-
A aquisição de um veículo é lançada como ativo permanente no balanço patrimonial.
-
A DVP evidencia as variações patrimoniais quantitativas e qualitativas, mas não todas as variações patrimoniais.
Variações não demonstradas na DVP:
1 - fatos permutativos extraorçamentários; e
2 - fatos permutativos orçamentários oriundos de receitas ou despesas correntes.
Portanto, na DVP considerar-se-ão apenas as Variações Patrimoniais Qualitativas decorrentes de receitas ou despesas de capital e todas as Variações Patrimoniais Quantitativas.
Gabarito: errado.
-
MCASP 6
A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP)20 evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.
O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas.
-
MCASP 7a Edição
O resultado patrimonial do período é apurado na DVP pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. O valor apurado passa a compor o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial (BP) do exercício.
-
MCASP 2020 Pg 442:
-A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.
-A DVP será elaborada utilizando-se as classes 3 (variações patrimoniais diminutivas) e 4 (variações patrimoniais aumentativas) do PCASP..
Portanto, os fatos que não afetem as contas 3 e 4 não serão consideradas, como, por exemplo, os fatos permutativos que utilizam apenas as contas 1 e 2.