SóProvas


ID
1368424
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os solos são formados a partir da decomposição das rochas através da atuação de agentes físicos e químicos.

Sobre esse processo de formação, tem-se que

Alternativas
Comentários
  • Solo coluvionar - São solos transportados por ação da gravidade

    Solo aluvionar - São solos transportados por ação da água

    Solo Saprolítico - Mantém a estrutura original da rocha-mãe, inclusive veios intrusivos, fissuras e xistosidade. Heterogêneas e sucetíveis à erosão.

    Solo residual - Solo que permanece no mesmso local em que é formado. São formados junto à rocha de origem.

  • Erosão é o desgaste da superfície terrestre pela ação mecânica e química da água corrente, das intempéries ou de outros agentes geológicos.

    Manto de intemperismo ou Regolito é o capeamento natural das rochas, inconsolidado, composto por fragmentos de rocha e solo, incluindo solo transportado, solo autóctone e depósitos residuais.

    Solo coluvionar são formados pela ação da gravidade, com grande variedade de tamanhos.

    Solos aluvionares ou aluviais são solos provenientes de deposições sucessivas de materiais transportados e depositados pelos cursos de água. São compostos por diversas camadas de sedimentos de granulometria variada, que, em função das diversas origens, não têm relação pedogenética entre si.

    Solos residuais são aqueles provenientes da decomposição e alteração das rochas “in situ”. Sua composição depende do tipo e da composição mineralógica da rocha original que lhe deu origem. Todos os tipos de rocha formam solo residual. Para que isso ocorra é necessário que a velocidade de decomposição da rocha seja maior do que a velocidade de remoção por agentes externos.

    Solos saprolíticos (sapro, do grego: podre) são aqueles que resultam da decomposição e/ou desagregação in situ da rocha matriz pela ação das intempéries (chuvas, insolação, geadas) e mantêm, de maneira nítida, a estrutura da rocha que lhe deu origem. São genuinamente residuais, isto é, derivam de uma rocha matriz, e as partículas que o constituem permanecem no mesmo lugar em que se encontravam em estado pétreo.

    Solos sedimentares são os que sofrem a ação de agentes transpostadores, podendo ser aluvionares, eólicos, coluvionares e glaciares.

    Solos de formação orgânica são os de origem essencialmente orgânica, seja de naturaza vegetal (plantas, raízes), seja animal (conchas).