SóProvas


ID
1365472
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto ao “planejamento de contingência” é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A possibilidade de mudanças inesperadas requer flexibilidade dentro do planejamento das missões. Alternativas e planos de contingência devem estar preparados. Cobrindo circunstâncias como mudanças de horário, possíveis ameaças, mudanças de itinerários e outras ações que podem afetar a segurança do Principal. Coordenação com o anfitrião como também de outras pessoas envolvidas durante uma visita é essencial. Em todos os casos, antecipação é a chave do sucesso. (Prof. Alexandre Herculano)


  • O significado da palavra contingente já diz sobre o que se refere a questão...

    CONTINGENTE: Que pode ou não suceder; eventual; incerto.

     

    BONS ESTUDOS!

     

  • O plano de contingências não se liga a um CRONOGRAMA???? 

     

    Achei que a opção B estava errada...

  • Fazem parte do plano de contigencia: A análise de riscos e o gerenciamento de crises.

  • a)  "não levando em conta riscos, tampouco ameaças" - erradissima

    b) "A identificação de estratégias alternativas, caso algum item do planejamento principal não ocorra con- forme o esperado, é estabelecida através de análise e, via de regra, não se liga a um cronograma. Levam-se em conta, inclusive, as perdas caso alguma ameaça se concretize." -

    Certinha, o que confuden a gente é o uso do termo "planejamento principal", tendemos a achar que se trata do planejamento de contigência em si, mas se trata do que é comum à organização.

    Trocando os termos fica mais fácil de entender, vejamos:  A identificação de estratégias alternativas, caso algum item do que é comum à organização não ocorra conforme o esperado, é estabelecida através de análise e, via de regra, não se liga a um cronograma. Levam-se em conta, inclusive, as perdas caso alguma ameaça se concretize.

    c) "caso alguma ameaça se concretize e os acontecimentos ocorram conforme o esperado." - quer dizer que devemos esperar ansiosamente que a ameaça se concrtize né? Errada

    d) não se considerando possíveis perdas uma vez que as contingências plenamente atendidas anulam ocorrências inesperadas. - vixe! sem comentários. Erradíssima

    e) É o estabelecimento de estratégia principal, visando atender a programação inicial, sendo as possíveis perdas tratadas na fase de controle, não sendo mais possível restabelecer as atividades caso ocorra um sinistro. - Todo o resto se tornou aondicional a parte grifada. Sendo assim, errada.

     

     

     

  • Trf 5 Sergipe aí vou eu
  • Kleydson, fiquei com a mesma dúvida!
  • GABARITO B

     

     

    a) É o estabelecimento do planejamento principal, onde é fundamental basear-se em um cronograma com base nos acontecimentos esperados não levando em conta riscos, tampouco ameaças, que ficam a cargo de outra modalidade de planejamento. (o planejamento de contingências não se liga a um cronograma).

     

    b) A identificação de estratégias alternativas, caso algum item do planejamento principal não ocorra con- forme o esperado, é estabelecida através de análise e, via de regra, não se liga a um cronograma. Levam-se em conta, inclusive, as perdas caso alguma ameaça se concretize.

     

    c) É a identificação de estratégias alternativas, caso alguma ameaça se concretize e os acontecimentos ocorram conforme o esperado. É fundamental estabelecer um cronograma para as contingências, sob pena de se perder o controle das providências adotadas em situação de crise. (o planejamento de contingências cuida de fatos imprevistos e não se liga a um cronograma).

     

    d) É o estudo do cenário de forma a garantir que os objetivos estabelecidos ocorram conforme o esperado. Neste planejamento, levam-se em conta os riscos e as ameaças, não se considerando possíveis perdas uma vez que as contingências plenamente atendidas anulam ocorrências inesperadas. (nada em segurança é 100% garantido, seja na segurança institucional, das pessoas ou das informações).

     

    e) É o estabelecimento de estratégia principal, visando atender a programação inicial, sendo as possíveis perdas tratadas na fase de controle, não sendo mais possível restabelecer as atividades caso ocorra um sinistro(com a elaboração do planejamento de contingências será possível reestabelecer as atividades da organização com o emprego do manejo emergencial, que envolve a reassunção, recuperação e restauração).

  • De fato, o planejamento de contingências não se liga a um cronograma. Como se trata de medidas alternativas, planejadas para fazer frente a eventos indesejados e que fogem ao planejamento inicial, não há como determinar o dia, a hora ou como irão ocorrer.

    O que o planejamento de contingências busca é minimizar os efeitos dos eventos indesejados, de maneira que a organização retorne o mais rápido possível ao seu estado normal.