SóProvas


ID
1371784
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 66 anos de idade, sexo feminino, queixa- se de dor no dente 11 após ter sofrido uma queda cerca de duas horas antes desta consulta de urgência. A paciente relata ter hipertensão arterial e estar sob acompanhamento médico. A aferição da pressão arterial mostra valores de 160 mmHg e 90 mmHg para a pressão arterial sistólica e diastólica, respectivamente. O histórico médico da paciente registra ausência de outras complicações sistêmicas, como alterações coronarianas, acidente vascular encefálico, arritmias, insuficiência cardíaca congestiva ou diabetes. Ao exame clínico observa-se fratura no dente 11 com exposição pulpar e o exame radiográfico revela que a fratura atingiu a porção coronária do dente 11.

O tratamento pulpar requer anestesia local, observando-se que o volume de anestésico não ultrapasse o limite de

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?


  • O que eu entendi é que por ela ser hipertensa os vasoconstrictores adrenergicos pode elevar a PA, que já se encontra alta. Mas acho que podiam ter especificado o medicamento que ela faz uso, pq se não me engano os bloqueadores do canal de calcio não sofrem tanta interferencia.

  • Sempre que a PA estive acima de 120X80 em pacientes com histórico de hipertensão arterial, deve-se usar apenas 2 tubetes de anestésico. Como a prilocaína com felipressina é o mais indicado em pacientes diabéticos, usa-se 2 tubetes de anestésico prilocaína com felipressina. Isso é protocolo, segundo MALAMED