-
Detalhe: Essa questão é de TEORIA POLÍTICA APLICADA.
Não estava no conteúdo de DIREITO CONSTITUCIONAL.
-
CORRETO: A
Interdependência é diferente de Independência.
Não entendi a letra e)... Dupla Soberania?
-
Marque a incorreta:
Letra A)
Federalismo tem tendência à fragmentação, principalmente em políticas públicas. Por exemplo, determinado Estado tem uma ação diferente da da União para combate às drogas, causando políticas públicas divergentes ou sobrepostas (competição). Não há harmonização de interesses regionais, cada ente cria sua política pública de acordo com suas peculiaridades.
Por fim, o Federalismo tem uma tendência centrífuga - e não centrípeta - ou seja, saindo do centro (União - normatizadora geral) para os demais entres federativos.
-
Alguém, por favor, poderia explicar a letra "E"? Não entendi a dupla soberania. Os Estado federados não são autônomos?
-
Olha.. eu acertei a questão, mas fiquei na dúvida quanto à letra E. O que me fez não marcar a E foi porque quando ele falou em "dupla soberania" eu entendi que ele não estava querendo dizer que os Estados possuem soberania.
O que quis dizer foi que vai haver um interesse nacional e o interesse divergente dos entes federados. Por isso uma dupla soberania, uma divergência.
Claro que interpretei dessa forma porque julguei a A mais errada. Eu achei a A mais errada porque falou em "redução de competição entre os entes". Isso é impossível!! Basta pensar na guerra fiscal entre os Estados.
-
Filha da mae essa "dupla soberania"
-
VERGONHOSA ESSA QUESTÃO
CLARAMENTE DUAS ALTERNATIVAS ERRADAS: A e E.