-
Retificação de lançamento é o processo técnico de correção de registro realizado com erro na escrituração contábil da entidade e pode ser feito por meio de:
a) estorno;
b) transferência; e
c) complementação.
Em qualquer das formas citadas acima, o histórico do lançamento deve precisar o motivo da retificação, a data e a localização do lançamento de origem.
O estorno consiste em lançamento inverso àquele feito erroneamente, anulando-o totalmente.
Lançamento de transferência é aquele que promove a regularização de conta indevidamente debitada ou creditada, por meio da transposição do registro para a conta adequada.
Lançamento de complementação é aquele que vem posteriormente complementar, aumentando ou reduzindo o valor anteriormente registrado.
Os lançamentos realizados fora da época devida devem consignar, nos seus históricos, as datas efetivas das ocorrências e a razão do registro extemporâneo.
-
RESOLUÇÃO CFC N.º 1.132/08 Aprova a NBC T 16.5 – Registro Contábil.
26. Retificação de lançamento é o processo técnico de correção de registro realizado com erro na escrituração contábil da entidade e pode ser feito por meio de:
(a) estorno;
(b) transferência; e
(c) complementação. (Incluído pela Resolução CFC n.º 1.437/13) -> Última mudança nessa resolução.
Fé em DEUS! Vamos chegar lá!
-
Os erros de escrituração ocorrem por diferentes motivos: erros na identificação da conta envolvida, em seu valor, lançamentos invertidos, registros em duplicidade e omissão.
Para corrigir este lançamento equivocado existe a figura do estorno, da complementação e da transferência.
Assim, correta a alternativa C.
-
MNEMÔNICO:
é o famoso ETC...
estorno + transferência + complementação
Espero ter ajudado!
Bons estudos!
***********
Vai estudar lei seca?
Visite o meu IG de concursos públicos e conheça os MAPAS MENTAIS EM BLOCOS: lei seca 100% esquematizada por palavras-chave.
Acesse:
https://www.instagram.com/ser_concursos_publicos
@ser_concursos_publicos
www.serconcursospublicos.com