SóProvas


ID
136183
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo.

Se hoje ___(1)___é mais fácil, pelo menos para boa parte da humanidade, livrar-nos da fome e dos leões, se nos é mais fácil debelarmos boa parte das doenças que ____(2)___ a humanidade no decorrer da história, a contrapartida parece ser que não ___(3)___ fugir do desemprego, e, quando sim, não do trabalho desvairado, do temor da absolescência, do esgotamento nervoso, do estresse, da depressão. Cabe perguntar: é a tecnologia a responsável ___(4)___ mudança de nossa visão de mundo, ou é a nossa visão de mundo que conduz ___(5)_ __ mudanças tecnológicas? A pergunta é oportuna porque nos leva a questionar se não temos o poder de mudar o rumo de nossas vidas, de modifi car nossa própria visão de mundo, e ___ (6)___ modifi car o próprio mundo.

(Filosofi a,ciência&vida, ano III, n. 27, p. 32, com adaptações)

Alternativas
Comentários
  • d) 1 nos -- 2 assolaram -- 3 conseguimos -- 4 pela -- 5 a -- 6 de. 

     

    Matei essa pela crase.

    visão de mundo que conduz ___(5)_ __ mudanças tecnológicas?

    procurei dentre as alternativas alguma que tivesse o  às (que seria objeto de crase" conduz a+as = às, porem como não tem essa opção, isto me levpu a crer que era aquela regra de crase, qdo a esta no singular e a palavra bo plural não a crase, ou seja, por ai, vc ja matava a questão.

     

    A crase e as palavras no plural

    A crase no singular não deve ser empregada junto a palavras no plural.

    O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for feminina, mas plural, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

    Outra opção de corretude da construção com a crase é apresentar a contração entre a preposição "a" e o artigo definido feminino plural "as" diante de palavras femininas no plural, resultando na forma "às".

    Exemplos

    As mudanças propostas são pertinentes às caderneta de poupança. [Inadequado]
    As mudanças propostas são pertinentes a caderneta de poupança. [Adequado]

    Na verdade, as histórias de bruxas pertenciam a fantasias infantis. [Inadequado]
    Na verdade, as histórias de bruxas pertenciam às fantasias infantis. [Adequado]

    Fonte: www.nilc.icmc.usp.br

  • Alguém poderia explicar por que não pode ser a letra B??
  • Justamente por causa da crase....Como crase é a fusão da preposição + artigo..

    a mudanças tecnológicas , não podemos usar o artigo no singular antes de palavra no plural..(Neste caso o sentido está indeterminado)..
     

    agora se nas opçoes tivessem "às", aí sim poderia... às mudanças tecnológicas  (Neste caso o sentido está determinado)
     

  • Como o colega disse acima.....

    O que me salvou também foi a crase..rsrsrssrrs

    Ufa....

  • Solução:  D.
    Nas   alternativas    A e C,  a   locução  verbal “   TEM  ASSOLADO”  deve  vir    com   o  verbo  auxiliar  no  plural,  ou seja,  TÊM  ASSOLADO;  porque  o  seu   sujeito  ( DOENÇAS) é  pluralizado       .     O   uso   de   crase  na  quinta   lacuna  é  vedado,  por ser  proibido  o uso   de  crase     no  singular  antes   de    palavras  no  plural.      Logo,  as  alternativas     B  e   E  são  excluídas.  Sobrou  a  alternativa D;  se a   substituirmos    nas  lacunas    do   texto,   veremos   que   é  a  opção   correta.       
  • Em (1) não poderíamos empregar "para nós" ou "nós", porque o pronome a ser utilizado não tem função de sujeito do verbo ser. Assim, o emprego do oblíquo átono "nos" está correto, pois este possui função de O.D. do verbo ser.

    Essa foi a análise da opção (1), mas como estou no início dos estudos, gostaria de opiniões.

    Estou correto?

  • 2 - BOA PARTE DAS DOENÇAS QUE ASSOLARAM/TEM ASSOLADO:   sujeito formado por expressão partitiva (“BOA parte”)  acompanhada de especificador no plural (“DAS DOENÇAS ”), o verbo pode ser conjugado das duas formas.