SóProvas


ID
1359838
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre os arquivos correntes, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os arquivos correntes se caracterizam pelo seu valor histórico e pela frequência com que são consultados.
( ) Os arquivos correntes se situam no local de produção dos documentos.
( ) A microfilmagem de substituição costuma ser aplicada somente no âmbito dos arquivos correntes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Com base nos conceitos estipulados pelo Dicionário de Terminologia Arquivística (2004) — 


    arquivo corrente

    1 Conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas freqüentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração. 

    2 Unidade administrativa ou serviço responsável pelo arquivo corrente(1).


    microfilme de substituição

    Microfilme que serve à preservação das informações contidas em documentos que são eliminados, tendo em vista a racionalização e o aproveitamento de espaço. 

  • Documentos correntes e intermediários tem valor primário, ou seja valor administrativo. (No primeiro item a questão está incorreta por afirmar que arquivo corrente tem valor histórico)

    Documentos permanentes tem valor secundário, ou seja, histórico e cultural.

    Microfilmagem de substituição: realizada com o objetivo de manter a informação após a eliminação documento. Utiliza-se em documentos de valor temporário que contenham informações relevantes. Assim os documentos podem ser eliminados e a informação mantida.

  • Tipos de Microfilmagem

    Microfilmagem de segurança: realizada com o objetivo de garantir a autenticidade da informação. Geralmente é utilizada para evitar adulterações fraudulentas no conteúdo de documentos, ou para manter a informação em caso de danos irreparáveis ao mesmo. 

    Microfilmagem de substituição: realizada com o objetivo de manter a informação após a eliminação documento. Utiliza-se em documentos de valor temporário que contenham informações relevantes. Assim os documentos podem ser eliminados e a informação mantida.


    Microfilmagem de complemento: realizada com o objetivo de manter no arquivo da instituição documentos que pertencem a outras instituições. Geralmente são documentos muito importantes para uma instituição e pertencem a outras nações.


    Microfilmagem de preservação: realizada com o objetivo de evitar o manuseio dos documentos originais. Geralmente é utilizada em documentos muito antigos, frágeis ou parcialmente danificados, para que sejam preservados por mais tempo. Os documentos originais são armazenados sob condições favoráveis, e os usuários têm acesso somente aos microfilmes.