A razão de existir o GERENCIAMENTO DA CAPACIDADE. é assegurar que a capacidade da infra-estrutura de TI esteja alinhada com
as necessidades do negócio, suportando assim todos os processos do negócio que necessitam da TI,
dentro de um custo aceitável.
http://www.palastec.com/ipiranga/ADM_DEPTO_TI/LEITURA_COMPLEMENTAR/08%20-%20LEITURA%20COMPLEMENTAR%20-%20GERENCIAMENTO%20DA%20CAPACIDADE.pdf
Alternativa C. Porém se houvesse uma alternativa com o processo da fase de Estratégia: Gerenc. de Demandas, ficaria tentado a marcá-la ao invés do processo Gerenc. de Capacidade, já que estaria mais próximo a gestão da demanda junto ao cliente. Porém, o processo Gerenc. de Capacidade está aderente perante às demais opções.
"Gerenciamento da Capacidade:
Este processo mantém os níveis de entrega de serviços requisitados a um custo acessível, além de assegurar que a capacidade da infraestrutura de TI esteja alinhada com as necessidades de negócio.
É suportado inicialmente pela estratégia de serviço na criação de indicadores necessários para alinhar a capacidade à demanda.
Faz a gestão da capacidade de negócio (requisitos futuros), de serviço (dentro do ANS) e e dos componentes (individualmente, dentro da infraestrutura) ao longo de todo o ciclo de vida dos serviços.
Concentra a gestão de questões relacionadas a capacidade e desempenho de serviços e recursos; equilibra a capacidade de TI com as demandas de negócio acordadas.
Este processo deve fazer o balanceamento entre custo x capacidade e fornecimento x demanda.
Fator chave de sucesso: sua realização na fase de desenho."
Fonte: Apostila de ITIL V3 www.fagury.com.br (pag. 15)