SóProvas


ID
1359583
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O Comitê de Auditoria passou a ter maior visibilidade e valência no mundo corporativo a partir das fraudes contábeis ocorridas em grandes corporações americanas. Sua importância aumentou, nos Estados Unidos, com a edição da Lei SARBANES-OXLEY, sendo obrigatório nas companhias abertas e empresas sediadas no exterior que estiverem listadas no mercado americano.

No Brasil, o Comitê de Auditoria ainda é alvo de controvérsias quanto à sua plena aceitação, principalmente no que se refere ao órgão ao qual ele deverá reportar-se. Independentemente dessa dubiedade, o Comitê de Auditoria vai crescendo de importância e se impondo no Brasil, notadamente, nas empresas que demandam o mercado norte-americano e europeu.

Uma das funções tradicionalmente atribuída ao Comitê de Auditoria, como órgão da governança corporativa, é a(o)

Alternativas
Comentários
  • São funções do Comitê de Auditoria:

    Supervisão da integridade e da qualidade das práticas contábeis e dos demonstrativos convencionais de resultados;Verificação da conformidade dos atos da administração e, relação ao ordenamento legal e os estatutos sociais.Orientação das relações da companhia com os analistas, os mercados e os investidores.Levantamento e análise de “riscos vitais”.
  • COMITÊ DE AUDITORIA De acordo com Andrade e Rossetti (2007), o Comitê de Auditoria foi destacado como o elemento forte dos sistemas de controle conforme o Relatório Cadbury de 1992, mostrando assim a sua importância. Sendo a autoridade para investigar qualquer assunto em sua área de responsabilidade, os recursos para desenvolver investigações, para o total acesso as informações e para assegurar que os pontos de preocupação não deixaram de ser solucionados. O Comitê poderá recorrer a profissionais externos, como peritos com experiência reconhecida para participar de suas reuniões. Conforme o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) 2012, o Comitê de Auditoria é uma ferramenta que auxilia, apoia e acompanha a contabilidade e as finanças. De forma independente, oferece um grau de segurança, por meio de profissionais qualificados. Segundo Andrade e Rossetti (2007), as funções tradicionalmente atribuídas a esse órgão de governança são:

    Segundo Andrade e Rossetti (2007), as funções tradicionalmente atribuídas a esse órgão de governança são: 1 – Supervisão da integridade e da qualidade das práticas contábeis e dos demonstrativos convencionais de resultado. 2 – Verificação da conformidade dos atos da administração em relação ao ordenamento legal e aos estatutos sociais. 3 – Orientação das relações da companhia com os analistas, os mercados e os investidores. 4 – Levantamento e análise de “riscos vitais” (ANDRADE E ROSSETI, 2007, p.265).

  • a) Responsabilidade da Auditoria Interna;

    b) Responsabilidade do Conselho Fiscal;

    c) Responsabilidade do Conselho Fiscal;

    d) Responsabilidade do Conselho Fiscal;

    e) Responsabilidade do Comitê de Auditoria. RESPOSTA DA QUESTÃO

  • Questão complexa! Eu jurava que a opção A estaria correta.

  • Fui na letra A de acordo com o Código de Melhores Práticas de Governança corporativa IBCG

    4.3.1 Relacionamento com o conselho de administração e/ou o comitê de auditoria

    Práticas

    a) O comitê de auditoria deve ser o órgão responsável por recomendar ao conselho de administração a contratação ou a substituição do auditor independente. Quando não houver um comitê de auditoria, esta responsabilidade cabe ao conselho de administração.

    b) Antes da contratação do auditor independente, o comitê de auditoria deve avaliar, entre outros, os seguintes aspectos:

    i. estrutura e governança da firma de auditoria;

    ii. processos de controles internos de qualidade da firma de auditoria;

    iii. independência da firma de auditoria, de seus sócios e da equipe que realizará

    os trabalhos;

    iv. capacitação e dedicação da equipe designada para os trabalhos;

    v. experiência na indústria e segmento;

    vi. honorários compatíveis com o porte e a complexidade da organização a ser auditada.