SóProvas


ID
136186
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção em que as duas possibilidades propostas para o preenchimento das lacunas do texto resultam em um texto coerente e gramaticalmente correto.

O desempenho econômico de uma nação não está necessariamente atrelado a seu desenvolvimento sustentável. Um país pode crescer vertiginosamente, ___(a)___ performance econômica invejável, porém ___ (b)___custas da degradação de seu patrimônio. Por isso, especialistas discutem uma nova maneira de se calcular o PIB, ___(c)___em conta os índices de sustentatibilidade e a preservação dos recursos naturais.
A ideia, totalmente inovadora, vai ao encontro ____(d)___ algumas necessidades básicas a serem cumpridas para viabilizar o crescimento sustentável, principalmente nos países em desenvolvimento. Apesar ___(e)___crise fi nanceira que assombra as economias mundiais, os emergentes passam por um momento de crescimento, e investimentos em infra-estrutura básica tornam-se primordiais para assegurar a sustentatibilidade.

(Adaptado de João Geraldo Ferreira, Crescimento acelerado, garantia do desenvolvimento sustentável? Correio Braziliense, 7 de setembro de 2009)

Alternativas
Comentários
  • e apresentar / apresentando
    são as únicas plavras q resultam em um texto coerente e gramaticamente correto

    Resposta Letra A
    Bons Estudos Pessoal !!

    Paulo.
  • Não existe sujeito preposicionado em língua portuguesa.

    Apesar de a crise financeira....
  • Na verdade, há um caso em que pode haver  sujeito preposicionado:

    Sujeito de verbo no infinitivo, porém temos que separar a preposição do artigo...

    Ex. Está na hora de o artista apresentar o espetáculo...

    OBS: NO CASO DA LETRA "e" FICOU ERRADO, POIS NÃO TEM O VERBO NO INFINITIVO.

  • Fiquei com dúvida na letra A por conta dessa vírgula... Se colocássemos "e apresentar".... já que tem a conjunção "e", a vírgula não deveria ser suprimida?   Essa vírgula antes da conjunção "e" não tornaria o texto gramaticalmente incorreto, já que via de regra não se separam palavras ligadas por dita conjunção  ?


    Se alguém puder me dar uma explicação e enviar uma mensagem na minha página, agradeço!
  • Colega sasa1:
    A vírgula antes da conjunção "e" pode ser usada em alguns casos, um deles é justamente esse quando o sentido for de contraste, oposição.
    Ex: Estudei muito, e não entendi nada.
  • Continuo não entendendo porque está certa a letra A), sendo que  é o mesmo sujeito. Não consigo ver contradição entre "crescer vertiginosamente  x apresentar performance econômica invejável" 


    :(

    Alguém poderia ajudar?

     

  • A letra E está errada.

     

    O trecho "apesar de a crise financeira" está errado, pois a expressão "crise financeira" não é sujeito. Portanto, o correto é "apesar da crise".

  • Alguém pode explicar para a mim a alternativa B?