-
As cotas raciais deram certo porque seus beneficiados são, sim, competentes.
A diferença entre eles, portanto, ficou próxima de 3%. IstoÉ entrevistou educadores e todos disseram que essa distância é mais do que razoável. Na verdade, é quase nada. Se em uma disciplina tão concorrida quanto medicina um coeficiente de apenas 3% separa os privilegiados, que estudaram em colégios privados, dos negros e pobres, que frequentaram escolas públicas, então é justo supor que a diferença mínima pode, perfeitamente, ser igualada ou superada no decorrer dos cursos. Depende só da disposição do aluno.
RESPOSTA A : ratifica a ideia de que as cotas lograram êxito no sistema educacional brasileiro.
-
A meu ver esse texto é contrário ás cotas, porque nao é necessário haver cotas pois os alunos cotistas estão conseguindo competir com os demais, pois a diferença entre eles é mínima!
-
"As cotas raciais deram certo..."
Alternativa "A" a correta, questão bem simples.
-
Alternativa A
Ratificar e retificar são palavras parônimas (possuem grafia e pronúncia quase idênticas, mas significados diferentes). Por esse motivo, é frequente serem confundidas por muitas pessoas.
Significado de Ratificar:
Ratificar significa confirmar, reafirmar, comprovar ou validar algo. O sentido será sempre de confirmação, aprovação ou concordância.
Bom estudo a todos
-
Alternativa A - ratificar significa: confirmar , afirmar
-
Texto fio da mãe, rsrs...Se a diferença entre eles é mínima, na verdade, é quase nada, e essa diferença mínima pode, perfeitamente, ser igualada ou superada por que manter um sitema de cotas? Se eles são competentes assim como afirma o texto pra que cotas? Concordo com Paulo silva, esse texto é contrário as cotas.
-
Tô achando que a pessoa que elaborou as alternativas não entendeu o texto ou eu estou com muito sono!
O texto diz: Se em uma disciplina tão concorrida quanto medicina um coeficiente de apenas 3% separa os privilegiados, que estudaram em colégios privados, dos negros e pobres, que frequentaram escolas públicas, então é justo supor que a diferença mínima pode, perfeitamente, ser igualada ou superada no decorrer dos cursos. Depende só da disposição do aluno.
Ora, se a desigualdade pode ser superada, a depender da disposição do aluno, qual a necessidade do sistema de cotas ?
O texto não afirma que o sistema de cotas logrou êxito, pelo contrário, demonstra que é desnecessário, na medida em que a diferença no percentual de aprovação entre cotistas e não cotistas podia ser muito bem superada pelo esforço e disposição do próprio aluno.
-
Resposta no início do texto: "As cotas raciais deram certo porque seus beneficiados são, sim, competentes."
GABARITO: A
Nota: Percebe-se que, ao lermos esse texto com agilidade, surge a ideia de que o autor é contra as cotas, mas vejam bem essas duas passagens:
1. "... os cotistas estão só um pouco atrás."
2. "... a diferença mínima pode, perfeitamente, ser igualada ou superada no decorrer dos cursos. Depende só da disposição do aluno."
Ou seja, não há incoerência no texto, ele apenas diz que há uma diferença mínima para o ingresso na faculdade, que pode ser superada NO DECORRER do curso, portanto, nada é imediato.
Em resumo, segundo o autor, as cotas deram certo. Mas em nenhum momento diz que essas já não são mais necessárias.
-
GABARITO -> [A]
"As cotas raciais deram certo porque seus beneficiados são, sim, competentes."
"Se em uma disciplina tão concorrida quanto medicina um coeficiente de apenas 3% separa os privilegiados, que estudaram em colégios privados, dos negros e pobres, que frequentaram escolas públicas, então é justo supor que a diferença mínima pode, perfeitamente, ser igualada ou superada no decorrer dos cursos. Depende só da disposição do aluno."
-
Se as cotas raciais deram certo..... então o autor confirmou que as cotas lograram êxito no sistema educacional brasileiro.
-
Ao meu ver esta questão esta incoerente.
-
Ao meu ver esta questão esta incoerente.
-
Assertiva A
Ratifica a ideia de que as cotas lograram êxito no sistema educacional brasileiro.
-
EAI CONCURSEIRO!!!
Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.
Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A
-
RATIFICA: CONFIRMA
RETIFICA: CORRIGE
-
Pra quem não entendeu, o princípio das cotas é muito mais amplo.
Parte da Constituição que todos são iguais perante a lei.
Se há diferenças, elas devem ser sanadas, até todos se tornem iguais.
Se houve diferenças (na educacão, estudo) para concorrer a um vestibular (que têm regras iguais para todos) então deve-se sanar essa diferença (com a adoção de cotas).