SóProvas


ID
135922
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O século XX assistiu ao crescimento sem precedente dos aparelhos burocráticos. Assinale a opção que não é correta acerca da burocracia na perspectiva weberiana.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar o que está errado na letra B?

  • Diz que a burocracia seria ausencia de normas, leis e regulamentos.

  • As alternativas foram retiradas do próprio texto do Max Weber: “Três Tipos Puros de Poder Legítimo”, onde a alternativa errada (B) foi ligeiramente alterada do texto original:



    “A burocracia é o tipo tecnicamente mais puro de poder legal. (a)

    (...)


    O funcionalismo por turnos, por sorte e por escolha, a administração parlamentar e por comissões e todas as espécies de corpos colegiais de governo e administração (não podem ser consideradas um tipo legal - ERRO) aqui se inscrevem, na suposição de que a sua competência se baseia em regras estatutárias e o exercício do direito governativo corresponde (ao tipo da administração legal - texto original). (b)


    As cúpulas mais altas das associações políticas são ou “monarcas” (governantes carismáticos por herança, cf. adiante) ou “presidentes” eleitos pelo povo (portanto, senhores carismáticos plebiscitários, cf. adiante) ou eleitos por uma corporação parlamentar, onde, em seguida, os seus membros ou, melhor, os líderes, mais carismáticos ou mais notáveis (cf. adiante), dos seus partidos predominantes, são os senhores efectivos. (c)


    (...) a história da evolução do Estado moderno se identifica, em especial, com a história do funcionalismo moderno e da empresa burocrática (cf. adiante), tal como toda a evolução do moderno capitalismo avançado se identifica com a crescente burocratização da empresa económica. (d)


    Na época da emergência do Estado moderno, as corporações colegiais contribuíram de modo muito essencial para o desenvolvimento da forma legal de poder, e a elas deve o seu aparecimento sobretudo o conceito de “autoridade”. (e)

  • Segundo Silva (2008) a autoridade carismática possui características místicas, arbitrárias e personalísticas. A autoridade tradicional seria a baseada no direito divino, tradição cultural e herança.

    Não conferi no texto original de Weber, mas levando em consideração o exposto pela Isis, então Silva elenca as características da teoria da autoridade de maneira errônea?


  • Angieli, Augustinho Paludo tb conceitua carismático diferente de monarca, para ele o poder do carismático não esta pautado na lei, por isso não pode ser transferido nem herdado, foi o que me pegou nessa questão.

  • Essa questão já foi analisada durante o curso, segue seu comentário: Conteúdo retirado da obra do Weber, "Os três tipos puros do poder legítimo."

    A alternativa "A" é verdadeira, já vimos que a burocracia é baseada no poder legal.

    A "B" é incorreta, sendo nosso gabarito. Não se pode afirmar que organizações políticas não sejam legais, ou baseadas no estatuto. Elas são sim legais, contudo, não são burocráticas, e sim políticas, baseadas numa mescla de legitimação carismática e legal ou estatutária. Vejamos o trecho que fundamenta essa conclusão: "A burocracia não é o único tipo de poder legal. O funcionalismo por turnos, por sorte e por escolha, a administração parlamentar e por comissões e todas as espécies de corpos colegiais de governo e administração que aqui se inscrevem, na superposição de que sua competência se baseia em regras estatutárias e o exercício do direito governativo corresponde ao tipo da administração legal."

    A alternativa "C" é verdadeira, apesar de não tratar da burocracia, e sim das organizações políticas, a afirmativa descreve corretamente as características da monarquia, do presidencialismo e do parlamentarismo respectivamente: "As cúpulas mais altas das associações políticas são ou "monarcas" (governantes carismáticos por herança) ou "presidentes" eleitos pelo povo (portanto, senhores carismáticos plebiscitários) ou eleitos por uma corporação parlamentar, onde, em seguida, os novos membros ou, melhor, os líderes, mais carismáticos ou mais notáveis, dos seus partidos predominantes, são os senhores efetivos. Também quase em nenhum lado é, de fato, o corpo administrativo puramente burocrático, mas nas variadas formas, em partes notáveis, em parte os representantes de interesses costumam participar na administração."

    A "D" é correta, cópia do texto: "Toda a história da evolução do Estado moderno se identifica, em especial, com a história do funcionalismo moderno e da empresa burocrática (cf. adiante), tal como toda a evolução do moderno capitalismo avançado se identifica com a crescente burocratização da empresa econômica. A participação das formas burocráticas do governo aumenta em toda a parte."

    A "E" também foi retirada do texto: Na época da emergência do Estado moderno, as corporações colegiais contribuíram de modo muito essencial para o desenvolvimento da forma legal de poder, e a elas deve o seu aparecimento sobretudo o conceito de "autoridade". Por outro lado, o funcionalismo por eleição desempenha um grande papel na pré-história da moderna administração por funcionários (e também hoje nas democracias).

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)