muito na duvida entre A e C

    O texto explicita que o referido autor é um conhecido filólogo, então pode-se inferir que o livro dele seja sobre a língua portuguesa.

    Do outro lado o que traz erro irrefutável na alternativa C é o fato que Arena é tudo fora que um vocábulo "novo".

    Questão meio antipática mas ao final correta.