-
Certo. A motivação é intrínseca! A questão puxou a teoria de Frederick Herzberg (dois fatores), na qual há fatores motivacionais e fatores higiênicos.
-
Existem diversas teorias de motivação que indicam que a motivação é intrínseca, que deve partir de “dentro”.
Essa afirmação da banca está na linha dessas teorias, como é o caso da teoria dos dois fatores de Herzberg.
Fonte: Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos
-
Motivação é algo intrínseco. Fatores externos apenas contribuem para que possamos nos motivar, mas não nos motivam.
-
raciocinei assim, independente de conhecer as teorias ou não:
"exclusivamente" = pela afirmação do enunciado, não dá pra tirar concusão alguma que indique causa exclusiva. Elimine as letras que usam este termo (exclusivamente).
a causa exposta no enunciado é intrinseca, ou seja, causa interior, o cara estar bem em sua vida familiar (estar bem consigo mesmo).
-
“É necessário estar motivado pela própria vida pessoal para ser capaz de estar motivado pela vida de trabalho.” A motivação é intrínseca! A questão puxou a teoria de Frederick Herzberg (dois fatores), na qual há fatores motivacionais e fatores higiênicos.
-
Meus queridos, lembram que eu falei na parte teórica que a tese majoritária é a de que a motivação é um processo interno ao indivíduo, ou seja, que somente a própria pessoa pode se motivar ao trabalho?! É dessa ideia que vem o famoso ditado "Ninguém motiva ninguém", como eu já citei lá em cima. Entretanto, isso não é uma posição unânime, pois há quem defenda que fatores externos ao indivíduo também podem motivá-lo, como a liderança, os reforços ou as punições, por exemplo. Assim, o certo é que a frase de Cecília W. Bergamini se refere à doutrina majoritária, pois o próprio indivíduo, retirando motivos da sua vida pessoal e do seu interior, deve tirar motivação para o trabalho, e não os fatores externos do meio. Logo, alternativa A correta.
Gabarito: A