-
Letra A - CorretoDiagrama de Pareto: é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas.Letra B – ErradoDiagrama de Ishikawa: também conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito" ou "Espinha-de-peixe", utilizado para a identificação de direcionadores, ou drivers, que potencialmente levam ao problema.Letra C – ErradoFuncionagrama: uma variação do organograma, com a funcionalidade do órgão ou departamento.Letra D – ErradoHistograma: estatística - representação gráfica da distribuição de freqüências.Letra E – ErradoFluxograma: é um diagrama com a representação de um processo.
-
Letra A )Poucas causas levam à maioria das perdas, ou seja, “Poucas são vitais, a maioria é trivial.”Juran – Engenheiro de Controle de Qualidade(N.)1904
-
DIAGRAMA DE PARETO: é um gráfico de barras queordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dosproblemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto:
(poucos essenciais, muitos triviais),isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves.
Sua maior utilidade éa de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes,possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos.
-
Sobre o DIAGRAMA DE ISHIKAWA (alternativa B):
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito" ou "Espinha-de-peixe", é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o Gerenciamento e o Controle da Qualidade (CQ) em processos diversos de manipulação das fórmulas. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes.
Este diagrama também é conhecido como 6M pois em sua estrutura, todos os tipos de problemas podem ser classificados como sendo de seis tipos diferentes: Método, Matéria-prima, Mão-de-obra, Máquinas, Medição, Meio ambiente.
Abaixo segue o modelo gráfico:
-
O Diagrama de Pareto (ou 80-20 ou 70-30) é um gráfico de barras que ordena os problemas, identificando os mais importantes e medindo-os em diversas escalas, permitindo usar a teoria de Pareto (poucos essenciais, muito triviais), ou seja, há muitos problemas sem importância diante de outros mais importantes. Além disso, o Diagrama de Pareto permite agrupar os dados de diferentes formas, medem o impacto de mudanças no processo e quebra causas genéricas em causas específicas.
No topo da barra mais alta, traça-se uma linha para poder verificar a medida cumulativa das categorias, podendo assim identificar o peso que os problemas têm em relação ao todo.
Para montar o Diagrama de Pareto, as fontes podem ser:
a) Brainstorming;
b) Dados coletados através de planilhas;
É importante destacar algumas regras durante a análise do Diagrama de Pareto:
a) Os problemas mais frequentes nem sempre são os mais caros;
b) Construa o gráfico indicando corretamente as grandezas e a que elas se referem (unidades de medida);
c) O gráfico deverá possuir títulos e nomenclatura para os eixos X-Y.
Passos para a construção do Diagrama de Pareto:
1) Coletar os dados (brainstorming ou apontamentos);
2) Organização dos dados;
3) Contagem dos números, separados por categoria;
4) Reescrever as categorias, por ordem de ocorrência;
5) Juntar as categorias com menos frequência sob o nome de “outros”;
6) Construir uma tabela;
7) Elaborar o gráfico (barras ou linhas);
-
Acertei a questão por causa do começo, "poucas causas levam à maioria dos problemas". Porém fiquei na dúvida em como o gráfico de paretto ordena causas e perdas..
alguém pode me explicar? Se poder me avisar no perfil sobre o comentário, agradeço.
-
-
Harmonia Sempre,
Porque com os dados colhidos na análise normalmente se faz um gráfico (de barras é o mais comum), onde a causa que teve maior incidência normalmente vai estar do lado esquerdo do gráfico com a maior barra, a 2a de maior incidência ao seu lado e depois decrescendo para o lado direito até as causas de menor representatividade.
Não necessariamente o gráfico de Paretto precisa indicar causas e perdas, numa análise de estoque por exemplo pode ser feito um grafico de Paretto para verificar os itens que representam maior valor no estoque. Mas como a questão falava que "poucas causas levam a maioria dos problemas" pode-se associar que estava se falando de perdas. Essa perda pode ser de material, tempo, dinheiro, etc.
Bons estudos!
-
"Poucas causas levam à maioria dos problemas..." regra do 80-20: 80% dos efeitos são causados por 20% dos problemas.
-
LETRA A.
É o Diagrama de Pareto.
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as ferramentas da qualidade, sendo que a alternativa correta deverá apresentar a ferramenta que considera que poucas causas levam à maioria dos problemas, bem como que a identificação da causa básica de um problema deve ser feita de acordo com uma sequência de procedimentos lógicos, baseada em fatos e dados, o recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser saneadas.
A - correta. Diagrama de Pareto é uma ferramenta utilizada para destacar a importância das variáveis consideradas mais importantes em oposição com aqueles assuntos de menor relevância. Utiliza como pilar, a regra 80/20, reconhecida como maiorias triviais, minorias essenciais (trivial many/vital few), que ordena e agrupa causas e problemas, de modo que 80% dos problemas possuem apenas 20% de causas, uma pequena quantidade de situações concentram a maior parte dos desafios e problemas que a ser enfrentados.
B - incorreta. Diagrama de Ishikawa é um método conhecido também como gráfico espinha de peixe, tem como autor engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943. Esse gráfico representa a relação entre um efeito e sua causa. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema. É um método que representa graficamente a relação entre um efeito e sua(s) causa(s).
C - incorreta. Funcionograma é o gráfico que amplia as partes setoriais de um organograma, respeitando suas características estruturais, para realizar a descrição funcional de cada órgão. Retrata as funções de forma estática.
D - incorreta. O histograma tem como finalidade mostrar a distribuição dos dados por categoria através de um gráfico de barras, indicando o número de unidades em cada categoria. Representa, além da distribuição da probabilidade da variação existente, os resultados de um processo.
E - incorreta. O fluxograma representa a sequência lógica dos passos necessários para a realização de determinada atividade ou processo. Essa sequência é representada por meio de símbolos padronizados e textos, permitindo, assim, uma visualização gráfica do processo
Tendo visto em que consiste cada uma das ferramentas da qualidade apresentadas, concluímos que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fontes:
MOREIRA. E. A. L. Administração Geral e pública. Juspodivm: Salvador: 2016.