SóProvas



Questões de Tecnologia de Alimentos


ID
164830
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação a Ambientes de Atmosfera modificada ou controlada considere as afirmações:

I. Na maioria dos casos, para aplicação de atmosfera modificada ou controlada, se utiliza redução de níveis de oxigênio (O2) e aumento de níveis de gás carbônico (CO2) para retardar o amadurecimento dos alimentos.

II. A atmosfera modificada ou controlada do ambiente de armazenagem, seja do armazém, da câmara ou da embalagem, estabelece uma composição de gases ideal, diminuindo a atividade respiratória do produto.

III. A atmosfera modificada se define no uso de uma técnica de supressão de ar e só é aplicada em produtos de pequeno teor aquoso.

IV. O etileno pode ser utilizado, também, em armazenamento em atmosfera modificada e controlada de alguns frutos, a exemplo da banana-prata.

Alternativas

ID
164839
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Pode-se, segundo as barreiras utilizadas, agrupar as técnicas de conservação em: tratamentos térmicos (pelo frio e pelo calor); irradiação; conservação por embalagens com níveis reduzidos de oxigênio; defumação; adição de solutos (salga e uso do açúcar); fermentação; pressurização. Sobre essas técnicas, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A principal vantagem da irradiação dos alimentos é o fato desta técnica destruir as bactérias prejudiciais assim como outros microrganismos passíveis de causar intoxicações alimentares.
    Uma pequena quantidade de determinadas vitaminas é perdida, semelhante ao que acontece com outros métodos de processamento alimentar, tal como a conservação por secagem.
  • Resposta: Letra E

    A ação das radiações nos alimentos, afetam de certa forma as substâncias constituídas dos mesmos. As vitaminas C, B1, B2, B3, B6, as Enzimas, Lipídeos, Glicídeos e pectinas, são bastante sensíveis as radiações e são bastante afetada neste processo. 

  • irradiação de alimentos é uma técnica utilizada pelas indústrias nas quais determinados tipos de alimentos são expostos à radiação ionizante de maneira controlada por tempo adequado. ... Na irradiação de alimentos são aplicados cinco tipos diferentes de radiação, sendo elas: alfa, beta, gama, raios X e nêutrons.

    Quais alimentos não podem ser irradiados?

    Um ponto negativo visto até o momento é que o sabor e aroma do alimento sofrem algumas alterações. O leite e seus derivados, além de alimentos muito gordurosos, não podem ser irradiados, pois sofrem reações de oxidação e ficam rançosos.


ID
164842
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre Aditivos e Coadjuvantes Tecnológicos, analise:

I. Um aditivo alimentar é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento.

II. Existem alguns aditivos que modificam as características sensoriais dos alimentos, sejam elas visuais, olfativas e mesmo de sabor, como os corantes, aromatizantes, acidulantes e edulcorantes.

III. São vários os aditivos que melhoram as características físicas dos alimentos, tais como os estabilizantes, antiespumantes, umectantes, antiumectantes e os espessantes.

IV. Alguns aditivos têm ação conservante ou antioxidante nos alimentos pois evitam as alterações químicas e biológicas. Exemplos muito utilizados na indústria de alimentos são os aditivos conservadores e os antioxidantes, a exemplo da clorofila e dos carotenos.

V. Vários aditivos melhoram ou até mesmo corrigem algumas propriedades dos alimentos. Exemplos muito utilizados na indústria de alimentos são os acidulantes, neutralizantes, acidificantes, gaseificantes e melhoradores de farinha.

Alternativas
Comentários



  • Portaria nº 540 - SVS/MS, de 27 de outubro de 1997


    1.2 - Aditivo Alimentar:é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, trans-porte ou manipulação de um alimento. Ao agregar-se poderá resultar em que o próprio aditivo ou seus derivados se convertam em um componente de tal alimento. Esta definição não inclui os contaminantes ou substâncias nutritivas que sejam incorporadas ao alimento para manter ou melhorar suas propriedades nutricionais.

    1.3 - Coadjuvante de Tecnologia de Fabricação: é toda substância, excluindo os equipamentos e os utensílios utilizados na elaboração e/ou conservação de um produto, que não se consome por si só como ingrediente alimentar e que se emprega intencionalmente na elaboração de matérias-primas, alimentos ou seus ingredientes, para obter uma finalidade tecnológica durante o tratamento ou fabricação. Deverá ser eliminada do alimento ou inativada, podendo admitir-se no produto final a presença de traços de substância, ou seus derivados.


  • 3- funções de aditivos alimentares

    3.1 - Agente de Massa:
    substância que proporciona o aumento de volume e/ou da massa dos alimentos, sem contribuir significamente para o valor energético do alimento.

    3.2 - Antiespumante:substância que previne ou reduz a formação de espuma.

    3.3 - Antiumectante:substância capaz de reduzir as características higroscópicas dos alimentos e diminuir a tendência de adesão, umas às outras, das partículas individuais.

    3.4 - Antioxidante:substância que retarda o aparecimento de alteração oxidativa no alimento.

    3.5 - Corante:substância que confere, intensifica ou restaura a cor de um alimento.

    3.6 - Conservador:substância que impede ou retarda a alteração dos alimentos provocada por microrganismos ou enzimas.

    3.7 - Edulcorante:substância diferente dos açúcares que confere sabor doce ao alimento.

    3.8 - Espessantes:substância que aumenta a viscosidade de um alimento.

    3.9 - Geleificante:substância que confere textura através da formação de um gel.

    3.10 - Estabilizante: substância que torna possível a manutenção de uma dispersão uniforme de duas ou mais substâncias imiscíveis em um alimento.

    3.11 - Aromatizante:substância ou mistura de substâncias com propriedades aromáticas e/ou sápidas, capazes de conferir ou reforçar o aroma e/ou sabor dos alimentos.

    3.12 - Umectante:substância que protege os alimentos da perda de umidade em ambiente de baixa umidade relativa ou que facilita a dissolução de uma substância seca em meio aquoso.

    3.13 - Regulador de Acidez:substância que altera ou controla a acidez ou alcalinidade dos alimentos.

    3.14 - Acidulante:substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos.

    3.15 - Emulsionante/Emulsificante:substância que torna possível a formação ou manutenção de uma mistura uniforme de duas ou mais fases imiscíveis no alimento.

    3.16 - Melhorador de Farinha:substância que, agregada à farinha, melhora sua qualidade tecnológica para os fins a que se destina.

    3.17 - Realçador de Sabor:substância que ressalta ou realça o sabor/aroma de um alimento.

    3.18 - Fermento Químico:substância ou mistura de substâncias que liberam gás e, desta maneira, aumentam o volume da massa.

    3.19 - Glaceante:substância que, quando aplicada na superfície externa de um alimento, confere uma aparência brilhante ou um revestimento protetor.

    3.20 - Agente de Firmeza: substância que torna ou mantém os tecidos de frutas ou hortaliças firmes ou crocantes, ou interage com agentes geleificantes para produzir ou fortalecer um gel.

    3.21 - Sequestrante: substância que forma complexos químicos com íons metálicos.

    3.22 - Estabilizante de cor:substância que estabiliza, mantém ou intensifica a cor de um alimento.

    3.23 - Espumante:substância que possibilita a formação ou a manutenção de uma dispersão uniforme de uma fase gasosa em um alimento líquido ou sólido.


    fonte: http://www.anvisa.gov.br/legis/portarias/540_97.htm
  •  

    Todas as alternativas estão corretas.


ID
164884
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O sistema cook chill de produção de refeições se caracteriza por submeter o produto a um resfriamento rápido após o processamento quente. Por esse sistema os produtos são resfriados da temperatura original de cocção, num prazo de até 90 minutos a +3oC.

Considerando a sentença acima é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  Sistema Cook-Chill é um processo de preparação e resfriamento dos alimentos com o objetivo de prolongar seu armazenamento e, conseqüentemente, a sua distribuição e consumo de forma segura e nutritiva. 

    Os alimentos elaborados, expostos à temperatura ambiente, deterioram-se rapidamente através da ação dos microorganismos, das enzimas e das reações químicas. O frio inibe a multiplicação das bactérias e outros microorganismos, então, a temperatura normal de refrigeração para o sistema cook-chill é de 3ºC, sendo que a essa temperatura as bactérias e os microorganismos “adormecem” e as reações praticamente deixam de se verificar. 
  • Para complementar um pouco a colega:

    Resfriamento Rápido: Para resfriar até o centro dos alimentos de +90°C a +3ºC em 90 minutos.
    Congelamento Rápido: Para alimentos e matérias primas que precisam de conservação a temperaturas negativas (-18°C), a velocidade do Congelamento deve ir de 70ºC até –18°C no tempo máximo de 240 minutos. 


ID
164896
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação às inovações tecnológicas, os elementos envolvidos são os produtos alimentícios, equipamentos e sistemas produtivos.
Considerando a assertiva acima é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
193378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os bancos de leite humano (BLH) têm se configurado
como um dos mais importantes elementos estratégicos em favor
da amamentação. A rede de BHL desenvolveu metodologias
alternativas, voltadas para o processamento e o controle de
qualidade do leite humano (LH), tipicamente adaptadas às
necessidades nacionais, suficientemente seguras e sensíveis para
serem praticadas na rotina. A seleção e a classificação dos LH
recebidos e distribuídos se fundamentam em procedimentos
analíticos que avaliam desde as condições da embalagem até o
conteúdo energético do alimento.

Banco de leite humano: funcionamento, prevenção e controle de riscos.
Série tecnologia em serviços de saúde. Brasília, 2008 (com adaptações).

Julgue os itens de 29 a 33 com relação às ideias do texto acima.

Considerando que o armazenamento do LH em temperatura igual a 4 ºC por 48 h leva a uma variação de 8 ºD a 13 ºD nos teores da acidez titulável e que, nessas condições, a concentração de ácido lático não varia, então, a variação nos teores da acidez titulável é justificada pelas mudanças nas moléculas de ácidos graxos não esterificados de cadeia longa, como a do ácido oleico.

Alternativas
Comentários
  • A conservação do LHOc à baixa temperatura afeta a acidez titulável. Quando a temperatura ambiente diminui, passando de 20ºC/3h para 4ºC/48h de armazenagem, a acidez titulável pode variar de 8 a 13ºD ou mais. Sendo a concentração de ácido láctico invariável à baixa temperatura, a acidez Dornic poderá ser diretamente influenciada pela concentração de ácidos graxos não esterificados de cadeia longa, por exemplo, ácido oléico.

    Fonte: CAVALCANTE, Jorge Luís Pereira et al . Uso da acidez titulável no controle de qualidade do leite humano ordenhado. Ciênc. Tecnol. Aliment.,  Campinas ,  v. 25, n. 1, Mar.  2005.

ID
223219
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A classe de aditivos que confere textura a partir da formação de um gel é:

Alternativas
Comentários
  • " Conservantes - São substâncias que aumentam a duração dos alimentos, controlando o crescimento de microrganismos.

    Corantes - São substâncias, naturais ou sintéticas, usadas para aumentar ou recuperar a cor perdida durante o fabrico e posterior armazenamento, garantindo uma coloração uniforme do produto final.

    Edulcorantes - São aditivos de baixo teor calórico usados para substituir o açúcar.

    Emulsionantes - São substâncias que tornam possível a formação ou a manutenção de uma mistura homogénea de duas ou mais fases imiscíveis, como óleo e água, nos alimentos (por exemplo na produção industrial de maionese)

    Espessantes - São substâncias que aumentam a viscosidade dos géneros alimentícios assegurando a sua consistência.
     

    Estabilizadores - São substâncias que tornam possível a manutenção do estado físico-químico dos alimentos.

    Gases de embalagem - São gases, com excepção do ar, injectados em recipientes antes, durante ou após a colocação dos géneros alimentícios nesses recipientes. A função da introdução destes gases é a expulsão e substituição do ar que as embalagens contêm evitando ou atrasando, por exemplo, o crescimento microbiano ou processos de degradação química como a rancidez dos produtos. Normalmente são usados como gases de embalagem o azoto, o hidrogénio e o dióxido de carbono.

    Gelificantes - São substâncias que dão textura aos géneros alimentícios através da formação de um gel.

    Humidificantes - São substâncias que impedem os géneros alimentícios de secar por contrabalançarem o efeito de uma atmosfera com baixo grau de humidade, ou que promovem a dissolução de um pó num meio aquoso.

    Intensificadores de sabor - São substâncias que intensificam o sabor e/ou o cheiro dos géneros alimentícios.

    Levedantes químicos - São substâncias ou combinações de substâncias que libertam gás, aumentando assim o volume das massas ou polmes de farinha.

    Reguladores de acidez - São substâncias que alteram ou controlam a acidez ou a alcalinidade dos géneros alimentícios. Estas substâncias podem ter a função de neutralizar ou de equilibrar o efeito dos ácidos, como é o caso do Bicarbonato ou carbonato ácido (este produto é usado frequentemente na panificação visto que quando misturado com ácido, liberta-se dióxido de carbono, que promove o crescimento das massas)."


    Fonte: http://www.esb.ucp.pt/twt/pepino/MyFiles/MyAutoSiteFiles/ApoioProfessor164163602/samorais/Aditivos_Alimentares.pdf



    Artigo interessante: Aditivos Alimentares
    http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/753.pdf

  • Antiumectantes (AO 1945: anti-humectantes) são substâncias capazes de reduzir as características higroscópicas (que absorvem a umidade do ar) dos alimentos, ou seja, impedem que as partículas individuais dos alimentos juntem-se às outras devido à umidade.

     

    Espessante, é uma substância a qual pode aumentar a viscosidade de um líquido sem substancialmente alterar suas outras propriedades (em função disso, em algumas publicações, são chamados de “doadores de viscosidade”). Espessantes comestíveis são comumente usados para espessar molhos, sopas e pudins sem alterar seu sabor .

     

    Emulsificantes são substâncias adicionadas às emulsões, com o intuito de aumentar sua sua estabilidade cinética, deixando-as mais homogêneas e estáveis.Um exemplo de emulsificante é a maionese, na qual a gema do ovo estabiliza o azeite na água.

     

     

     


ID
223285
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O processo em que ocorre ação enzimática sobre os açúcares, podendo ser transformado em compostos alcoólicos, é chamado de:

Alternativas
Comentários

  •            A Fermentação é um processo anaeróbio de síntese de ATP (trifosfato de adrenosina) sem o envolvimento da cadeia respiratória, etapa característica do processo de respiração celular.
                Durante o processo, a glicose é inicialmente degradada a piruvato na glicose e este por sua vez é metabolizado a vários compostos de acordo com o tipo de fermentação. Na Fermentação láctica o piruvato é convertido a ácido láctico, enquanto na fermentação alcoólica o mesmo é convertido a etanol e dióxido de carbono (CO2); já no caso da fermentação heterocíclica, o piruvato é convertido a ácido láctico e outros ácidos e alcoóis. Apesar de ser um processo que ocorre na ausência de oxigênio, alguns organismos realizam esse metabolismo mesmo na presença de grandes concentrações de oxigênio, como é o caso da levedura.

ID
374776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A redução do número de microrganismos presentes nos alimentos é um dos fundamentos previstos nos princípios da conservação dos mesmos. Em consequência, a submissão dos alimentos a elevadas temperaturas para aumentar sua vida útil e minimizar riscos de natureza biológica tem ocupado espaço relevante na evolução da tecnologia alimentar. No entanto, algumas pesquisas descrevem alterações nos constituintes químicos que comprometem, de certa forma, a qualidade nutricional de alguns alimentos ou produtos alimentícios submetidos a essa técnica.
A. M. C. Vidal-Martins et al. Evolução do índice proteolítico e do comportamento reológico durante a vida de prateleira de leite UAT/UHT. In: Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 25(4):698 - 704, out.-dez./2005 (com adaptações).

Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

Leites beneficiados pelo processo UHT (ultra high temperature) se caracterizam por uma extensa vida útil. Contudo, sua qualidade pode ser comprometida pela instabilidade física apresentada pelos seus constituintes químicos durante a estocagem, sem comprometer, contudo, sua qualidade nutricional.

Alternativas
Comentários
  • Ao leite são adicionados estabilizantes para evitar a desestabilização da caseína. Logo seus constituintes químicos podem apresentar instabilidade física sim


ID
374779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A redução do número de microrganismos presentes nos alimentos é um dos fundamentos previstos nos princípios da conservação dos mesmos. Em consequência, a submissão dos alimentos a elevadas temperaturas para aumentar sua vida útil e minimizar riscos de natureza biológica tem ocupado espaço relevante na evolução da tecnologia alimentar. No entanto, algumas pesquisas descrevem alterações nos constituintes químicos que comprometem, de certa forma, a qualidade nutricional de alguns alimentos ou produtos alimentícios submetidos a essa técnica.
A. M. C. Vidal-Martins et al. Evolução do índice proteolítico e do comportamento reológico durante a vida de prateleira de leite UAT/UHT. In: Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 25(4):698 - 704, out.-dez./2005 (com adaptações).

Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

A conservação de leites desidratados baseia-se na redução das moléculas de água, por ação do calor, limitando, dessa forma, a atividade de água, anteriormente disponível para as reações químicas e bioquímicas.

Alternativas

ID
481624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No tocante a técnica dietética e tecnologia de alimentos, julgue os
itens que se seguem.

A aplicação de radiações ionizantes não é recomendada como método de conservação seguro de carnes frescas e de produtos refrigerados em geral, porque reduz o valor nutricional e o tempo de prateleira desses produtos.

Alternativas

ID
543355
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Preparações de alimentos quentes que na cocção atingiram temperatura mínima de 74 °C, quando servidas em réchaud devem ser mantidas à temperatura

Alternativas
Comentários
  • alimentos quentes podem ficar na distribuição ou espera:

     

    • 65° ou mais por no máximo 12 horas
    • 60° por no máximo 6 horas.
    • abaixo de 60° por 3 horas.
  • Segundo a RDC 216.
    Após serem submetidos à cocção, os alimentos preparados devem ser mantidos em condições de tempo e de temperatura que não favoreçam a multiplicação microbiana. Para conservação a quente, os alimentos devem ser submetidos à temperatura superior a 60ºC (sessenta graus Celsius) por, no máximo, 6 (seis) horas. Para conservação sob refrigeração ou congelamento, os alimentos devem ser previamente submetidos ao processo de resfriamento.
    Por tanto não há resposta para essa questão!
  • A resposta é a "B" e não a "A", conforme RDC 216/2004, item: 4.8.15 que cita:  "Após serem submetidos à cocção, os alimentos preparados devem ser mantidos em condições de tempo e de temperatura que não favoreçam a multiplicação microbiana. Para conservação a quente, os alimentos devem ser submetidos à temperatura superior a 60ºC (sessenta graus Celsius) por, no máximo, 6 (seis) horas. Para conservação sob refrigeração ou congelamento, os alimentos devem ser previamente submetidos ao processo de resfriamento."
  • RDC 216/2004 - Conservação quente: 60ºC por no máximo 6hs.

    Questão passível de recurso e anulação pois não tem resposta!

    Alguém possui outra referência para estes valores??
  • Portaria CVS-6/99, de 10.03.99
    Alimentos quentes:
    • Podem ficar na distribuição ou espera a 65ºC ou mais por no máximo 12 h ou a 60ºC por no 
    máximo 6 h ou abaixo de 60ºC por 3 h. 
    • Os alimentos que ultrapassarem os prazos estipulados devem ser desprezados.
  • Boa noite, a portaria CVS nº 6 de/99 foi revogada. A atual é CVS 5/2013 e diz que alimentos quentes devem ser mantidos acima de 60º C por até 6 horas, ou abaixo de 60ºC por no máximo uma hora. A resposta seria a opção A se a portaria não tivesse sido revogada. A RDC 216 diz a mesma coisa: "Após serem submetidos à cocção, os alimentos preparados devem ser mantidos em condições de tempo e de temperatura que não favoreçam a multiplicação microbiana. Para conservação a quente, os alimentos devem ser submetidos à temperatura superior a 60ºC (sessenta graus Celsius) por, no máximo, 6 (seis) horas. Para conservação sob refrigeração ou congelamento, os alimentos devem ser previamente submetidos ao processo de resfriamento"


ID
584830
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Aditivo alimentício é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito nutritivo, com o objetivo de modificar as características durante a fabricação do alimento. É exemplo de um aditivo alimentício com propriedade umectante o:

Alternativas
Comentários
  • sorbitol, um poliol (álcool de açúcar), é um adoçante volumoso encontrado em vários produtos alimentícios. Além de fornecer doçura, é excelente umectante e agente de texturização. O sorbitol é cerca de 60% tão doce quanto a sacarose, mas com um terço menos de calorias.

  • Além disso, os umectantes possuem função técnica na formulação, pois retardam a perda de água da mesma, são exemplos de umectantes os glicóis em geral, como o caprilil glicol; a glicerina; o sorbitol; polímeros hidrofílicos, como o carbopol; ácido hialurônicos; entre outros.


ID
594409
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O método de obtenção de alimentos supergelados, considerando-se da etapa inicial do processo até o momento do degelo e consumo, preconiza a manutenção ininterrupta dos alimentos sob a seguinte temperatura:

Alternativas
Comentários
  • Na prática são usadas, em média, temperaturas de - 10 a - 40 ºC. As geladeiras  domésticas conservam em torno de -10ºC, enquanto que os freezers conservam temperaturas menores de -18ºC para os chamados alimentos supergelados.

  • eu fico doidinha com esse negócio de temperaatura se eu não acertar na prova é culpa dessas benditas. Aprendi q o congelamento brusco deve ser T° de - 40 a - 50° C durante 30 min e manutenção poste. a 18° C.


ID
751405
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O congelamento é um dos métodos de conservação de alimentos mais utilizados. Em relação a este método, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O congelamento é, indiscutivelmente, um dos melhores métodos de conservação de alimentos. Adequadamente conduzido, inibe a deterioração microbiológica, reduz a velocidade de reações químicas, como a atividade enzimática e a oxidação de gorduras, ao mesmo tempo em que retém o sabor, o aroma, a cor e o valor nutritivo dos alimentos e pouco altera a textura dos produtos após o descongelamento.Quanto mais rápido o alimento for congelado, e quanto mais devagar ele for descongelado, melhor será o resultado final.



ID
919714
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à temperatura, umidade e duração ideal do processo de conservação de alimentos.

Alternativas

ID
1339540
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A maior parte dos alimentos apresenta característica de se deteriorar com facilidade. Assim os métodos de conservação são baseados em modifcações ou supressão de um ou mais fatores essenciais a essa deterioração. Dentro desse princípio pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Pasteurização age DIRETAMENTENTE destruindo os microorganismos patogenicos presente.

     

  • Fora microbiana???

    Resposta certa: E


ID
1364665
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Tecnologia de Alimentos preocupa-se com a aplicação de métodos e técnicas para o preparo, o armazenamento, o processamento, o controle, a embalagem, a distribuição e a utilização dos alimentos. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo.

I. Pode-se dizer que a Tecnologia dos Alimentos é o estudo da aplicação da Ciência. A engenharia aplica-se somente à distribuição e à utilização dos alimentos.

II. A Tecnologia dos Alimentos tem como objetivo exclusivo a prevenção de deterioração dos alimentos, principalmente na etapa de armazenamento.

III. A Tecnologia dos Alimentos tem importância para os países em desenvolvimento ou desenvolvidos, pois está relacionada com o problema da fome.

IV. Sabe-se que a utilização de alimentos prontos e semiprontos é importante nos países onde é cada vez mais necessário o trabalho da mulher fora das atividades domésticas.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO -C

    II - A Tecnologia dos Alimentos tem como objetivo exclusivo a prevenção de deterioração dos alimentos, principalmente na etapa de armazenamento. FALSO. (Não apenas a prevenção da deterioração dos alimentos, mas a preservação da qualidade dos alimentos como um todo0


ID
1364674
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Existem vários métodos para conservar os alimentos e o que difere um do outro é a forma pela qual o alimento é tratado. A adequação do tipo de conservação ao tipo de alimento é extremamente importante. Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que contém, respectivamente, a técnica e o alimento que se enquadram na descrição.

Tratamento térmico que tem a finalidade de inativar enzimas que poderiam causar reações de deterioração, como o escurecimento. As reações enzimáticas são responsáveis por alterações sensoriais e nutricionais, principalmente no período de estocagem.

Alternativas

ID
1364680
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A química está presente na alimentação e por essa razão se torna importante o estudo das substâncias que se ingere diariamente. Segundo a legislação brasileira, Aditivos Alimentares são “substâncias intencionalmente adicionadas aos alimentos com o objetivo de conservar, intensificar ou modificar suas propriedades, desde que não prejudiquem seu valor nutritivo”. De acordo com a afirmação, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1364686
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Indústria de Óleos e Gorduras Vegetais e Animais destaca-se como um dos segmentos mais importantes da indústria de alimentos, devido à sua contribuição na exportação. Na produção de óleo bruto, são consideradas importantes as seguintes etapas: armazenamento das sementes oleaginosas, preparação da matéria-prima e extração do óleo bruto. Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que contém o processo tecnológico descrito.

É o tratamento que visa a tornar o óleo mais claro por meio do uso de adsorventes, como terras clarificantes, ativadas e naturais, misturadas às vezes com carvão ativado.

Alternativas

ID
1364719
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As indústrias de alimentos têm buscado identificar e atender aos anseios dos consumidores em relação a seus produtos, pois só assim sobreviverão em um mercado cada vez mais competitivo. A análise sensorial tem-se mostrado importante ferramenta neste processo, envolvendo um conjunto de técnicas diversas elaboradas com o intuito de avaliar um produto quanto à qualidade sensorial, em várias etapas do seu processo de fabricação. Com base nesse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1367077
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta em quais testes de análise sensorial o provador indica a sua reação subjetiva a respeito do produto, indicando se gosta ou não gosta dele, se o aceita ou não, ou se o prefere a um outro.

Alternativas

ID
1367080
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa que denomina o processo que mantém a carne em temperaturas próximas a 0 ºC, por um período variável de oito a doze dias, com umidade controlada, permitindo a ação de enzimas naturais da carne e objetivando acentuar o seu sabor e maciez.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E.   

    a) Marmorização: Consiste na infiltração da gordura nas fibras. Depois de grelhada a carne fica mais suculenta, saborosa e macia.

    b) Rancificação: Torna mais curto o tempo de conservação da carne, afetando diretamente na vida de prateleira.  

    c) Rigor mortis:  é um sinal reconhecível de morte que é causado por uma mudança bioquímica nos músculos, causando um endurecimento ("rigor") dos músculos do cadáver e impossibilidade de mexê-los ou manipulá-los. Tipicamente o rigor acontece várias horas após a morte clínica e volta espontaneamente depois de dois dias, apesar de o tempo de início e duração depender da temperatura ambiente. Na média, presumindo-se temperatura amena, começa entre 3 e 4 horas post-mortem, com total efeito do rigor em aproximadamente 12 horas, e finalmente o relaxamento em aproximadamente 36 horas.

    d) Defumação: 

    Três razões tradicionalmente são reconhecidas para a defumação de carne: efeito preservativo, aparência e flavor. O processo de defumação de alimentos pode ser feito a quente, para carnes como de suíno, de bovino, de peixe e de ave, com utilização de fogo e fumaça. Pode-se, ainda, defumar queijos em processo a frio, apenas com a aplicação de fumaça. Existem dois tipos de defumação: a quente (75ºC) e a fria (30 a 50ºC).

    e) Maturação: A maturação consiste no armazenamento a aproximadamente 0º por uma média de 10 dias. Atualmente a maior parte da maturação é feita com as carnes embaladas a vácuo, mas não é regra. A carne passa por um processo enzimático natural que a deixa mais macia. Essas carnes são denominadas refrigeradas e normalmente tem validade de 60 dias.


ID
1367083
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Grande parte dos alimentos processados contém muita gordura, principalmente a do tipo hidrogenado. É correto afirmar que a hidrogenação converte os óleos vegetais líquidos e insaturados em gorduras sólidas e mais estáveis à temperatura ambiente, produzindo um tipo de gordura conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A.  

    A hidrogenação converte os óleos vegetais líquidos e insaturados em gorduras sólidas e mais estáveis à temperatura ambiente, produzindo um tipo de gordura conhecida como “ácidos graxos trans” ou “gordura trans” (vocábulo = transversal que é resultado da reação química provocada pela adição do hidrogênio na gordura que é chamada cis). Grande parte dos alimentos processados contém muita gordura, principalmente a do tipo hidrogenado. 

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - http://www.portaleducacao.com.br/nutricao/artigos/27270/hidrogenacao-das-gorduras#ixzz40Qdvnv1m
  • Da forma que a questão é anunciada, a resposta correta seria a alternativa B. pois fala-se em hidrogenação apenas, e não em hidrogenação parcial ou isomerização. Nesse caso seria melhor mudar o enunciado para não induzir as pessoas ao erro.

    Tratando-se de uma definição química, gorduras trans são ácidos graxos insaturados que apresentam, pelo menos, uma dupla ligação na posição trans, isto é, os átomos de hidrogênio estão cruzando a cadeia de carbono de sua configuração, por meio daquela dupla ligação.

    Todos processo de hidrogenação converte uma ligação dupla (insaturação) em ligações simples (saturadas). Ou seja, o produto de uma hidrogenação transforma uma gordura cis ou trans em gordura saturada!

    O mecanismo da reação tem início com a adsorção da molécula de hidrogênio na superfície do catalisador metálico, havendo o rompimento da ligação entre os átomos de hidrogênio e a formação da ligação do hidrogênio com o metal decorrente do emparelhamento do elétron do hidrogênio com um elétron desemparelhado do catalisador metálico. A molécula de triacilglicerol adsorve na superfície do catalisador mediante a interação da ligação pi com o catalisador metálico. Em seguida, ocorre a transferência dos átomos de hidrogênio para a molécula orgânica com o rompimento da ligação pi e formação de uma ligação saturada entre átomos de carbono.

    Existem duas formas de hidrogenação industrial: total e parcial. Na hidrogenação total, tem-se a saturação de todas as ligações carbono-carbono. Já na hidrogenação parcial, tem-se a redução do teor de insaturações. Durante o processo de hidrogenação parcial de óleos vegetais, ocorre a reação de isomerização com formação dos ácidos graxos trans (gordura trans).

    Nas condições da hidrogenação, em paralelo à adição de hidrogênio, também ocorrem reações de isomerização das ligações duplas remanescentes. As reações de isomerização são de dois tipos: conversão cis-trans e mudança de posição da ligação dupla ao longo da cadeia carbônica.

    Como a isomerização de posição não altera o tipo de isômero geométrico, os principais estudos reportam

    apenas a reação de formação dos isômeros trans. Um provável modelo para que ocorra a reação isomerização durante o processo de hidrogenação tem início na ligação da molécula de ácido insaturado à superfície do catalisador por meio de sua interação com a ligação pi. Entretanto, essa interação não é estável e se o ácido se desligar antes da adição de hidrogênio, tem-se a regeneração da ligação dupla. Todavia, como a configuração trans é mais estável termodinamicamente, esse isômero é formado preferencialmente frente à configuração cis.

    Fonte artigos:

    QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. Vol. 32, N° 2 , MAIO 2010

    Rev. Virtual Quim. |Vol 5| |No. 1| |47-62|

    Quim. Nova, Vol. 33, No. 2, 431-437, 2010


ID
1367104
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A oxidação lipídica é constituída de três fases principais: a iniciação, a propagação e a terminação. As reações de iniciação podem ser promovidas por dois grupos de fatores: 1) pelo impacto ou absorção de energia e 2) por reações redox. Com relação ao segundo grupo, assinale a alternativa que denomina as reações catalisadas por metais de transição.

Alternativas
Comentários
  • C) Reações de Fenton/Haber-Weiss.


ID
1444354
Banca
UFSBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O branqueamento é um processo dietético que apresenta como única finalidade a inativação dos sistemas enzimáticos das hortaliças para reduzir a perda de qualidade,durante o congelamento desses alimentos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. 

    O branqueamento não possui apenas uma única finalidade, como diz na questão. O branqueamento é uma técnica com a maior variedade de funções, sendo, às vezes, considerado um pré-tratamento, pois ele diminui a concentração microbiana, facilitando a preservação dos vegetais. Outra de suas funções pode ser a retirada de gases ocluídos nos espaços intracelulares, que seriam liberados em um processamento térmico posterior, como no caso do enlatamento, provocando o estufamento das embalagens. Esta liberação de gases também amolece os produtos, facilitando seu enchimento; por outro lado esta função pode não ser desejada, como no caso de matérias -primas que serão congeladas. Como molece a pele dos vegetais que sofrerão descascamento e avorece a fixação da coloração de certos pigmentos de vegetais entre outros.


ID
1463719
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A crescente demanda do mercado consumidor por produtos de alta qualidade revela a necessidade da utilização de novas tecnologias de conservação que propiciem segurança microbiológica na produção, aumentando a validade comercial, e que, ainda, proporcionem mínimas alterações bioquímicas, promovendo a manutenção da qualidade nutricional e sensorial dos alimentos. Com base nas informações, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1471954
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Tijucas - SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa que indica o procedimento correto para congelar os alimentos.

Alternativas

ID
1480636
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Após serem submetidos à cocção, os alimentos preparados devem ser mantidos em condições de tempo e de temperatura que não favoreçam a multiplicação microbiana. Para conservação a quente, os alimentos devem ser submetidos a temperatura superior a 60 o C por, no máximo, seis horas. Para conservação sob refrigeração ou congelamento, os alimentos devem ser previamente submetidos ao processo de

Alternativas

ID
1487440
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A irradiação de alimentos é processo físico de tratamento que consiste em submeter o alimento embalado ou a granel a doses controladas de radiação ionizante. Sobre as características do processo de irradiação de alimentos, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
1487479
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São aditivos utilizados em alimentos com finalidade emulsificante:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a RDC 45/2010 ANVISA:

     

    Xilitol - edulcorante, umectante

    Goma guar - estabilizante, emulsificante

    Propionato de sódio - conservante

    Ácido glucônico - regulador de acidez, fermento químico

    Metiletilcelulose - espessante, emulsificante, estabilizante, espumante

    Lecitina - emulsificante, antioxidante

    Gelatina - estabilizante, emulsificante, espessante, geleificante 

    Dióxido de titânio - corante 

     

    Alternativa: C

     


ID
1487482
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O processo de pasteurização do leite combina tempo e temperatura para destruir os microrganismos patogênicos e reduzir o número total de bactérias. Sobre esse processo, é correto afirmar que o leite é aquecido de:

Alternativas
Comentários
  • Pasteurização:

    Lenta - 65°C por 30 min

    Rápida - 75°C por 15 a 20 seg

    Ultrapasteurização: 130 a 150°C por 3 a 5 segundos


ID
1487572
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a opção que indica edulcorantes naturais estáveis sob altas temperaturas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

  • E sucralose é natural?

  • De acordo com GAVA (2008 - Tecnologia de Alimentos / página 433)

    Os edulcorantes naturais são:

    • Sorbitol
    • Manitol
    • Isomaltol ou isomaltose
    • Esteviosídeo
    • Maltitol
    • Lactitol
    • Xilitol

    Já os edulcorantes artificiais são:

    • Acessulfame de potássio
    • Aspartame
    • Ciclamato
    • Sacarina
    • Sucralose

  • Adoçantes: (TUCUNDUVA)

     NATURAIS

    - Sorbitol

    - Manitol

    - Esteviosídeo

    - Sucralose ---> Só a fonte é natural.

    Artificial

    - Sacarina

    - Ciclamato

    - Aspartame

    - Acessulfame-k


ID
1498585
Banca
SRH
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A análise sensorial verifica como o alimento é percebido pelos sentidos humanos: visão, olfato, sabor, tato e audição. A NBR 12994, de 1993, classifica os métodos de análise sensorial em:

Alternativas

ID
1498591
Banca
SRH
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A avaliação sensorial dá suporte técnico para pesquisa, industrialização, marketing e controle de qualidade. Para se definir o número máximo de amostras oferecidas, sem causar fadiga sensorial, deve-se observar, dentre outros, os seguintes aspectos:

Alternativas

ID
1498603
Banca
SRH
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A indústria utiliza vários métodos de conservação de alimentos. Dentre eles, aquele que apresenta as vantagens de concentrar os nutrientes e reduzir significativamente peso e volume é:

Alternativas
Comentários
  • Letra C : Desidratação


ID
1498609
Banca
SRH
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O congelamento é um dos melhores métodos de conservação de alimentos a longo prazo, desde que todo o processo seja feito de forma adequada, evitando a formação de grandes cristais de gelo.

Pode-se citar como desvantagens do congelamento:

Alternativas

ID
1498627
Banca
SRH
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os métodos de conservação de alimentos são especialmente importantes para o aumento do tempo de vida útil dos mesmos, destruindo os microrganismos. Alguns métodos se destacam também por diminuir peso e volume dos alimentos/produtos alimentícios.

As temperaturas e os tempos das modalidades de pasteurização LTH e HTST são, respectivamente:

Alternativas

ID
1498657
Banca
SRH
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A cristalização no congelamento ocorre em duas etapas: a nucleação e o crescimento dos cristais. O número, o tamanho e a forma dos cristais podem variar de uma área a outra do alimento, principalmente em produtos sólidos ou de grande viscosidade.

A velocidade de resfriamento pode ser lenta ou rápida, definindo a forma dos cristais. Nas velocidades lenta e rápida, as suas formas são, respectivamente:

Alternativas

ID
1498663
Banca
SRH
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A aplicação correta de regras/procedimentos/técnicas de congelamento de alimentos visa garantir a qualidade dos produtos/preparações congeladas. Alguns cuidados a serem observados são:

Alternativas

ID
1511455
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. A embalagem exerce um papel fundamental durante o processamento e conservação do alimento _____________. Ela é adaptada e moldada a certas tecnologias, onde é completamente indispensável para a conservação do alimento, como no processamento térmico, no acondicionamento ___________e na atmosfera modificada. As embalagens com atmosfera modificada permitem o acondicionamento do alimento com uma atmosfera composta, principalmente, de uma mistura de gases de oxigênio, ______________e nitrogênio, ou em alguns casos, é usado somente o nitrogênio como gás inerte. A composição dessa atmosfera é diferente do ar normal. Na maioria dos produtos, a conservação é também feita sob ____________.

Alternativas
Comentários

ID
1512562
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No caso das bebidas sem álcool, pode-se dizer que seu aporte é essencialmente fruitivo, com valor agregado de açúcar, muitas vezes, suprimidos nas formas especiais e com acréscimos de edulcorantes. Algumas podem conter produtos aditivos como a cafeína e

Alternativas

ID
1512565
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um dos princípios fundamentais referentes ao emprego de aditivos alimentares.

Alternativas
Comentários
  • Não complementa nada, já que eles não têm a intenção de nutrir,


ID
1512568
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação à função antiumectante/antiaglutinante reconhecidas pelo MERCOSUL (resol. 95/95) para aditivos alimentares, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Antiumectante- São capazes de reduzir as características higroscópicas de alimentos e diminuir a tendência das partículas individuais a aderir umas as outras.

    Flavorizantes-São substâncias ou misturas de substâncias com propriedades aromáticas, sápidas ou ambas, capazes de dar ou reforçar o aroma, o sabor ou ambos dos alimentos.

    umectante- Protege os alimentos da perda de umidade em ambiente de baixa umidade relativa ou que facilitam a dissolução de um pó em meio aquoso.

    Emulsificante- Tornam possível a formação ou a manutenção uma mistura uniforme de duas ou mais fases imiscíveis no alimento.

    Geleificante- Tornam ou mantêm os tecidos de frutas ou hortaliças firmes, e crocantes, ou interagem com agentes gelificantes para produzir ou fortalecer um gel.


ID
1512988
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Qual das alternativas corresponde à definição de aditivo alimentar?

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA B.

    De acordo com a ANVISA, Aditivo Alimentar é todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem o propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento. Esta definição consta do item 1.2 da Portaria SVS/MS 540, de 27/10/97


    Ao agregar-se poderá resultar em que o próprio aditivo ou seus derivados se convertam em um componente de tal alimento. A definição não inclui os contaminantes ou substâncias nutritivas que sejam incorporadas ao alimento para manter ou melhorar suas propriedades nutricionais.


ID
1513435
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As substâncias químicas podem ocorrer de modo natural nos alimentos ou resultar da incorporação intencional ou acidental, em qualquer etapa da cadeia alimentar, de substâncias nocivas à saúde. Constituem exemplos mais frequentes: pesticidas como os organoclorados ou organofosforados, fármacos como os antibióticos, hormônios como os anabolizantes, metais pesados e aditivos.
Em relação aos aditivos, assinale a alternativa que NÃO caracteriza uma das substâncias nocivas à saúde.

Alternativas
Comentários
  • O ÁCIDO CÍTRICO esta presente naturalmente em diversos alimentos e tem sido usado na Indústria de Alimentos.

    Também conhecido como citrato de hidrogênio, o ácido cítrico é o ácido mais utilizado pela indústria alimentícia e de bebidas, uma vez que apresenta propriedades antioxidantes, acidulantes, flavorizantes, sequestrantes e reguladoras de acidez. De um modo geral, preserva o sabor de bebidas e alimentos industrializados, regulando o pH, mascarando o gosto desagradável de alguns compostos, neutralizando o paladar doce e acidificando o sabor.

    Devido às propriedades acidulante, palatabilidade, atoxicidade, facilidade de assimilação pelo organismo humano, tamponamento e sequestramento de íons, o ácido cítrico apresenta uma série de aplicações industriais.




ID
1513495
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

É usado, principalmente, nas embalagens de produtos desidratados e alimentos gordurosos, como batata frita e salgadinhos, por apresentar alta barreira ao vapor e gases; também as bolachas são acondicionadas nestas embalagens, devido a sua boa aparência e alto brilho, fatores estes que fazem ser o material adequado para alimentos que querem um atrativo a mais para a compra. De acordo com essas características, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: D

    POLIETILENO - conhecido como material plástico e transparente mais vendido e de menor preço atualmente no mundo. Aplicação: envoltório para carnes frescas, pois tem alta permeabilidade ao oxigênio.

    POLIPROPILENO - é um plástico não transparente, exceto na forma de filme, quando amassado adquire uma coloração branca ou prateada.Aumenta a barreira ao vapor de água e gases; aumenta o desempenho mecânico; melhora a transparência e brilho; aumenta a resistência ao rasgamento; permite a fabricação de filme perolado. Quando é revestido e metalizado, aumenta a barreira a gases e vapores de água e à luz. Aplicação: é usado principalmente em embalagens de produtos desidratados e alimentos gordurosos, como batata fritas e salgadinhos.

    POLICLORETO DE VINILA: conhecido como PVC ou vinil, é obtido através da polimerização por emulsão ou suspensão do cloreto de vinila. O PVC ão pode ser convertido sem a adição de aditivos sua sua formulação. Fácil processamento, boas barreiras a gases, baixa barreira aos vapores de água, excelente transparência e brilho; boa resistência ao impacto; resistentes a produtos químicos; baixa resistência térmica. Aplicação: proteção de carnes estocadas.

    POLIESTIRENO: não pode ser usado para alimentos quentes ou outra aplicações a altas temperaturas, pois tem baixo ponto de amolecimento. Aplicação: usados para acondicionar ovos, frutas e chocolates.

    POLIETILENO TEREFTALATO: ou PET é um polímero que possui propriedades termoplásticas, ou seja, pode ser reprocessados várias vezes pelo mesmo processo. Quando submetidos a altas temperaturas , esse plástico amolece, se funde e pode ser novamente moldado. Aplicação: usado principalmente na Indústria de Bebidas, para a produção de frascos de refrigerantes e água mineral. 

  • O polipropileno possui boa barreira à umidade em relação ao polietileno e baixa barreira a gases e gorduras, mas quando é revestido e metalizado, aumenta a barreira a gases, ao vapor de água e à luz, e é nessa condição metalizada que é usado em batata frita, salgadinhos, justamente por apresentar nessa condição, alta barreira a vapor e a gases. Também é usado em bolachas. 

     

    Alternativa: D


ID
1513669
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Paranavaí - PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São processos tecnológicos aos quais os alimentos são submetidos e que interferem nos valores nutricionais dos mesmos, EXCETO

Alternativas

ID
1521865
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em tecnologia de alimentos, com relação às operações unitárias de transferência de quantidade de movimento, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o porquê da letra E? Fluxo a granel também não é operação unitária de quantidade de movimento?


ID
1521868
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A migração é a transferência de componentes da embalagem em contato com alimentos para os produtos embalados. Sobre o assunto, relacione as colunas e assinale a alternativa correta.

1. Migração total ou global.
2. Migração específica.
3. Limite de migração total ou global.
4. Limite de migração específica.
5. Limite de composição.

A. É a quantidade de um componente não polimérico particular de interesse toxicológico transferida dos materiais em contato com alimentos para os alimentos ou seus simulantes, nas condições equivalentes de ensaio.

B. É a quantidade de componentes transferida dos materiais em contato com alimentos, nas condições usuais de emprego, na elaboração e no armazenamento ou nas condições equivalente de ensaio.

C. É a quantidade máxima admissível de um componente específico do material em contato com alimentos transferidos aos simulantes, nas condições de ensaio.

D. É a quantidade máxima admissível de componentes do material em contato com os alimentos transferidos aos simulantes sob as condições de ensaio.

. É a quantidade máxima permitida de um componente particular de interesse toxicológico no material em contato com alimentos.

Alternativas
Comentários
  • Migração total ou global – é a quantidade de componentes transferida dos materiais em contato com alimentos ou seus simulantes, nas condições usuais de emprego, elaboração e armazenamento ou nas condições equivalentes de ensaio. 1B


    Migração específica – é a quantidade de um componente não polimérico particular de interesse toxicológico transferida dos materiais em contato com alimentos para os alimentos ou seus simulantes, nas condições equivalentes de ensaio. 2A


    Limite de migração total ou global – é a quantidade máxima admissível de componentes de material em contato com alimentos transferida aos simulantes sob as condições de ensaio.  3D

     

    Limite de migração especifica – é a quantidade máxima admissível de um componente específico do material em contato com alimentos transferida aos simulantes, nas condições de ensaio. 4C

     

    Limite de composição – é a quantidade máxima permitida de um componente particular de interesse toxicológico no material em contato com alimentos. 5E
     

     

    Alternativa: C


ID
1521871
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Muitas exigências por alterações no conceito das embalagens feitas pelo mercado consumidor têm sido atendidas. Para isto, durante o processo de desenvolvimento das embalagens, é essencial combinar conveniência e praticidade com impacto visual atraente e integrado ao cenário do ponto de venda. Nos mercados atuais, existem algumas tendências de crescimento que deverão ser consideradas durante os projetos de desenvolvimento das embalagens. Em relação a elas, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
1567747
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A rancidez oxidativa é a principal responsável pela deterioração de alimentos que encerram em sua composição uma grande quantidade de lipídio, resultando em alterações indesejáveis de cor, sabor, aroma e consistência. Essa reação ocorre em três estágios, obrigatoriamente na seguinte ordem:

Alternativas
Comentários
  • e) iniciação – propagação – terminação. 


ID
1567783
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Das vidrarias listadas, a opção em que aparecem apenas as que podem ser usadas para medir volume com precisão é:

Alternativas

ID
1567819
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em tecnologia de alimentos são empregadas algumas operações durante a transformação da matéria-prima até o produto final. Assim, as etapas de preparo desta matéria-prima e operação preliminar são:

Alternativas
Comentários
  • e) limpeza e seleção.


ID
1567822
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os processos de conservação dos alimentos são baseados na eliminação total ou parcial dos agentes que alteram os produtos ou na modificação ou supressão de um ou mais fatores essenciais, de forma que o meio se torne impróprio para qualquer manifestação vital ou atividade bioquímica. O método de conservação mais utilizado pela indústria de alimentos é o uso do calor. NÃO representa um método de conservação pelo uso do calor:

Alternativas
Comentários
  • Secagem - metodo de consevação por umidade.

     

  • A SECAGEM É UM MÉTODO DE CONSERVAÇÃO A SECO, SEJA ATRAVEZ DO CALOR NATURAL DO SOL OU PELAS OUTRAS DIVERSAS FORMAS DE PRODUÇÃO DE CALOR.

  • Gabarito B,

    A secagem natural nãoé muito utilizada por a indústria porque este método é muito demorado, e, quando utilizado, favorece a ocorrência de perdas de produto devido a contaminações de insetos e micro-organismos, se cuidados especiais de manipulação e higiene não forem observados.

  • Desidratação/Secagem

    Na desidratação ou secagem, os alimentos são expostos ao ar aquecido ou colocados em contato com superfícies quentes para que ocorra a eliminação máxima da umidade.


ID
1567825
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Fermentação é um processo no qual existem trocas químicas em um substrato orgânico pela ação das enzimas elaboradas por cepas específicas de micro-organismos. Sobre os processos fermentativos é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) podem ser classificados quanto ao produto de fermentação; neste caso, as que representam importância em tecnologia para a conservação de alimentos são: alcoólica, acética e láctica.


ID
1580602
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação ao processo de conservação de alimentos, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1620907
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Produto resultante da tecnologia de pescado com o objetivo de diversificar o emprego do pescado fresco, preparado a partir de espécies de pescado de baixo valor comercial. O processo de elaboração implica eliminar espinhas, tecido conjuntivo e tudo aquilo que pode ser considerado não funcional, sendo um produto estabilizado de proteínas miofibrilares do músculo de peixe, isto é, a carne do peixe é lavada repetidamente com água, e adicionada de agentes crioprotetores para promover uma maior vida de prateleira durante o congelamento. O produto em questão é:

Alternativas

ID
1620910
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A salga do pescado é um dos métodos mais tradicionais empregado para conservar os alimentos. Em relação a tecnologia de produção do pescado salgado é INCORRETO afirmar quê:

Alternativas

ID
1620925
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A industrialização de ovos é uma forma de redução das perdas econômicas causadas pelas quebras de ovos durante o transporte e a comercialização. O processamento de ovo exige diversas fases e através dele é possível a obtenção de diversos tipos de ovos. Assinale a(s) opção(ões) que NÃO estão de acordo com o processamento de ovos:

I- A pasteurização ou desidratação deverá iniciar-se o mais rapidamente possível após a quebra dos ovos, para impedir a deterioração do produto, recomenda-se que no período máximo de 72 horas a partir da quebra dos ovos, desde que mantidos em resfriamento de 10º a 12ºC.

II- A pasteurização dos produtos líquidos de ovos deverá ser sob condições e requisitos definidos de tempo/temperatura ajustados às características de cada produto a ser processado, garantindo desta forma a eficiência completa dos procedimentos de pasteurização utilizados.

III-Na armazenagem de ovos em casca, recomenda-se, para curtos períodos (máximo de 30 dias), a utilização de temperaturas entre 4º a 12ºC, com controle de umidade relativa do ar.

IV- Na armazenagem de ovos em casca para períodos longos, recomenda-se a utilização de temperaturas em torno de 0ºC, sem, no entanto, atingir o ponto de congelamento, e com umidade relativa do ar entre 70% a 80%.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a PORTARIA Nº 1, DE 21 DE FEVEREIRO DE 1990.  

    e.1.2. a pasteurização ou desidratação deverá iniciar-se o mais rapidamente possível após a quebra dos ovos, para impedir a deterioração do produto, recomendando-se no período máximo de 72 horas a partir da quebra dos ovos, desde que mantidos em resfriamento (2º a 5ºC).


ID
1769560
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a afirmativa INCORRETA sobre o processo de conservação de alimentos através da defumação:

Alternativas
Comentários
  • Resposta A

    -----------------------------

    A defumação é um método de conservação de alimentos que consiste em expor a carne ou derivados de carne à fumaça produzida pela combustão incompleta da madeira. Além de perder água, a carne sofre uma ação antimicrobiana de alguns compostos presentes na fumaça, como ácido metílico, aldeídos e cetonas que apresentam função antisséptica e também fenóis e cresóis que, além da função antisséptica, são aromatizantes e desenvolvem a coloração característica dos alimentos defumados (EVANGELISTA, 2001).


ID
1769581
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre a conservação de alimentos com o uso de sal é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
1905445
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Qual é o principal fator que influencia no tempo de vida útil dos óleos, gorduras e alimentos lipídicos?

Alternativas

ID
1905478
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre o congelamento de frutas e hortaliças, analise as proposições abaixo e marque a opção correta.

I. As enzimas envolvidas no escurecimento de frutas e vegetais congelados não são destruídas pelo frio.

II. De modo geral, a perda de nutrientes e vitaminas ocorre na fase de resfriamento, pré-congelamento e branqueamento.

III. Considerando que as baixas temperaturas inibem o crescimento de microrganismos, este pode ser considerado um método de redução microbiana.

IV. A variação de temperatura não altera o tamanho dos cristais de gelo.

Alternativas

ID
1905481
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre a migração de constituintes das embalagens de alimentos, analise as proposições abaixo e marque a opção cometa.

I. A migração é considerada tão pequena que não se observa resposta biológica a longo prazo.

II. Os aditivos utilizados na formulação das embalagens podem sofrer transformações químicas durante a fabricação das mesmas, dificultando sua identificação.

III. A migração de monômeros de embalagens plásticas depende das características físico-químicas dos alimentos em contato.

IV. Embalagens PET (polietileno tereftalato) destinadas ao uso único oferecem baixa resistência ao teste dos choques repetidos.

Alternativas

ID
1915009
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O processo de conservação de alimentos que age por ação direta sobre o microrganismo, através do calor, chama-se:

Alternativas

ID
1942498
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação à desidratação como método de conservação de alimentos, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1942609
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a opção que apresenta uma operação na qual os perigos de natureza biológica são eliminados.

Alternativas

ID
1959241
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a característica a físico-química dos alimentos que NÃO influencia na migração de aditivos de embalagens, como ftalatos e bisfenol A, para os alimentos.

Alternativas

ID
1976929
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A respeito dos conservantes usados nos alimentos, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • dioxido de enxofre previne contra o escurecimento enzimatico

     

  • Quais são os principais conservantes?

    1. Antioxidantes. Servem para impedir a reação do alimento com o oxigênio, isto é, a oxidação. ...
    2. Antimicrobianos. Sua função é inibir microrganismos que podem afetar a qualidade do alimento. ...
    3. Inibidores enzimáticos. ...
    4. Dióxido de enxofre. ...
    5. Ácido lático. ...
    6. Glutamato monossódico.

ID
2003092
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A maior parte dos alimentos tem como característica a facilidade em se deteriorar, por isso foram desenvolvidas técnicas ao longo do tempo com o intuito de preservar esses alimentos. Os processos de conservação são baseados na eliminação total ou parcial dos agentes que alteram os alimentos. O método de conservação que utiliza o calor é:

Alternativas
Comentários
  • apertização foi um método descoberto por Nicolas Apert em 1809 na França, é na atualidade um dos mais utilizados pela indústria alimentícia. Utilizando-se de latas ou vidros para o acondicionamento dos produtos, estes são lacrados (formação do vácuo) e submetidos a altas temperaturas em autoclaves (>100ºc), as quais tem por princípio de funcionamento o mesmo das panelas de pressão domésticas.

    Com o uso desses equipamentos é possível submeter os produtos a altas temperaturas sem que a água de constituição destes entre em ebulição, o que poderia denegrir a aparência desses alimentos. O tempo e a temperatura a ser empregada no tratamento dependerá entre outros fatores dos tipos de produtos e embalagens utilizadas.


ID
2018686
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os processos de conservação têm como objetivo manter a qualidade do alimento e evitar que eles acarretem malefícios à saúde. A respeito do uso do calor, do frio, do sal, de aditivos e da irradiação, correlacione as colunas e marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.

I- Salga

II- Liofilização

III- Tindalização

IV- Aditivos

V- Irradiação

( ) Alimento desidratado sem alteração do valor nutritivo.

( ) Alimento perde água de composição.

( ) Detém a brotação inconveniente de vegetais.

( ) Adicionado aos alimentos com variadas funções.

( ) Método térmico (60 a 90ºC) em recipiente fechado realizado várias vezes (3 a 12)

Alternativas

ID
2040466
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Qual é o processo que antecede o congelamento e que tem a finalidade de destruir pelo calor, seguido de resfriamento em água, todos os sistemas enzimáticos das verduras e legumes?

Alternativas

ID
2042698
Banca
Aeronáutica
Órgão
FAB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Complete o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

“No processo de __________ o alimento é fervido por três minutos e posteriormente passa por outro processo de conservação como o congelamento.”

Alternativas

ID
2043448
Banca
Aeronáutica
Órgão
FAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No processo de pasteurização o leite é aquecido a uma temperatura entre

Alternativas

ID
2043496
Banca
Aeronáutica
Órgão
FAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando os métodos de conservação dos alimentos, relacione a coluna da direita com a da esquerda. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez, outros poderão não ser utilizados.

(1)- Altas temperaturas.

(2)- Baixas temperaturas.

(3)- Adição de elementos.


( ) Salga.

( ) Liofilização.

( ) Refrigeração.

( ) Branqueamento.

Alternativas

ID
2043763
Banca
Aeronáutica
Órgão
FAB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

“Equipamento destinado a resfriar alimentos quentes em menos de sessenta minutos pela expansão de gases em temperaturas criogênicas ou compressores mecânicos.”

O texto acima descreve qual equipamento?

Alternativas

ID
2047906
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Marque verdadeiro ou falso nas afirmativas abaixo e depois marque a alternativa correta:

( ) Ao aplicar água gelada a alimentos por 2 a 10 minutos, o branqueamento promove estabilização enzimática.

( ) O uso do calor contribui para o controle da contaminação microbiana e facilita os processos de remoção de cascas.

( ) Alimentos vegetais conservados por congelamento devem ser branqueados para apresentarem melhor aparência e textura.

Alternativas
Comentários
  • ( F ) Ao aplicar água gelada a alimentos por 2 a 10 minutos, o branqueamento promove estabilização enzimática. (Evita-se o cozimento da hortaliça ou fruta)

    ( V ) O uso do calor contribui para o controle da contaminação microbiana e facilita os processos de remoção de cascas.

    ( V ) Alimentos vegetais conservados por congelamento devem ser branqueados para apresentarem melhor aparência e textura. 

  • O processo de branqueamento envolve duas etapas: calor e resfriamento imediato com água gelada.

    O alimento deve ficar em 70-100 graus por volta de 1 a 5 minutos e logo depois deve ser imerso em água gelada.

    O branqueamento evita o escurecimento enzimático, estabiliza a cor e estrutura do alimento além de reduzir o crescimento microbiano.


ID
2047963
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O código de defesa do consumidor no que diz respeito a aditivos nos alimentos, alerta para os corantes artificiais porque podem causar alergia. Um destes corantes citados pelo código é

Alternativas
Comentários
  • A tartrazina, ou E102, é um corante muito utilizado para colorir alimentos artificialmente. Seu uso é permitido por lei, mas o fabricante é obrigado a informar a presença deste corante com a seguinte frase no rótulo: “Este produto contém corante amarelo de tartrazina”Estudos realizados nos Estados Unidos, desde a década de 70, mostraram que este corante pode causar urticária e angioedema (inchaços).


ID
2069305
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Um dos métodos de envase de alimentos muito utilizado atualmente é o envasamento asséptico. Dentre uma de suas características, observa-se que

Alternativas

ID
2084188
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O tempo médio de conservação do leite pasteurizado (em horas) e do leite longa vida (em mês) é, respectivamente:

Alternativas

ID
2113684
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Refrigeração é a redução e manutenção da temperatura dos alimentos acima de seu ponto de congelamento, sendo mais usuais as temperaturas compreendidas entre:

Alternativas
Comentários
  • resposta certa é a letra D e não a C como está apontando a gabarito

  • Refrigeração consiste na redução e manutenção da temperatura dos alimentos acima do seu ponto de congelamento, sendo mais comuns as temperaturas entre 8°C e -1°C.

    FONTE: Infoescola


ID
2114704
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a opção que demonstra uma forma eficaz de se retarar o processo respiratório e de descoloração da fruta já que este é produzido por oxidação, utilizando-se do próprio oxiênio retido em suas células para respiração.

Alternativas

ID
2134612
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Leia o fragmento de texto abaixo:
“Análise Sensorial é uma ferramenta intensamente utilizada pelas indústrias de alimentos. As grandes empresas estão utilizando cada vez mais as técnicas de avaliação sensorial para auxiliar na fase de desenvolvimento de produto, e para entender a preferência do consumidor...”.
Disponível em:<www.wikipedia.com.br.> Acesso em: 13. Fev. 2015.[Adaptado]
Nesse contexto, os testes discriminativos são conduzidos para avaliar diferenças entre amostras, sendo exemplos deles:

Alternativas

ID
2134660
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os métodos de conservação de alimentos têm como finalidade evitar as alterações dos produtos, de forma a aumentar seu tempo de vida de prateleira. Podem ser aplicados de maneira isolada ou em conjunto e são baseados em diferentes princípios. São exemplos de técnicas de conservação nas quais são usados os princípios de aplicação da temperatura, de retirada de água e de adição de substâncias químicas, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • d) pasteurização, liofilização e uso de aditivos.


ID
2143918
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O congelamento consiste em um dos melhores métodos disponíveis para a conservação dos alimentos a longo prazo. A respeito do congelamento dos alimentos, avalie as afirmações seguintes.

I. O congelamento criogênico é um método operado por convecção, que envolve a participação de gás liquefeito com baixo ponto de ebulição.

II. O tempo de congelamento depende da geometria do produto, da sua condutividade térmica, da temperatura de congelamento e da embalagem.

III. As toxinas produzidas pelos microrganismos são destruídas no congelamento.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

ID
2143948
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os conservantes químicos desempenham um papel importante na preservação da degradação e na garantia de segurança de muitos alimentos. O dióxido de enxofre e seus derivados têm sido muito utilizados como conservantes gerais de alimentos. A respeito da adição de compostos com enxofre nos alimentos, julgue as alternativas a seguir:

I. Atuam na inibição do escurecimento não enzimático.

II. Atuam na inibição e controle de microrganismos.

III. Atuam como antioxidantes e agentes redutores.

IV. Atuam na inibição de algumas reações catalisadas por enzimas.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

Alternativas
Comentários
  • Dioxido de enxofre e seus derivados ( sulfitos): são antioxidantes, estabilizantes, reguladores de acidez ....


ID
2207440
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A aplicação de aditivos químicos, empregados em certos produtos alimentícios, detém a multiplicação de micro-organismos como no caso da margarina, com a utilização do seguinte aditivo conservador:

Alternativas
Comentários
  • Um importante aliado deste setor neste sentido é o Benzoato de Sódio. O conservante é um agente antimicrobiano que tem como função principal inibir ou até mesmo eliminar o desenvolvimento de bactérias fungos vírus e protozoários dos mais diversos nos alimentos.


ID
2223256
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A partir dos anos 1990 (Séc.XX), os consumidores têm buscado processamentos de alimentos mais brandos e que permitem um produto de uso fácil, armazenamento doméstico mais longo e diminuição de aditivos químicos em sua formulação. A partir desta demanda, a indústria respondeu com a criação de novas tecnologias para produção de alimentos minimamente processados, mais próximos às matérias-primas. Foram criados novos processos, com características adequadas a estas demandas, baseados em uma combinação de técnicas conhecida como “Teoria das Barreiras” (Adaptado de Fellows, 2006).
Sobre esses novos processos, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2223268
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As embalagens flexíveis para alimentos podem ser constituídas por diversos materiais, como o plástico que são polímeros que podem ser utilizados sozinhos ou associados a outros polímeros (copolímeros). O polietileno e o polipropileno tem seu uso generalizado para alimentos. Sobre os polímeros utilizados em embalagens alimentícias, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Boa barreira à umidade em relação ao PE e baixa barreira a gases e gorduras. (A - errada)

    Características químicas são semelhantes, físico-mecânicas são totalmente diferentes.. (B - errada)

    Boa barreira a gases, baixa barreira à umidade. (C - errada)

    Baixa barreira à umidade e a gases. (D - errada)

     

    Alternativa: E


ID
2224081
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No setor de alimentos, a análise sensorial é de grande importância por avaliar a aceitabilidade mercadológica e a qualidade do produto, sendo parte inerente ao plano de controle de qualidade de uma indústria. Com relação às condições gerais para a análise sensorial de alimentos, podemos afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item E


ID
2224084
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A análise sensorial é definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como a disciplina científica usada para evocar, medir, analisar e interpretar reações das características dos alimentos e materiais, como são percebidas pelos sentidos da visão, olfato, gosto, tato e audição. Em se tratando do preparo e apresentação de amostra em um teste de análise sensorial podemos dizer, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item A

    codificação da amostra deve ser feita de modo a não induzir a classificações, sendo, por isso, desaconselhável o uso de numeração simples (1, 2, 3..) ou por letras (a, b, c..), pois pode-se induzir a classificar a amostra “1” ou “a” como melhor.


ID
2234200
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Anápolis - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Na conservação de alimentos por refrigeração, ocorre a produção de uma bacteriostase, que significa:

Alternativas

ID
2238700
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O método de Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) avalia todos os atributos sensoriais presentes no produto alimentício, quais sejam: aparência, aroma, sabor e textura. A aplicação da ADQ envolve algumas etapas. Sobre elas assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) FALSA. Recomenda-se que o número de julgadores selecionados seja entre 8 e 25 julgadores treinados

    E) FALSA. Teste de Tukey ou Ducan.

  • A) a primeira etapa é a seleção da equipe de julgadores, que deverá ser composta, no máximo, por 10 a 12 julgadores não treinados. Mínimo 10 a 12 julgadores treinados. ERRADA.

    B) a segunda etapa é o levantamento dos descritores, onde os julgadores avaliam sensorialmente o produto e verbalizam as sensações percebidas, discutindo-as em grupo com a ajuda do líder da equipe. GABARITO!

    C) na terceira etapa é realizado treinamento com soluções correspondentes aos gostos básicos. Treinamento com os próprios produtos e com os materiais de referência. ERRADA.

    D) o teste sensorial é conduzido na quarta etapa, onde será realizada a seleção final dos julgadores. Só será realizado o teste sensorial após treinamento e seleção final de avaliadores. ERRADA.

    E) na quinta etapa é aplicado exclusivamente o teste de Tukey e os resultados são representados em gráfico aranha. a quinta etapa é a analise dos resultados, avaliada por ANOVA e um teste de média, como o teste de TUKEY, mas não é exclusivo!. ERRADA.


ID
2238703
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A análise sensorial é utilizada para evocar, medir, analisar e interpretar reações das características dos alimentos e materiais. A esse respeito, analise as afirmações:

I. no teste de reconhecimento de odores são selecionados de 16 a 20 aromas comuns, pedindo-se que sejam identificados nominalmente em uma ficha.
II. para o teste de identificação de gostos o critério de aprovação é de 70% de identificação.
III. os métodos sensoriais são classificados em métodos de diferença, métodos discriminativos e métodos subjetivos.
IV. o teste de comparação pareada tem como objetivo saber se uma amostra apresenta um certo atributo sensorial em maior intensidade que a outra amostra.
V. os métodos afetivos medem o quanto uma população gostou de um produto, para avaliar preferência ou aceitabilidade.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

Alternativas
Comentários
  • I. no teste de reconhecimento de odores são selecionados de 16 a 20 aromas comuns, pedindo-se que sejam identificados nominalmente em uma ficha. CORRETA

    II. para o teste de identificação de gostos o critério de aprovação é de 70% de identificação. INCORRETA: É um teste eliminatório e requer 100% de acerto.

    III. os métodos sensoriais são classificados em métodos de diferença, métodos discriminativos e métodos subjetivos. INCORRETA: São classificados em métodos descritivos, discriminativos (ou de diferença) e subjetivos (ou afetivos).

    IV. o teste de comparação pareada tem como objetivo saber se uma amostra apresenta um certo atributo sensorial em maior intensidade que a outra amostra. (CORRETA)

    V. os métodos afetivos medem o quanto uma população gostou de um produto, para avaliar preferência ou aceitabilidade. (CORRETA)


ID
2238706
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O desenvolvimento de microrganismos, de reações químicas ou de mudanças físicas da carne congelada está muito relacionado com o conteúdo em água da carne e com a água ainda disponível durante o transcurso das reações. Em relação ao congelamento da carne, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
2238742
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação ao uso do calor para conservação de alimentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • - esterilização usa temperatura > 100°C
    - destruição de de formas vegetativas e esporuladas de microrganismos

     

  • TEM ÚNICA E OBJETIVA FINALIDADE DE DESTRUIR E INATIVAR AS ENZIMAS CAPAZES DE DETERIORAR O ALIMENTO.

  • O gabarito foi alterado da A para a letra D

    Correto letra D

  • Pasteurização não elimina toda flora microbiana, esterilização não destrói apenas M.O. patogênicos...

  • não aceito a A como alternativa correta, porque o objetivo da pasteurização é somente destruir os patogênicos. Por ser um testamento mais brando, os produtos pasteurizados não tem elevada vida de prateleira.
  • A pasteurização não destrói toda a flora microbiana e sim grande parte dos MO existentes nos alimentos. Não destrói os microorganismos termorresistentes

  • Pasteurizar não destrói toda flora e esterilizar não destrói só Moo patogênicos.

    Questão sem gabarito correto.

  • Está completamente errado essa questão, não caiam nessa estudantes...


ID
2255344
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Método considerado como operação de pré-processamento no qual é aplicado calor por meio de água quente ou vapor a alimentos, por poucos minutos (em geral 2 a 10 minutos), com a finalidade de promover estabilização enzimática para evitar efeitos indesejados como escurecimento que compromete a qualidade do produto, reduz a carga microbiana e uniformiza o alimento?

Alternativas
Comentários
  • faltou falar da água gelada

ID
2288245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No que diz respeito aos processos de conservação e de transformação de alimentos, julgue o item subsecutivo .

Os tratamentos térmicos, classificados em branqueamento, pasteurização e esterilização, visam à eliminação de microrganismos patogênicos não esporulados ou à destruição de todos os microrganismos presentes, esporulados ou não, ou ainda, de todos aqueles que podem se multiplicar no produto final.

Alternativas
Comentários
  • O Branqueamento não destroi microorganismos, desativa enzimas.