SóProvas


ID
1367935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2000
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Julgue o  seguinte  item.


Considere a seguinte situação hipotética.
Após uma desavença, João Paulo, que não possuía autorização para porte de arma, matou José, mediante o uso de arma de fogo não-registrada, da qual há muito detinha a posse em sua residência.
Nesse caso, João Paulo responderia pelo homicídio e pela posse ilegal de arma, em concurso.

Alternativas
Comentários
  • ACHO QUE O PRINCÍPIO DA CONSUNÇÃO NÃO SE APLICA AQUI.

  • essa questão é de 2000, acho que está desatualizada, "O homicídio absorve o crime de porte ilegal de arma de fogo quando as duas condutas guardam, entre si, uma relação de meio e fim."

  • não se aplica o princípio da consunção pois quando o enunciado traz  " ...da qual há  muito detinha a posse em sua residência. .." fica caracterizada a autonomia e independência dos delitos. Se o agente tivesse tomado posse da arma para o exclusivo fim do homicídio, poderíamos falar em aplicação do princípio da consunção. Entretanto, como há muito detinha a posse, não se vislumbra a exclusiva relação de meio e fim entre os delitos.

  • Não se aplica a consunção aqui. Se o sujeito porta/possui uma arma tão somente para o fim de cometer um homicídio, aí, sim, há a consunção, sendo que o delito de dano (homicídio) absorve o de perigo (posse da arma). Todavia, a questão deixou bem claro que o sujeito possuía uma arma de fogo há um certo tempo já e, certo dia, cometeu um homicídio com ela. Há independência entre os crimes - tanto o é que a posse da arma já estava se configurando desde há muito tempo, por se tratar de um delito permanente no tempo, diferentemente do homicídio, que é instantâneo de efeitos permanentes. Logo, há concurso material de crimes.
  • SENHORES, só se aplica o principio da consunção se o individuo adquiriu a arma eventualmente , no caso em tela ele DETINHA A MUITO TEMPO A ARMA  , logo ira responder por dois crimes em concurso .  estamos juntos obrigado.

  • RESPOSTA: ERRADA


    Comentário:

    Não se aplica o Princípio da consunção, conhecido também como Princípio da Absorção, por não haver existência de um nexo de dependência. De acordo com tal princípio o crime fim absorve o crime meio. Como a arma já havia adquirido ha muito tempo não seria aplicado esse princípio. Talvez essa seria a problemática da questão.

  • Acho que dava recurso nessa questão, pois na questão não foi informado o local aonde Joao Paulo matou José.

    Ex: Se for na residência responder por posse irregular, se fosse fora da residência seria porte irregular

  • Reposta certa 

    O o agente respondera pelos dois crime pois  armar  não foi adquirida exclusivamente para a pratica do homicidio.

    Agora se a arma foi adquirida para uso exclusivo do homicidio, o agente iria responder so pelo homicidio.


  • Ele não deveria responder pelo PORTE ILEGAL?

  • Arma como meio necessário para a prática de homicídio = Absorve

    Arma desnecessária para a prática de homicídio = Concurso.

  • Realmente não há consunção, mas também não dá para saber se era posse ou porte, ele pode ter realizado a conduta no interior de sua casa ou estabelecimento...