-
Just-in-time: entrega no tempo certo, é atender o cliente interno ou externo no momento exato de sua necessidade, com as quantidades necessárias para produção/operação. Execução de todas as etapas da produção, do projeto à entrega do produto, com ênfase em estoque mínimo (apenas o necessário), maximização da qualidade (índice zero ou próximo disso em defeitos) e custo mínimo. Gabarito: A
-
"O sistema just-in-time é um método de produção com o objetivo de disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura apenas quando forem necessários para que o custo de estoque seja menor. A idéia do just-in-time é suprir produtos para linha de produção, depósito ou cliente apenas quando eles são necessários. Se as necessidades de material ou produtos e os tempos de ressuprimento são conhecidos com certeza, pode-se evitar o uso de estoques. Os lotes são pedidos apenas nas quantidades suficientes para atender o consumo com antecedência de apenas um tempo de ressuprimento. Portanto, a técnica é vantajosa quando os produtos tem alto valor unitário e necessitam de alto nível de controle; as necessidades ou demanda são conhecidas com alto grau de certeza; os tempos de reposição são pequenos e conhecidos, e, não há benefício econômico em suprir-se com quantidades maiores que as requeridas."
-
O Estoque Mínimo - também conhecido como Estoque de Segurança, é a quantidade mínima que deve existir no estoque. Ela se destina a cobrir os atrasos de reposição por parte do fornecedor, e tem a finalidade de garantir que o produto não irá faltar.
O Kaizen originou-se na indústria Toyota no Japão, o significado da palavra é melhoria continua ou mudar sempre para melhor. Todos participam da melhoria continua, incluindo a alta gerência até o piso de fábrica, com o objetivo de identificar oportunidades de ganho melhorando a produtividade da organização.
Qualidade Total é uma técnica de administração multidisciplinar formada por um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos, aplicados no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, objetivando atender as exigências e a satisfação dos clientes.
Os princípios da Qualidade Total estão fundamentados na Administração Científica de Frederick Taylor (1856-1915), no Controle Estatístico de Processos de Walter A. Shewhart (1891-1967) e na Administração por Objetivos de Peter Drucker (1909-2005).
-
Filosofia Just in Time:
- Eliminação de estoques;
- Eliminação de desperdícios;
- Manufatura de fluxo contínuo;
- Produção puxada a partir da demanda;
- Esforço contínuo na resolução de problemas;
- Melhoria contínua dos processos.
-
Letra A
-
GABARITO: LETRA A
Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. Just in time é um termo inglês, que significa literalmente “na hora certa” ou "momento certo".
O sistema Just in Time (JIT) pode ser aplicado em qualquer organização e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo.
O just in time é o principal pilar de diversas fábricas, em especial de carros, como por exemplo o sistema Toyota de produção.
Com este sistema, o produto ou matéria-prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, não existe estoque parado.
O próprio conceito do termo é relacionado a produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria-prima e só depois fabricá-lo ou montá-lo.
Nas fábricas onde está implantado o just in time, o estoque de matérias-primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção, e para que isso seja possível, os fornecedores devem ser treinados e capacitados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.
A redução do número de fornecedores para o mínimo possível é um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefícios da política just in time.
FONTE: SIGNIFICADOS.COM.BR
-
GABARITO: LETRA A
OBJETIVOS DO JIT
São eles:
• minimização dos prazos de fabricação dos produtos finais, mantendo-se
inventários mínimos;
* redução contínua dos níveis de inventário através do enfrentamento dos
problemas da manufatura;
* redução dos tempos de preparação de máquina, a fim de flexibilizar a
produção;
• redução ao mínimo do tamanho dos lotes fabricados, buscando sempre
o lote igual à unidade;
* liberação para a produção através do conceito de “puxar” estoques, ao
invés de “empurrar”, em antecipação à demanda;
• flexibilidade da manufatura pela redução dos tamanhos dos lotes, tempos de preparação e tempo de processo.
FONTE: Administração de Materiais - Uma Abordagem Logística - Marco Aurélio P. Dias.
-
Segundo Dias (2015), a ideia do Just in time surgiu no Japão na década e 70 e foi sendo assimilada pela indústria ocidental, de forma mais efetiva, a partir dos anos 80. Produção na quantidade necessária, no momento necessário, para atender à variação de vendas com o mínimo de estoques em produtos acabados, em processos e em matéria-prima.
Gabarito: A