SóProvas


ID
1360381
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Pelo menos 6 vezes por ano, a área de TI de uma empresa recebe solicitações de implantação de novos sistemas. Sempre que isso ocorre, verifica a disponibilidade de bancos de dados, servidores, recursos de rede, entre outras questões de infraestrutura.

Depois de realizar essa tarefa para 10 sistemas diferentes e verificar que nunca estava pronta a atender às suas demandas de realização de compras, migrações e movimentação de equipamentos, a empresa chegou à conclusão de que deveria seguir o ITIL para apoiar o processo de gestão.

Nessa situação, de acordo com o ITIL v2, essa empresa deve trabalhar o processo de gestão de

Alternativas
Comentários
  • A razão de existir o GERENCIAMENTO DA CAPACIDADE. é assegurar que a capacidade da infra-estrutura de TI esteja alinhada com

    as necessidades do negócio, suportando assim todos os processos do negócio que necessitam da TI,

    dentro de um custo aceitável.


    http://www.palastec.com/ipiranga/ADM_DEPTO_TI/LEITURA_COMPLEMENTAR/08%20-%20LEITURA%20COMPLEMENTAR%20-%20GERENCIAMENTO%20DA%20CAPACIDADE.pdf


  • Alternativa C. Porém se houvesse uma alternativa com o processo da fase de Estratégia: Gerenc. de Demandas, ficaria tentado a marcá-la ao invés do processo Gerenc. de Capacidade, já que estaria mais próximo a gestão da demanda junto ao cliente. Porém, o processo Gerenc. de Capacidade está aderente perante às demais opções.

    "Gerenciamento da Capacidade:

    Este processo mantém os níveis de entrega de serviços requisitados a um custo acessível, além de assegurar que a capacidade da infraestrutura de TI esteja alinhada com as necessidades de negócio.
    É suportado inicialmente pela estratégia de serviço na criação de indicadores necessários para alinhar a capacidade à demanda.
    Faz a gestão da capacidade de negócio (requisitos futuros), de serviço (dentro do ANS) e e dos componentes (individualmente, dentro da infraestrutura) ao longo de todo o ciclo de vida dos serviços.
    Concentra a gestão de questões relacionadas a capacidade e desempenho de serviços e recursos; equilibra a capacidade de TI com as demandas de negócio acordadas.
    Este processo deve fazer o balanceamento entre custo x capacidade e fornecimento x demanda.
    Fator chave de sucesso: sua realização na fase de desenho.
    "

    Fonte: Apostila de ITIL V3 www.fagury.com.br (pag. 15)

  • "Gerenciamento da Capacidade: assegura que a capacidade da infraestrutura de TI absorva as demandas evolutivas do negócio de forma eficaz e dentro do custo previsto, balanceando a oferta de serviços em relação à demanda e otimizando a infraestrutura necessária à prestação dos serviços de TI."


    Fonte: Implantando a Governança de TI da Estratégia a Gestao dos Processos e Serviços - 3ª Edição - Aragon - Página 269.