SóProvas


ID
1366753
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em situações de emergência, a intubação endotraqueal é um meio de fornecer ventilação mecânica para indivíduos que não podem manter uma via aérea adequada por si próprios.

Considerando os cuidados ao paciente com tubo endotraqueal, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A técnica utilizada é a estéril.

  • Após a colocação da cânula traqueal, é necessário checar se o seu posicionamento está correto, o que é feito inicialmente pela avaliação clínica que consiste na visualização da expansão torácica e da condensação do tubo durante a ventilação.

    A aspiração endotraqueal é um recurso mecânico simples e importante na rotina hospitalar. É utilizado, muitas vezes,  em pacientes, sob ventilação mecânica com a finalidade de manter as vias aéreas permeáveis, prevenir infecções, promover trocas gasosas, incrementar a oxigenação arterial e melhorar a função pulmonar. Este procedimento expõe a sérios riscos, especialmente em pacientes sob ventilação mecânica, devendo ser cuidadosa e criteriosa para evitar complicações sérias como hipoxemia, atelectasia, arritmia e infecção, entre outras. Deve-se utilizar técnica asséptica e não limpa como afirma a questão.

    A entubação traqueal faz parte do gerenciamento da via aérea e é definida como a técnica de introdução de uma sonda, o tubo traqueal, na luz da traqueia com o objetivo de manter a via aérea patente, administrar oxigênio e eliminar o dióxido de carbono produzido. Pode ser realizada através da nasofaringe, chamada entubação nasotraqueal; da orofaringe, entubação orotraqueal; ou por meio de uma abertura na parede da traqueia, entubação transtraqueal, mais conhecida como traqueotomia. Portanto, deve-se sempre administrar a concentração de oxigênio conforme a prescrição.

    A técnica da higiene bucal é um fator significante para a manutenção da saúde e conforto dos pacientes. Sendo esta uma prática importante na assistência a pacientes que se encontram intubados e sob ventilação mecânica, pois a sua realização eficaz colabora para diminuir os riscos de complicações e o tempo de internação do paciente.

    Resposta B.

    Bibliografia

    Caldeira PM, Cobucci RAS. Higiene Oral  em intubação orotraqueal internados em ma Unidade de Terapia intensiva. Revista Enfermagem Integrada – Ipatinga: Unileste-MG - V.4 - N.1 - Jul./Ago. 2011.

    Gonzalez MM, Timerman S, Gianotto-Oliveira R, Polastri TF et al. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Volume 101, Nº 2, Supl. 3, Agosto 2013.

  • Deve ser utilizado técnica estéril por ser um procedimento invasivo.

  • Tubo endotraqueal

  • Pensa bem: aspiração em paciente traqueostomizado. Você vai usar técnica LIMPA? OI???

    O risco de pneumonia (PAV) já é altíssimo por si só, imagine usando apenas técnica limpa.