SóProvas


ID
136120
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No dia-a-dia organizacional, as relações humanas trazem vários desafi os. Estar pronto para lidar com eles implica saber que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Poder Coercitivo

    Está relacionado à habilidade do gerente em punir um funcionário. A punição se manifesta de várias maneiras, indo de uma simples advertência até uma suspensão, ou o desligamento efetivo.

  • O Poder Coercitivo é utilizado para se conseguir o que quer com base em ameaças e punições. Por exemplo, se um indivíduo não desempenhar seu trabalho adequadamente ou se não acatar as ordens de seu superior, ele pode ser ameaçado de demissão.

    Alguém reage a este poder por medo dos resultados negativos que possam ocorrer se falhar na concordância. Ele se apóia na aplicação ou na ameaça de aplicação de sanções físicas como inflingir dor, geração de frustração através de restrições de movimento ou de controle à força de necessidades básicas fisiológicas ou de segurança. (ROBBINS, 1999, p. 249)

    Esta é a forma de poder mais condenada, pois quase não se utiliza da negociação e da ética na organização, mas sim da imposição de vontades, da punição e da ameaça.

    Bons estudos!!

  • Não entendi o porquê da letra A, marcaria a C!

  • a) CORRETO. Deve-se analisar situação a situação para saber a melhor maneira de solucionar um problema ou um conflito. Às vezes, é necessário utilizar a hierarquia para resolver determinada questão. Entretanto, essa abordagem está bem ultrapassada, porque a coerção já provou ser ineficaz a médio-longo prazo.
    b) INCORRETO. É um fator higiênico
    c) INCORRETO. Alguns trabalhos podem ser desenvolvidos melhor individualmente. Existem casos, também, em que determinado grupo não trabalha bem junto, caso em que os resultados tendem a ser piores.
    d) INCORRETO. Ele também precisa saber lidar com as pessoas. As qualidades humanas se sobressaem.
    e) INCORRETO. Nunca houve mais espaço para o carisma.. hehe

  • ITEM A) CORRETO. Às vezes o poder coercitivo é válido na resolução de conflitos, sendo a melhor alternativa para tal. Não pensem que a questão usou o poder coercitivo como sendo a única maneira para resolução de conflitos. A questão está de forma exemplificativo.
    ITEM B) ERRADO. A remuneração não é fator motivacional. Isso pode ser percebido por funcionários que recebem altos salários e são desmotivados. Caso Ronaldo Fenômeno que mesmo com um salário enorme, estava desmotivado a jogar bola.
    ITEM C) ERRADO. Na administração nada é garantido. Nesse caso, vai que os integrantes da equipe não possuem a capacidade física ou mental para o alcance de tais resultados.
    ITEM D) ERRADO. Não é porque o funcionário possui alto conhecimento técnico que saberá chefiar um departamento.
    ITEM E) ERRADO. Em nosso tempo, nos estudos modernos, contemporâneos, o líder precisa sim ter carisma. É um dos atributos do líder ser carismático.
  • Não concordo com o gabarito. O item implica em dizer que o conflito sempre será um problema. Todos sabem que não é verdade. Ás vezes, o conflito é sadio p/ a empresa, podendo trazer novas resoluções e ideias e o uso do poder coercitivo inibe isso.O trabalho em equipe nem sempre garante o alcance dos melhores resultados, mas neste caso, acho que seria a melhor alternativa.
  • O trabalho em equipe nao garante necessariamente melhores resultados.

    Nem em casa, isso funciona.Pois, veja a mae diz filha lava as louças que eu arrumo a casa , entao  aquela insatisfeita faz a tarefa ineficazmente porque não teve a boa intenção de ajudar.

    Imagina isso com pessoas diferentes! 


  • Item a - o uso do poder coercitivo não necessariamente é válido para dissolução de conflitos, contudo ele é uma melhor alternativa, , dentro da razoabilidade e proporcionalidade, para gerar o melhor benefício, naquele instante, ou seja, ele é legal tempestivamente e periódico. 


  • A questão é melhor avaliada à luz dos princípios da administração pública e do Estatuto do Servidor Público Federal. Havia marcado a letra "C", pois fiz a análise com o olhar da iniciativa privada. Mas no setor público, mesmo sob a lógica da Administração Gerencial, a formalidade dos processos e os limites dos cargos podem exigir, eventualmente, o uso de poder coercitivo. Em outras perspectivas, a letra "A" trata dos ritos do processos administrativo  disciplinar, previsto nos artigos 143 a 182, Lei 8.112/1990: "A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa". 

  • Coerção para resolver conflitos não é válido!!! Questão pessimamente elaborada!!

    Coerção: o ato de induzir, pressionar ou compelir alguém a fazer algo pela força, intimidação ou ameaça. 

    Fala sério!!

  • Quero fontes. onde diz que é uma forma de resolver conflitos? uso Chiavenato e lá não está!

  • Eu não me fiaria só no Chiavenato para resolver uma questão como esta: não é porque não está nos livros do caboclo que não existe. As questões de Gestão de Pessoas exigem um conhecimento "em rede" ou "transversal" dos assuntos. No caso em questão, apesar da alternativa dizer "resolução de conflitos", sabemos que tais conflitos envolvem Exercício do Poder nas organizações e Estilos de Liderança, só para citar dois assuntos correlatos. Pois nas teorias de Exercício de Poder temos Spector (2006), que o divide em 5 poderes: Poder da experiência, Poder de referência, Poder legítimo, Poder de recompensa e Poder coercitivo - que é a habilidade do supervisor de punir os subordinados com ações disciplinares, multas, demissão ou reduções de salário.   

    Já nos 4 Estilos de Liderança de Likert, há o Estilo Autoritário-coercitivo, o Autoritário-benevolente, o Consultivo e o Participativo.

    E para quem está de mimimi dizendo que é um método ultrapassado de resolução de conflitos e que a banca não devia considerá-la uma alternativa, os autores acima frisam que: não se deve usar sempre - de preferência como última alternativa; não é sinônimo de "desmando" - dependendo sempre da situação, ou seja, em determinada situação, esse método será perfeito para a ocasião. Ou alguém alguma vez odiou o pai ou a mãe por eles terem te mandado dormir, sem mais um pio? Pois é, eles estavam sendo coercitivos contigo, sem vc saber.
  • Esaf disse,a GNT obedece.
  • Complementando...

     

    Há situações em que o poder coercitivo, que advém de um estilo mais autoritário, será o estilo adequado à situação. Há momentos em que não há muito como negociar e todas as partes saírem ganhando. Nesses casos, é válido o uso da coerção para resolver o problema. Item"b" está incorreto. Sabemos que remuneração é fator higiênico, de manutenção. Item "c" está incorreto. O erro está sobre o "garantir". Há trabalhos mais rotineiros e operacionais, que terão melhor resultado se forem realizados individualmente. A probabilidade de alcance de melhores resultados se for utilizado o trabalho em equipe está correta. Mas garantia, não. Item "d" está incorreto. Normalmente o melhor técnico não será o melhor chefe. Habilidade de liderança é completamente diferente de habilidade técnica(vide Princípio de Peter). Item "e" está incorreto. Sabemos, hoje em dia, que o carisma é importantíssimo para uma liderança mais efetiva.

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    [Gab. A]

     

    bons estudos

  • Esaf disse,a GNT obedece