SóProvas


ID
1370014
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nossa Missão

Você e eu estamos na Terra para nos reproduzirmos. Nossa missão é transmitir os nossos genes, multiplicar a nossa espécie e dar o fora. Tudo o mais que fazemos, tudo a mais que nos acontece, ou é decorrência ou é passatempo. O que vem antes e depois dos nossos anos férteis é só o prólogo e o epílogo. Se a natureza quisesse otimizar seus métodos já nasceríamos púberes e morreríamos assim que nossos filhos, que também nasceriam púberes, pudessem criar seus filhos (púberes) sem a ajuda dos avós. Daria, no total, aí uns 35, 40 anos de vida, e adeus. O que resolveria a questão demográfica do planeta e, claro, os problemas da Previdência. Mas a Natureza nos dá o resto da vida - a infância e a velhice e todos os prazeres extrarreprodutivos do mundo, inclusive os sexuais - como brinde. Como um chaveiro, um agradecimento pela nossa colaboração.

A laranjeira não existe para dar laranja, existe para produzir e espalhar sua própria semente. A fruta não é o objetivo da planta frutífera, é o que ela usa para carregar suas sementes, é o seu estratagema. Agradecer à laranjeira pela laranja é não entendê- la. Ela não sabe do que nós estamos falando. Suco? Doçura? Vitamina C? Eu?! Você e eu ficamos aí especulando sobre o que a vida quer de nós, e só o que a vida quer é continuar. Seja em nós e na nossa prole, seja na minhoca e na sua. Nossa missão, nossa explicação, é a mesma do rinoceronte e da anêmona. Estamos aqui para fazer outros iguais a nós. Isto que chamamos, carinhosamente, de "eu", com suas peculiaridades e sua biografia única, não é mais do que uma laranja personalizada. Um estratagema da Natureza, a polpa com que a Natureza protege a nossa semente e assegura a continuação da vida. Enfim, um grande mal-entendido.

E os que passam pelo mundo sem se reproduzir? São caronas. Mas ganham o brinde da vida assim mesmo. A Natureza não discrimina.

(VERÍSSIMO, Luis Fernando. O Globo, 22/09/2013)

"Agradecer à laranjeira pela laranja é não entendê-la".

As alternativas a seguir apresentam formas corretas de unir a forma verbal de presente do indicativo ao pronome "o" enclítico, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Verbos terminados em R, S ou  Z: retira-se essa última letra e acrescenta-se  - LO(s) ou - LA(s).  Correção na alternativa a): Entendes ---> Entendê-lo.

  • Ariadne Yuka, 

    a alternativa letra d) está correta pelo mesmo motivo explicado por Érica Fernandes.

    Verbos terminados em R, S ou  Z: retira-se essa última letra e acrescenta-se  - LO(s) ou - LA(s). Correção na alternativa d): Entendeis ---> Entendei-lo.

  • Qual é a diferença entre a A) e a E) , pois seguindo a ideia de substituição -> Tu Entendes (pela regrinha do r,s,z = L e om, m ,n =N ) corta o S e fica Tu entende-lo até ai ok, mas porque não ocorre o mesmo na E) ? Eles entendem / não ficaria Eles entende-no, a construção ficou estranha eu sei, mas o que justifica escrever Eles entendem-NO ?

  • Acertei simplesmente porque a alternativa A é muito estranha e não lembro de ter visto tal estrutura em algum livro...  As outras todas já vi em livros.. Ler bastante ajuda pra caramba haha

  • Perito Criminal, verbos terminados em M, ÃO, ÕE não mudam, apenas acrescentamos na, no, nas, nos:

    tragam+a = tragam-na

    levem+o = levem-no

    dão+os = dão-nos

    põe+as = põe-nas

  • O S deveria ter sido suprimido 

  • não entendi nem o enunciado

  • O "s" deveria ser suprimido, talvez seja passível de anulação

     

  • O enunciado pedi a alternativa em que não está correto o uso da ênclise, logo na alternativa "a" podemos identificar o erro, pois a consoante "s" deveria ter sido suprimida, já que nos verbos terminados em: r,s,z, tira-se a consoante e acrescenta: la, lo, las, los, já em verbos terminados em: m, ãos, õe, mantem-se as terminações e acrescenta: no,na, nos,nas.

  • ENTENDÊ-LO.

  • Cometário do professor muito adequado!

  • Que texto lindo

  • Alternativa A

     Verbos terminados em R, S ou Z suprime os elemento mencionado e adciona lo, la, los, las. Ex.:suprimir (- r + la) = suprimi-la

    Verbos terminados em M, ÃO, ÕE adiciona no,na, nos,nas. Ex.: amam + na = amam-na

  • Abner, estamos no mesmo barco. li trocentas vezes e nao entendi o que a questao pede. Lendo os comentarios me retei pq eu estudei essa regra do r, s ou z. Mas nao sabia que era essa a pergunta!

     

    que merda rssss

     

  • A FGV poderia dar ponto só pelo fato da pessoa conseguir entender o que ela esta pedindo!!!

  • A questão é clara, afirma que as alternativas apresentam a forma correta do emprego do pronome à exceção de uma.

    .

    Ora, é só marcar a exceção.

     

  • A alternativa (A) é a errada, pois, quando o verbo termina em “s” (“entendes”) e é seguido do pronome pessoal oblíquo átono “o”, deve perder o “s” e o pronome deve receber “l”. Veja a correção: Entende-lo.

    Grifei acima a sílaba tônica “ten”, para você não confundir com o infinitivo “entendê-lo”, o qual possui acento gráfico.

    A alternativa (B) está correta, pois devemos apenas acrescentar o pronome “o” quando o verbo terminar em vogal (“entende-o”).

    A alternativa (C) está correta, pois, quando o verbo termina em “s” (“entendemos”) e é seguido do pronome pessoal oblíquo átono “o”, deve perder o “s” e o pronome deve receber “l”. Veja a correção: Entendemo-lo.

    A alternativa (D) está correta, pois, quando o verbo termina em “s” (“entendeis”) e é seguido do pronome pessoal oblíquo átono “o”, deve perder o “s” e o pronome deve receber “l”. Veja a correção: Entendei-lo.

  • Alternativa A. Verbos terminados R ,S ,Z > LO, LA (S)

  • Verbos terminados em R, S ou Z: retira-se essa última letra e acrescenta-se - LO(s) ou - LA(s). Correção na alternativa a): Entendes -- Entendê-lo.