SóProvas


ID
1362856
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


      As cotas raciais deram certo porque seus beneficiados são, sim, competentes. Merecem, sim, frequentar uma universidade pública e de qualidade. No vestibular, que é o princípio de tudo, os cotistas estão só um pouco atrás. Segundo dados do Sistema de Seleção Unificada, a nota de corte para os candidatos convencionais a vagas de medicina nas federais foi de 787,56 pontos. Para os cotistas, foi de 761,67 pontos. A diferença entre eles, portanto, ficou próxima de 3%. IstoÉ entrevistou educadores e todos disseram que essa distância é mais do que razoável. Na verdade, é quase nada. Se em uma disciplina tão concorrida quanto medicina um coeficiente de apenas 3% separa os privilegiados, que estudaram em colégios privados, dos negros e pobres, que frequentaram escolas públicas, então é justo supor que a diferença mínima pode, perfeitamente, ser igualada ou superada no decorrer dos cursos. Depende só da disposição do aluno. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das mais conceituadas do País, os resultados do último vestibular surpreenderam. “A maior diferença entre as notas de ingresso de cotistas e não cotistas foi observada no curso de economia”, diz Ângela Rocha, pró-reitora da UFRJ. “Mesmo assim, essa distância foi de 11%, o que, estatisticamente, não é significativo”.


(www.istoe.com.br)


As informações iniciais do texto permitem inferir que pessoas contrárias ao sistema de cotas nas universidades públicas acreditam que

Alternativas
Comentários
  • Letra B -  Pelo fato do enunciado falar sobre a opinião de pessoas contrarias ao sistema de cotas. 

  • A correta realmente é a letra B. Pois a pergunta que se faz é a respeito das pessoas contrárias as cotas.

  • O interessante é que no texto de referência, não tem nenhuma menção justamente as pessoas contrárias, aí teria que ser interpretado de uma maneira excludente. Perigosa essa questão.

  • As cotas raciais deram certo porque seus beneficiados são, sim, competentes. Merecem, sim, frequentar uma universidade pública e de qualidade. 

    O texto defende que " As cotas raciais deram certo porque seus beneficiados são, sim, competentes.", porém a questão pede "...que pessoas contrárias ao sistema de cotas... ", ou seja, o texto defende que as cotas deram certo porque as pessoas são competentes, se alguém que é contra o sistema de cotas escuta essa afirmação logo diz: " não, o sistema de cotas não dá certo porque as pessoas não são competentes, não tem qualificação suficiente para frequentar os cursos, pois são de escola pública, etc"  o que contraria a afirmação do texto e torna a assertiva B correta.

    b)os alunos beneficiados têm pouca qualificação para frequentar os cursos.
  • Até concordo com você Guilherme, pois, até errei a questão, mas tentei encontrar uma justificativa, já que este é o Gabarito, vamos esperar a decisão dos recursos e ver o que acontece! 


    Abraços,

  • Inferência, galera. Mais do que normal. Vejamos:
    "As cotas raciais deram certo porque seus beneficiados são, sim, competentes".
    Quem foi que disse que eles não são competentes? INFERÊNCIA!Logo, só pode ser a alternativa "B" a opção correta. 
  • Tem gente que não sabe mesmo errar questão. 

    Quer dizer que pedir ALGO que contradiz fato exterior ao texto seria incoerente?  Por quê? 

    "São,  sim, competentes..." isso é uma contraposição de quem acha que os cotistas são desqualificados. 

    letra B e sem choro.

  • "As informações iniciais do texto permitem inferir que pessoas contrárias ao sistema de cotas nas universidades públicas acreditam que"

    O segredo da questão está aqui: "acreditam que"

    Eu entendi do texto que, quem o escreveu, estava tentando argumentar que os cotistas tem sim qualificação para frequentar os cursos,  um argumento usado contra quem diz que os cotistas não tem qualificação. 

    Foi assim que cheguei a conclusão de que a letra B estava correta, DEPOIS de ter errado a questão :(

  • A principio entendi que era a argumentação do narrador, só depois de errar a questão e que entendi a interpretação correta....
  • O primeiro parágrafo afirma o contrário da resposta correta (B). (As cotas raciais deram certo porque seus beneficiados são, sim, competentes. Merecem, aim, frequentar uma universidade pública de qualidade). Para mim a resposta mais coerente é a letra E, embasada no texto pelas comparações entre as notas dos cotistas e não cotistas em diversos cursos (que variavam entre 3% e 11%) em diversas universidades do Rio de Janeiro. Em nenhum lugar do texto se fala que os quotistas tem pouca qualificação para frequentar  os cursos.


  • Pois é, só depois de errar a questão que fui ver: realmente é a alternativa B, pois, parafraseando o que o enunciado diz: é permitido inferir que, segundo a visão dos que são contrário ao sistema de cotas...

  • Conceição vercesi, concordo plenamente com você, a resposta mais coerente seria a opção E, pois no texto inteiro é sobre a diferença das notas.

  • Galera, o primeiro passo é prestar atenção no enunciado da questão, que fala em "INFERÊNCIA".

    Ora, então,  o que a banca quer é que o candidato DEDUZA, CONCLUA a partir de elementos implícitos no texto. Quer que o candidato descubra o que está nas ENTRELINHAS; caso contrário, no lugar de pedir a inferência, teria enunciado: "DE ACORDO COM O TEXTO..."
    Aí, sim, seria moleza, quase um copiar e colar!
  • Tomar cuidado em relação ao que é compreensão de texto e o que é interpretação do texto...

    Qdo diz " de acordo com o autor" ou "de acordo com o que diz o texto" isso quer dizer, compreenda o que ele diz...Apenas isso, mesmo que vc ache que está totalmente erradoo que ele diz...É apenas o ponto de vista dele, não o seu...

    Qdo não diz nada em relação ao autor ou em relação ao texto aí sim é hora de interpretar , dar seu ponto de vista...

    Espero ter colaborado

  • Devemos entender o que é INFERÊNCIA. = DEDUZIR.

    Ou seja mesmo que não esteja escrito explicitamente nos induz ao pensamento do autor.

    As informações iniciais do texto permitem inferir (DEDUZIR) que pessoas contrárias ao sistema de cotas nas universidades públicas acreditam que

    As cotas raciais deram certo porque seus beneficiados são, sim, competentes.

    Percebam na maneira em que o autor afirma que as cotas deram certo porque os beneficiados são competentes (são, sim, competentes)  Leva-nos a entender que antes os mesmos não eram considerados competentes.


  • Não sei porque de tantos erros nas estatísticas. Uma pessoa contrária, repito contrária, jamais diria algo positivo em relação a cotas como "o desempenho dos alunos beneficiados é similar ao de outros estudantes."

  • A questão apresenta uma pegadinha: "permitem inferir que pessoas contrárias ao sistema de cotas nas universidades públicas acreditam que"

    OU SEJA, pessoas que pensam que: "os alunos beneficiados têm pouca qualificação para frequentar os cursos."

    RESPOSTA B

  • Gente, na real não encontrei nenhuma lógica nesta questão. Eu sei que se trata de uma dedução... mas, nunca que eu iria deduzir tal resposta,  pq pra mim competência é similar à qualificação e se o texto é uma crítica ao sistema logo os criticos estão afirmando que os cotistas tem qualificação e não o contrário.

  • Comentário ridículo do professor...questão de inferência...a resposta não está no texto.

  • A grande dúvida está na letra E e o prof. apenas diz que não é a alternativa correta.. melhor não poderia ser ¬¬ 

     

    Mesmo o gabarito sendo a alternativa B não faz sentido, ao meu ver. Pessoas contrárias às cotas acreditam que alunos beneficiados e os não beneficiados possuem a mesma capacidade para ocupares os cursos em universidades. Portanto, o sistema de cotas não seria necessário. 

  • As informações iniciais do texto permitem inferir que pessoas contrárias ao sistema de cotas nas universidades públicas acreditam que

    Gab. B) os alunos beneficiados têm pouca qualificação para frequentar os cursos.

    O enunciado pergunta o que as pessoas contrárias acreditam e não o autor do texto logo se chega a alternativa B.

    Se fosse do texto se pode inferir ou segundo o autor do texto aí sim seria E.

  • Questão do capiroto essa! rs.

    O importante aqui é compreender que o texto, ao afirmar que o sistema de cotas deram certo porque os beneficiados são competentes, traz um argumento favorável ao sistema. Ai fica fácil deduzir que o argumento das pessoas contrárias ao sistema seria justamente o oposto do que afirma o texto.

    alternativa (B) Os alunos beneficiados tem pouca qualificação...

  • A questão é esquerdinha, portanto a resposta é alternativa B ... apesar de ser totalmente pessoal essa interpretação! 

  • Gabarito B

     

    PESSOAL, CUIDADO!                             Tem uma "palavra chave" ai que derruba muitas pessoas desatentas!

     

    A banca deixou bem explícito "As informações iniciais do texto permitem inferir que pessoas contrárias ao sistema de cotas nas universidades públicas acreditam que"


    INFERÊNCIA ==========> CERTEZA RELATIVA, sempre dependente do que o contexto indica, sem afirmá-la concretamente.


    Por exemplo, tomando por base o seguinte verso de Manuel Bandeira,


    ‘Beijo pouco, falo menos ainda’,


    É possível inferir que o sujeito poético seja tímido e introspectivo, pois há indícios de uma possível timidez e de uma possível introspecção.

     

    É uma suposição de indício mínimo de possibilidade ( NÃO É BUSCAR CERTEZA NO TEXTO).

     

    Obs: Também errei esta questão, mas, lendo o comentário do pedro paulo sobre inferência, lembrei que li sobre isso na apostila do NEAF e tudo se encaixou. rsrs 

     

    Tudo posso naquele que me fortalece!

  • Questão idiota para um tema idiota!

  • Nossa, fiz achando tão fácil. Nem percebi que pedia a opinião contrária e ainda mais inferência. Vivendo e aprendendo.

  • O texto diz que "uma diferença de 11% entre as notas não é estatisticamente significativo"....   Tire uma nota de 71 pontos no concurso do TJ-SP e entre com recurso dizendo para a banca que a distância entre você e o candidato que tirou 82 pontos não é significativa e por isso você merece a vaga....  kkkkkkkkkkk  

  • Questão Complicada,

    Também errei esta questão,

    Minha interpretação é de que Pessoas de opinião contrária ao sistema de cotas NÃO PRECISAM DISCORDAR do argumento inicial "seus beneficiados são, sim, competentes.", ou seja se eles são competentes o suficiente, por que haver sistema de cotas? acabemos com o sistema de cotas.

    Mas acho que o ponto chave da Inferencia é que QUEM É CONTRA, NA TEORIA, também É CONTRA A OPINIÃO EXPRESSADA PELO AUTOR, que é a favor.

  • Questão ridícula!

  • As informações iniciais do texto permitem inferir que pessoas contrárias ao sistema de cotas nas universidades públicas acreditam que...

    B) - os alunos beneficiados têm pouca qualificação para frequentar os cursos.

    quem são essas pessoas contrárias?? R: São as pessoas que contrariaram AS INFORMAÇÕES INICIAIS DO TEXTO, ou seja, As cotas raciais deram certo porque seus beneficiados são, sim, competentes. Merecem, sim, frequentar uma universidade pública e de qualidade. Logo deduzimos que alguém ou um grupo de pessoas disse que os cotistas não eram competentes, porque não tinham qualificação!!!

     

  • Mensagem do Autor...."que os Cotistas estão bem próximos dos Não Cotistas, em termos de notas do vestibular e possível desempenho durante o curso".

    Pegada da questão..."que as pessoas contrárias acreditam sobre o sistema de cotas" ...essas pessoas estão fora do texto;

    Resposta: é o contrário do pensamento do Autor...letra B

  • nem precisa ler o texto, todos que são contra as cotas seja universidade, concurso, vão pela ideia que o que pega a vaga teve média inferior ao que ficou (não teve cota)

    nos concursos em que há cota racial, os primeiros colocados acertam de 95% à 90% da prova
    os que pegam vag apor cota de 85% à 75%

  • Até aqui um monte de gente chorando por causa das cotas?

    Podem chorar. As cotas estão aí, aceitem que dói menos... Rsrsrs

  • Cheguei ao gabarito apenas analisando a frase inicial do texto: "As cotas raciais deram certo porque seus beneficiados são, sim, competentes."

    O autor parece "dialogar" com alguem contrário ao sistema de cotas. 
    Logo, gabarito letra B. 

  • Fiquei na alternativa E, e entendo que esta é sem dúvidas a melhor opção.

     

  • caramba meu,logo de cara eu tinha eliminado a b) e marquei a e)

  • Enunciado - As informações iniciais do texto permitem inferir que pessoas contrárias ao sistema de cotas nas universidades públicas acreditam que

    A autora demostra em parte do texto está argumentando em contrário a opnião de alguém e que nesse caso são as pessoas em contrário, cujo menciona o enunciado. Veja essa passagem: "As cotas raciais deram certo porque seus beneficiados são, sim, competentes." Pois bem, o que podemos inferir, ou seja, deduzir é que pessoas em contrário acreditam que os alunos beneficiados têm pouca qualificação para frequentar os cursos.

    Louvado seja o Deus de Israel

  • "As cotas raciais deram certo porque seus beneficiados são, sim, competentes. Merecem, sim, frequentar uma universidade pública e de qualidade. "

    Ora, não está claro que as pessoas contrárias ao sistema de cotas, neste contexto, creem que os alunos beneficiados têm pouca qualificação para frequentar os cursos?

  • Nem precisa ler o texto pra responder a esta questão. Resposta obvia!

  • Errei de bobeira.Entendi que a questao pedia o pensamento das pessoas contrarias ao que falava no texto, mas o cerebro parece que nao quis colaborar com meu raciocinio e quando viu a E confundiu tudo kkk

  • Confesso que alguns comentários aqui feitos,não correspondem com a verdadeira interpretação do texto,nada fora acrescento no mesmo para que chegássemos a letra B

  • Assertiva b

    os alunos beneficiados têm pouca qualificação para frequentar os cursos.

  • Eu entendi a E como a certa pelos fato das porcentagens tipo como se quem fosse contra a cotas usasse isso como argumento em dizer que a diferença de um cotista pra um não cotista é tão pouca que seria irrelevante as cotas, nesse sentido : apenas 3% a diferença de notas para cotistas e não cotistas. Mas na verdade o texto é mais malicioso ainda quando diz: " As cotas raciais deram certo porque seus beneficiados são, sim, competentes. Merecem, sim,..." e é ai que está o x da questão. é como se rebasse um argumento contrádio de quem diz que é incompetente ou que não merece tal vaga por cotas e portanto temos o gabarito como B. Prova disso é justamente a diferença dos 3% que eles são capazes também para frequentar o curso de medicina por exemplo e se formar e ser bom profissional o que descartaria e teríamos ai o erro da E pra quem ficou na dúvida. Eu errei a questão ok marquei a E , mas depois entendi.

    Gabraito: B

  • Não concordo com o gabarito. Ele quer a "dedução" (inferir) das pessoas contrárias ao sistema de cotas. Se elas são contrárias ao sistema de cotas, deduz que essas pessoas pensam que o sistema de cotas não seja necessário. E se os alunos cotistas tiverem um desempenho similar aos outros alunos, não vai precisar mais de cotas, porque não precisa mais "igualar" algo que já está "igualado", desse modo poderia extinguir o sistema de cotas. Gabarito seria a LETRA E

    A B diz que as pessoas contrárias ao sistema de cotas acreditam os alunos beneficiados têm pouca qualificação para frequentar os cursos. E se elas não acreditam na pouca qualificação dos alunos beneficiados, mas sim, tem o infeliz preconceito ou promovem bullying? Não poderia ser a letra B.

  • Achei um tanto confusa a questão , por ser uma questão de inferência, cobraram o raciocínio de pessoas que estão fora dos texto ! mas , tudo bem , é melhor se preparar para o pior ...Nocaute nessa questão !

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.

    Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A

  • Gabarito B

    " As cotas raciais deram certo porque seus beneficiados são, sim, competentes. Merecem, sim, frequentar uma universidade pública e de qualidade"

    O que é contrário a esse argumento?

    Não são competentes. Não merecem

    Por mais que a questão seja de interpretação, a resposta SEMPRE estará no texto. Nao adianta ficar viajando em hipóteses ( E SE..... E SE...)