Resposta: E.
a) Marmorização: Consiste na infiltração da gordura nas fibras. Depois de grelhada a carne fica mais suculenta, saborosa e macia.
b) Rancificação: Torna mais curto o tempo de conservação da carne, afetando diretamente na vida de prateleira.
c) Rigor mortis: é um sinal reconhecível de morte que é causado por uma mudança bioquímica nos músculos, causando um endurecimento ("rigor") dos músculos do cadáver e impossibilidade de mexê-los ou manipulá-los. Tipicamente o rigor acontece várias horas após a morte clínica e volta espontaneamente depois de dois dias, apesar de o tempo de início e duração depender da temperatura ambiente. Na média, presumindo-se temperatura amena, começa entre 3 e 4 horas post-mortem, com total efeito do rigor em aproximadamente 12 horas, e finalmente o relaxamento em aproximadamente 36 horas.
d) Defumação: Três razões tradicionalmente são reconhecidas para a defumação de carne: efeito preservativo, aparência e flavor. O processo de defumação de alimentos pode ser feito a quente, para carnes como de suíno, de bovino, de peixe e de ave, com utilização de fogo e fumaça. Pode-se, ainda, defumar queijos em processo a frio, apenas com a aplicação de fumaça. Existem dois tipos de defumação: a quente (75ºC) e a fria (30 a 50ºC).
e) Maturação: A maturação consiste no armazenamento a aproximadamente 0º por uma média de 10 dias. Atualmente a maior parte da maturação é feita com as carnes embaladas a vácuo, mas não é regra. A carne passa por um processo enzimático natural que a deixa mais macia. Essas carnes são denominadas refrigeradas e normalmente tem validade de 60 dias.