SóProvas


ID
1374280
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As conclusões das teorias cognitivas sobre a motivação podem ser ilustradas pelo uso dos procedimentos de avaliação do desempenho no trabalho, no qual o avaliado

Alternativas
Comentários
  • O avaliado deve participar ativamente do processo de avaliação de desempenho. Letra D

  • Segundo a Teoria de Avaliação Cognitiva, baseada na Teoria da Autodeterminação, acredita que quando são introduzidos objetivos e recompensas externas as pessoas tem a impressão de que aquilo é menos uma coisa que elas querem fazer e mais uma coisa que elas têm que fazer. As pessoas se motivam melhor por objetivos internos por serem guiadas por uma necessidade de autonomia, uma motivação intrínseca para realização. Pessoas que perseguem objetivos profissionais por razões intrínsecas são mais satisfeitas, adaptadas e apresentam melhor desempenho no trabalho. Por isso, o avaliado precisa participar ativamente do processo de avaliação de desempenho, necessitando de recompensas extrínsecas a partir de feedbacks e elogios como forma de incentivo ao desenvolvimento e apoio ao seu crescimento.
    Fonte: Professora Lilian Lima Quintão - Ponto dos Concursos

  • Mapas Mentais de Administração para Concurso:

    Motivação 1: http://mmadmparaconcurso.blogspot.com.br/2015/07/gestao-de-pessoas-motivacao-13.html

    Motivação 2 : http://mmadmparaconcurso.blogspot.com.br/2015/07/gestao-de-pessoas-motivacao-23.html

    Motivação 3: http://mmadmparaconcurso.blogspot.com.br/2015/07/gestao-de-pessoas-motivacao-33.html

  • Essa teoria faz parte das de conteúdo ou processo?

  • Basta escolher a melhor resposta, ou seja, aquela mais bonitinha.

  • Fiz que nem o Rafael Lopes, escolhi a mais bonitinha

  • Luiz, 03 anos depois. Segundo o Rennó é uma teoria de processo, mas também nem sei mais se tudo que ele fala nessa porra de matéria está certo. Abraços 

  • Entendi não a questão

    Mas fui pela que pareceu mais lógica.

  • Gabarito  D

     

    A Teoria da Avaliação Cognitiva indica que a introdução de recompensas externas (como um salário) como pagamento para tarefas que seriam anteriormente gratificantes apenas pelo seu conteúdo (ou seja, uma atividade que você gostava de fazer por si só) tenderia a reduzir a motivação intrínseca para realizar a tarefa.


    A teoria está baseada na teoria da autodeterminação, que indica que as pessoas são guiadas por uma necessidade de autonomia. Desse modo, de acordo com essa teoria os funcionários devem participar ativamente dos processos de avaliação do desempenho.

     

    Prof. Rodrigo Rennó www.estrategiaconcursos.com.br Administração Pública e Gestão de Pessoas

  • Comentário:

    Quais são as teorias cognitivas sobre a motivação? São as teorias de processo, pois se baseiam em como o indivíduo percebe o meio em que está inserido no trabalho. São elas: Teoria da Equidade, Teoria da Expectância, Teoria do Campo e Teoria da Definição de Objetivos. Todas essas teorias estão relacionadas, como eu já disse, ao sentimento do trabalhador quanto aos aspectos do trabalho. Por exemplo, na Teoria da Equidade o funcionário se preocupa em estar recebendo um valor justo e igualitário pelos seus esforços, já na teoria da Expectância há a análise da valorização que o indivíduo dá a uma dada recompensa. Então, todas essas teorias avaliam como a situação de trabalho é percebida e sentida pelas pessoas. 

    Dessa forma, a melhor maneira de obter essas informações é através de um feedback do trabalhador, que pode ser dado através de sua participação nas avaliações de desempenho. Inclusive, a Teoria da Fixação de Objetivos, aplicada na prática pela Administração por Objetivos (APO), defende uma participação ativa do trabalhador nas avaliações de desempenho e na fixação das metas de trabalho. Portanto, alternativa correta é a letra d).

    Gabarito: D

  • Teoria da Avaliação Cognitiva indica que a introdução de recompensas externas (como um salário) como pagamento para tarefas que seriam anteriormente gratificantes apenas pelo seu conteúdo (ou seja, uma atividade que você gostava de fazer por si só) tenderia a reduzir a motivação intrínseca para realizar a tarefa.

    A teoria está baseada na teoria da autodeterminação, que indica que as pessoas são guiadas por uma necessidade de autonomia. Desse modo, de acordo com essa teoria os funcionários devem participar ativamente dos processos de avaliação do desempenho. (OU SEJA, como eles preferem manter sua autonomia e se autodeterminar quanto as tarefas, devem também participar "ativamente" quando for necessário avaliar o seu desempenho) uma vez que não toleram ou evitam o controle de terceiros)