-
Gabarito E, mas não sei não. DIAS (2010) discorre:
ELEMENTOS DO MRP
O processo inicia-se a partir da informação de “quanto” e “quando” o cliente deseja consumir. O MRP, então, “explode” essas informações para cada item componente do produto final. A Figura 2.44 permite-nos visualizar a operação do sistema MRP. Conheceremos agora os elementos que interagem com o MRP propriamente dito.
Programa-mestre de produção: baseado na carteira de pedidos dos clientes e nas previsões de demanda, o programa-mestre de produção, também chamado MPS (Master Production Schedule), é quem orienta todo o sistema MRP. O MPS alimenta o MRP com as informações sobre o produto final, ou seja, quais os componentes e quando serão agregados ou transformados no produto final planejado. Seu horizonte de planejamento é normalmente de um ano, dividido em semanas.
Lista de materiais: fazendo uma analogia à preparação de um bolo, podemos dizer que as listas de materiais são a receita que especifica os “ingredientes” para a preparação do MRP. Elas contêm as quantidades exatas de matérias-primas, componentes e sub-rotinas que determinarão a confecção do produto final. Além de especificar, as listas de materiais determinam o momento em que os materiais devem estar disponíveis e identificam suas relações de dependência com outros materiais e com o produto final.
-
-
Também achei essa questão esquisita, acho que também caberia a lista de materiais, bom sei lá.
-
Gabarito: E (Programação de Pedidos)
MRP:
Planejamento das requisições (necessidades) de materiais.
É um sistema que inter relaciona as áreas de compras, planejamento de materiais, produção, planejamento da produção, marketing, previsão de vendas, finanças... e que tem com objetivo minimizar o conflito entre os interessados pelo material e otimizar o investimento total em estoque a fim de atender de forma eficiente o cliente.
-
MRP (Material Requirement Planning)
O MRP, ou planejamento de necessidades de materiais é um sistema lógico de calculo que converte a previsão de demanda em programação da necessidade de seus componentes. A partir do conhecimento de todos os componentes de um determinado produto e os tempos de obtenção de cada um deles, podemos, com base na visão de futuro das necessidades, calcular o quanto e quando se deve obter de cada item, de forma que não haja falta e nem sobra no suprimento das necessidades da produção.
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/conceitos-basicos-do-mrp-material-requirement-planning/26507/
-
São considerados imputs(entradas) do MRP:
PMP (programa mestre de produção);Arquivo lista de material/árvore estrutura do produto, Arquivo registro de estoque (ARE)/ Arquivo de inventário (AI). Fonte: Administração da produção edição compacta
Autores: Nigel Slack, Stuart Chambers, Christine Harland, Alan Harisson, Robert Johnston.A programação do pedido na verdade é um imput do PROGRAMA MESTRE DE PRODUÇÃO.
Resposta: E
-
Poderia ser a letra C, pois ao final da rodada o MRP atualiza a situação do estoque de cada componente.
-
SAÍDA E ENTRADAS DO MRP:
SAÍDAS
1- Plano das necessidades dos metarias que a organização planeja;
2- Emissão dos pedidos ou reprogramação dos mesmos em aberto;
3- Planejamento ou plano das necessidades de capacidade dos gargalos;
4- Emissão dos documentos para o piso de fábrica;
5- Programa para os fornecedores;
6- Relatórios de avaliação de desempenho.
ENTRADAS
1- Plano metre de produção;
2- Avaliação e registros dos inventários;
3- Registro da estrutura dos materiais - BOM - Bill of Material.
-
-
não queime a pestana... decore essa figura...depois me agradeça...
http://www.allsyllabus.com/aj/note/Information_Technology/Operations%20Management/Lecture%20Notes%20of%20Unit%20-5/MRP%20Structure1.PNG
order = pedido (vale até em restaurante)
-
Só pra dizer que os comentários dos amigos estudantes são melhores que o da doutora professora que comenta a questão. Não gaste, concurfriend, seu dinheirinho com assinaturas! ;)