SóProvas


ID
136195
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na literatura especializada sobre Avaliação, é comum encontrar referências a dimensões desejáveis de desempenho de organizações e programas avaliados, que podem ser traduzidas por exigências de efetividade, de efi ciência e de efi cácia dos programas de governo. Identifi que a opção correta, referente ao princípio da efi cácia.

Alternativas
Comentários
  • Eficiência = ‘fazer certo a “coisa”’;Eficácia = ‘fazer a “coisa” certa’;Efetividade = ‘fazer a “coisa” que tem que ser feita’.
  • Eficácia: efetivo alcance dos resultados.

    Eficiência: melhor equacionamento entre recursos utilizados para alcançar os resultados.

    Efetividade: real capacidade de os resultados promoverem os impactos esperados.

     

    Acho mais compreensível posto dessa forma.

  • Segundo o MPOG, em Guia Referencial para medição de desempenho e manual para construção de indicadores:

    eficácia: é a quantidade e qualidade de produtos entregues ao usuário (beneficiário direto dos produtos e serviços da organização). Por exemplo, se a meta de vacinação é imunizar 100.000 crianças e este número foi alcançado ou superado, a campanha foi eficaz. (...)

    eficiência: é a relação entre os produtos/serviços gerados (outputs) com os insumoes empregados, usualmente sobre a forma de custos ou produtividade. Por exemplo: uma campanha será mais eficiente, quanto menor for o custo, ou seja, quanto menor for o custo da campanha, mantendo-se os objetivos propostos. (...)

    efetividade: são os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos. A efetividade está ligada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado. Por exemplo, se a mesma campanha de vacinação do exemplo acima realmente imunizou e diminuiu e incidência de determinada doença entre as crianças, a campanha foi efetiva.

    Há uma certa variação na conceituação do tema entre os autores da área. Porém, de modo geral, a eficácia está relacionada ao atingimento dos produtos/metas, enquanto a efetividade está relacionada ao objetivo da política.

    Na minha opinião, a letra "a" também estaria correta, pois a eficácia pode ser o resultado esperado com relação às metas propostas.  Mas também poderia ser efetividade, que é o alcance do resultado da política. Portanto, a letra "c" é mais específica quanto a produtos.
  • Absurdo o gabarito!
    Ora, o próprio MPPOG, ao conecituar eficácia, o faz exclusivamente relacionando-a ao atingimento dos fins.
    CHIAVENTATO, por exemplo, utiliza-se da metáfora do jogo de futebol em que eficaz é aquele que faz o almejado gol, enquanto eficiente é aquele jogdador "artista" (embora não ache jogadores dignos de tal designação), que faz beos lances e passes, mas não necessarimamento o gol.
    Na efetividade controlam-se os meios e os fins, mas na eficiência apenas os meios são controlados, na eficácia, os fins apenas.
    Desta forma, quanto o avaliador diz que "A eficácia remete a condições controladas e a resultados desejados de experimentos", evidencia seu total desconhecimento quanto ao objeto de seu questionamento e a descredibilidade da banca avaliadora


  • Na Q45275, que é identica a essa, a colaboradora Edina Guerra fez um comentário que acredito que esclarece de que lugar a ESAF tirou esse conceito:
    Comentado por Edina Guerra 
    A ESAF copiou esses conceitos do texto "PROGRAMAS SOCIAIS: EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA COMO DIMENSÕES OPERACIONAIS DA AVALIAÇÃO", disponível em http://www.ipea.gov.br/pub/td/td_2001/td0787.pdf

    "No que diz respeito aos questionamentos, é comum encontrar-se na literatura especializada de avaliação referências a dimensões desejáveis de desempenho de organizações e programas avaliados, que se traduzirá aqui por exigências de efetividade, de eficiência e de eficácia dos programas de governo. No uso corrente, a efetividade diz respeito à capacidade de se promover resultados pretendidos; a eficiência denotaria competência para se produzir resultados com dispêndio mínimo de recursos e esforços; e a eficácia, por sua vez, remete acondições controladas e a resultados desejados de experimentos, critérios que, deve-se reconhecer, não se aplicam automaticamente às características e realidade dos programas sociais."

  • Alguém pode me explicar porque o item A está errado?
  • Duvido alguém te explicar a letra ''A'' Tiago, pois ela também está certa.
  • O texto utilizado foi o de Alexandre Marinho e Luis Otávio Façanha:

     

     

    a) Errado. No uso corrente, a efetividade diz respeito à capitade de se promover resultado pretendidos
     

    b) Errado. A eficiência denotaria competência para se produzir resultados com dispêndios mínimos de recursos e esforços.
     

    c) Correta. A eficácia, por sua vez, remete a conidições controladas e a resultados desejados de experimentos, critérios que, deve-se reconhecer,
     não se aplicam automaticamente às carateristicas e realidade dos programas sociais.
     

    d) Errada. Inúmeros indicadores são utilizados na avaliação de eficiência, especialmente aqueles que relacionam produtos finais com seus custos e 
     com insumos principais.
     

    e) Errada.  A avaliação de qualidade do trabalho é uma questão liegada à eficiência, principalmente em certos tipos de realizações, como obras públicas.



    Fonte: prof. Sérgio Mendes.