SóProvas


ID
135952
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Ao mencionar as características que se destacam historicamente nos programas sociais de combate à pobreza no Brasil, dos anos 30 (Vargas) até a Constituição de 1988, Draibe (2006) acaba por distinguir algumas das peculiaridades estruturais das políticas públicas brasileiras, na área social, muitas das quais também encontradas historicamente em políticas públicas de outras áreas. Essas características históricas são:

Alternativas
Comentários
  • FONTE: CURSO ON-LINE – PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS  

    https://www.pontodosconcursos.com.br/admin/imagens/upload/4954_D.pdf


    "A questão cobrou o posicionamento de Sônia Miriam Draibe. 


    Foi dada como certa a letra “A”, que cita as características da “relativa densidade institucional, centralização, fragmentação, descontinuidade e eneficácia”. 


    Contudo, segundo Draibe (1998): Embora sejam tradicionais no país programas públicos dirigidos aos grupos carentes da população, apenas na última vintena de anos podese identificar, no sistema brasileiro de políticas sociais, uma política nacional de assistência social minimamente dotada de objetivos, recursos e densidade institucional. Expressando tal inflexão, a política assistencial passou a referir-se a uma gama bastante ampla e diversificada de programas - universais e contínuos alguns, emergenciais, focalizados e temporários outros - numa sorte de combinação que inegavelmente ampliou a complexidade, a densidade e mesmo a centralidade desse ramo das políticas sociais. Portanto, somente no final do século XX é que foi observada uma maior densidade institucional nas políticas sociais brasileiras. Assim, como a questão pede as características das políticas sociais de 1930 a 1988, a letra “A” estaria também errada, já que durante esse período a densidade institucional não era uma característica."

  • Uma banca tradicional como a ESAF cobrar o posicionamento doutrinário acerca de um tema, é temerário, mas aceitável desde que se trate de doutrina dominante. Agora, cobrar conhecimento de uma única doutrinadora sobre um assunto tão extenso, e de forma quase literal, é "prá acabar com o pequi do Goiás", mesmo……(risos)