-
FATORES HIGIÊNICOS E MOTIVADORES
MOTIVADORES > São aqueles que causam satisfação ou motivação, mas a sua falta não necessariamente causa insatisfação ou desmotivação; observa-se apenas nenhuma satisfação presente:
REALIZAÇÃO > O término com sucesso de um trabalho ou tarefa, os resultados do próprio trabalho;
RECONHECIMENTO PELA REALIZAÇÃO > O recebimento de um reconhecimento público, ou não, por um trabalho bem feito ou um resultado conseguido;
O TRABALHO EM SI > Tarefas consideradas agradavéis e que provocam satisfação;
DESENVOLVIMENTO PESSOAL > Possibilidade de aumento de status, perfil cognitivo ou mesmo de posição socia'l;
POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO > Uma alavancagem dentro da estrutura organizacional, em termos de cargo ou responsabilidade.
-
SÓ PARA COMPLEMENTAR, ABAIXO ESTÃO OS FATORES QUE CAUSAM INSATISFAÇÃO
São os fatores higiênicos, que não motivam. Sua presença não necessariamente causa satisfação no trabalho, enquanto sua ausência causa insatisfação.
SUPERVISÃO > A disposição ou boa vontade de ensinar ou delegar responsabilidades aos subordinados;
POLÍTICAS EMPRESARIAIS > Normas e procedimentos que encerram os valores e crenças da companhia;
CONDIÇÕES AMBIENTAIS > Ambientes físicos e psicológicos que envolvem as pessoas e os grupos de trabalho;
RELAÇÕES INTERPESSOAIS > Transações pessoais e de trabalho com os pares, ou subordinados e os superiores;
STATUS > Forma pela qual a nossa posição está sendo vista pelos demais;
REMUNERAÇÃO > O valor da contrapartida da prestação do serviço;
VIDA PESSOAL > Aspectos do trabalho que influenciam a vida pessoal.
-
Herzberg : Teoria dos dois fatores
Fatores motivacionais - Auto-estima , auto-realização .- Presentes = satisfeito , não presentes = não satisfeito
Fatores higiênicos - não motiva - Social , segurança , fisiológicos - ausentes = insatisfeito , presentes = não insatisfeito
Para Herzberg nem todas as necessidades trazem satisfação ; não há hierarquia das necessidades , mas sim fatores diferenciados a serem alcançados por motivos diferentes
-
"Seis fatores pareciam determinantes para a satisfação no trabalho, os quais foram chamados de fatores motivadores (do trabalho):
- realização;
- reconhecimento;
- trabalhos desafiadores;
- crescimento/desenvolvimento;
- responsabilidade;
- o próprio trabalho"
Gestão de Pessoas para Concursos - Vol II
Autores: Enrique Rocha, Karina da Rocha e Cristiana Duran
-
Resposta : Letra B
Esse é um fator motivacional na teoria de Herberg. Trata-se do desenvolvimento pessoal , aquele que gera a possibilidade de aumento de status ou de posição social, ou até mesmo a simples aquisição de conhecimento.
Fonte: Administração para concursos: inclui os principais tópicos exigidos em concursos e questões comentadas/ Vinicius Ribeiro; Coordenação Vicente Paulo , Marcelo Alexandrino- Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2011.
-
Não entendi essa questão! Para mim a B (desenvolvimento) estava mais relacionada aos aspectos motivacionais, na verdade todas as alternativas me paracem ser fatores motivacionais!
-
Essa disciplina é simplesmente ridícula, é conceitualmente vaga até dizer chega!
Pela descrição dos fatores motivacionais logo no primeiro comentário, dá pra perceber que existe mais de uma resposta correta.
Além disso, nos slides do Prof. Rodrigo Rennó, inclusive, ele cita como fatores motivacionais:
- crescimento pessoal (alternativas "B" e "D", sendo ambos conceitos muito próximos);
- conteúdo do trabalho (alternativa "E");
- exercício da responsabilidade (alternativa "A");
- reconhecimento;
- realização (alternativa "C").
Todas as respostas corretas. Mas na explicação da questão o prof. simplesmente diz que a resposta é 'desenvolvimento pessoal' e já pula pra questão seguinte, sem maiores explicações.
Mas já que a questão pede "a possibilidade de aumento de status ou mesmo de posição social", para mim está correta tanto "B" como "D".
É difícil estudar essa matéria vaga e superficial. Por isso muita gente diz que estudar teoria é chato. Estudem Ciências Sociais e vão ver que teoria pode ter fundamento, método, embasamento, sem essas contradições e ambiguidades que acontecem com Administração Geral.
-
B e D sinonimos. Quem se desenvolve, cresce. Quem cresce, se desenvolve... Mesma coisa!
-
por que aumento de status ou de posição social é determinante motivacional associada ao desenvolvimento pessoal? -.-
-
Desenvolvimento pessoal que dizer em adquirir novas habilidades, enquanto possibilidade de crescimento que dizer subir de cargo por exemplo, são 2 coisas diferentes.
-
Essa questão é "bem desgraçada" mesmo... Na prova eu erraria com toda certeza, marcaria a letra C.
Na verdade ela não cobra puramente a TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG, ela vai além e cobra o conhecimento sobre a classificação literária de MARRAS(2007), que atráves da TEORIA DE HERZBERG -fatores HIGIÊNCOS E MOTIVACIONAIS- estabelece sua própria classificação...
No livro da ANDRÉIA RIBAS tem essa classificação (GESTÃO DE PESSOAS PARA CONCURSOS- PÁG 350)
É meio longo pra colocar aqui, mas vou deixar o link que manda direto para o assunto. Ps: no primeiro quadro que a página abrir estará o determinante -DESENVOLVIMENTO PESSOAL- que foi cobrado na questão.
https://books.google.com.br/books?id=mlHCDAAAQBAJ&pg=PT376&lpg=PT376&dq=Marras+fatores+motivadores+e+fatores+higi%C3%AAnicos&source=bl&ots=oXJC2txpLg&sig=Gcjt7i0GUUqNEnPtoenWI3HVp-k&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjl_rOh79XOAhXGE5AKHT78DI4Q6AEIMzAE#v=onepage&q=Marras%20fatores%20motivadores%20e%20fatores%20higi%C3%AAnicos&f=false
-
DESENVOLVIMENTO PESSOAL > Possibilidade de aumento de status, perfil cognitivo ou mesmo de posição social;
POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO > Uma alavancagem dentro da estrutura organizacional, em termos de cargo ou responsabilidade.
Diferença entre os dois: quando se fala em desenvolvimento pessoal, podemos relacionar com a vida pessoal de um indivíduo, logo o aumento de status e uma posição social mais alta influencia na sua vida pessoal dentro de uma sociedade. Diferentemente quando se fala em possibilidade de crescimento, pois está relacionado ao crescimento dentro da empresa, ou seja, uma mudança para um cargo melhor que consequentemente gera mais responsabilidades.
-
Não confundir com:
Teoria das Necessidades Adquiridas - McClelland:
Afiliação
Poder
Realização
Teoria ERC - Alderfer:
Existência
Relaciomento
Crescimento