-
LETRA E.A Administração Direta constitui-se dos órgãos integrantes da estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios. Estes, são centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes. Não possui patrimônio e estão inseridos na estrutura de uma pessoa jurídica; na esfera federal estão submetidos à supervisão ministerial (Ministros de Estado); e, alguns têm capacidade jurídica, processual, para defesa de suas prerrogativas funcionais.
-
por que a B está incorreta? os ministérios e as secretarias são auxiliares? resp. para arnaldo_direito@hotmail.com. obrigado
-
Caro Arnaldo, a Administração Direta não é formada apenas pelos seus "chefes", mas pelos órgãos e serviços que compõem a sua estrutura, logo, a alternativa "b" não está totalmente errada, mas está incompleta, pois relaciona-se apenas à definição de agentes políticos (os "caras").
: )
-
a. (errada) esta é a definição de Administração Indireta.b. (errada) não se trata de um nível de administração! a Administração Direta Federal, por exemplo, é como um corpo só!! formado por orgãos!c. (errada) errada logo de cara, orgão não tem personalidade jurídica!!d. (errada) quando trata-se de Adminstração Direta, por exemplo Federal, só haverá um pessoa jurídica, um só corpo, e não um conjunto como afirma a questão.
-
a. (errada) esta é a definição de Administração Indireta.b. (errada) não se trata de um nível de administração! a Administração Direta Federal, por exemplo, é como um corpo só!! formado por orgãos!c. (errada) errada logo de cara, orgão não tem personalidade jurídica!!d. (errada) quando trata-se de Adminstração Direta, por exemplo Federal, só haverá um pessoa jurídica, um só corpo, e não um conjunto como afirma a questão.
-
Alternativa correta, letra EDecreto Lei nº 200/1967Art.4º A Administração Federal compreende:I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.II - A Administração indireta...Fonte: Direito Administrativo Descomplicado.
-
Olha interpretei de outra forma a letra E... Pq a adm. direta n é só o poder executivo, mas tb o legislativo e o judiciário, por isso considerei a alternativa como errada. Massss vou pensar como a banca, né....
-
O decreto 200 realmente diz isso, mas a Constituição Federal em seu art. 37 caput diz que: "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União" etc, isso mostra que a Constituição Federal entende que a adm direta não existe apenas no Poder Executivo mas também nos demais poderes. O legislativo e o Judiciário também podem exercer atividades administrativas, apesar destas serem típicas do poder executivo.
Portanto, considero que a FCC formulou mal a questão.
-
Pensei igual a Marcela Pires...tendo em vista q Judiciário e Legislativo tbm integram a Ad. Direta..
-
Ñão acho que foi mal formulada não. A alternativa falou "na estrutura administrativa da chefia do PODER EXECUTIVO". Está totalmente correta essa assertiva, independentemente de o Judiciário e o Legislativo também exercerem administração direta.
Questão objetiva gente.. é pra ler só o que tem na questão e marcar a correta.. Se viajar demais vai errar!
-
A questão pede a definição de administração direta e a que foi dada pela alternativa E é incompleta. Associar a administração direta apenas ao poder executivo é um erro.
-
QUESTÃO MAL FORMULADA, CONTRARIANDO INCLUSIVE, DISPOSIÇÃO CONSTITUCIONAL, VEJAMOS:
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte
PORTANTO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, NÃO É SOMENTE DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DO PODER EXECUTIVO, MAS DOS DEMAIS PODERES TAMBÉM
P
-
Realmente...o enunciado pede a DEFINIÇÃO:
"A Administração Direta é definida como"
A resposta está incompleta. É o tipo de questão onde deve-se marcar a menos incorreta.
Se alguém discorda do meu comentário, mande-me um recado, por gentileza.
-
A Administração Direta é definida como ???
-
Discordo... Na letra D fala em pessoa... também não está errada... Ora, a AP direta pode se definida assim, pois ele não delimitam em qual esfera. OU seja, se estamos falando em todas as esferas, então a AP DIRETA é um conjunto de pessoas jurídicas de direito público interno, pois compreende União, estados-membros, municípios e DF, e seus respectivos órgãos. Isso nos três poderes, ou seja, nada a ver falar em chefe de executivo...
PORRA... conjunto de órgãos apenas dá no máximo uma PESSOA apenas, e não uma Administração Pública inteira...
Questão bizonha....
-
Segundo o decreto-lei 200/67 a Adiministração Direta é formada pelos órgãos que integram a estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.
Esse texto É INFELIZ!! pois confundiu Administração Direta com o Executivo. SÓ PODE SER ASSINALADA COMO CERTA SE NÃO TIVER ALTERNATIVA MELHOR ( O QUE OCORREU ) OU SE O ENUNCIADO MENCIONAR O DECRETO-LEI 200/67.
-

Bons estudos!
-
Decreto 200 de 25 de fevereiro de 1967:
Art. 4° A Administração Federal compreende:
I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.
Bons estudos!!!
-
Gabarito: E.
Bom, a questão fez referência ao exposto pelo art. 4º, I, do Decreto 200/67. Com a entrada da CF/88 em vigor, esta, em seu art. 37, caput, expõe que há administração pública em todos os entes federados, ou seja, no Executivo, no Legislativo e no Judiciário. Entretanto, devemos ter em conta que o referido decreto ainda está em vigor, não obstante este ser incompleto. Nesse sentido, se está em vigor, não há que se considerar a questão incorreta, mesmo sendo incompleta.
Espero ter ajudado.
Bons estudos.
-
ADMINISTRAÇÃO DIRETA é o conjunto de órgãos que integram as pessoas politicas do Estado (União, estados, DF e municípios), aos quais foi atribuida a competência para o exercício, de forma centralizada, de atividades administrativas.
gb e
pmgo
-
Excelente questão hem!