SóProvas


ID
1374310
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O vínculo formado com um líder transacional baseia-se

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito, uma vez que a liderança transacional baseia-se na compensação dos líder aos liderados, conceito atendido pela letra A.

  • Os líderes “transacional” e “carismático” diferem em seus estilos, pois possuem diferentes bases de liderança. Enquanto o carismático possui o “dom” de motivar somente por sua presença, palavras, atitudes, o líder transacional necessita recorrer às necessidades de seus liderados, buscando sempre manipular as pessoas, oferecendo-lhes recompensas ou até mesmo livrando-lhes de sanções. 


    O estilo de liderança transacional contrapõe-se ao estilo carismático: “o líder transacional se utiliza da negociação, manipulação e promessa de recompensas para tentar induzir as pessoas sob seu comando”. Muitas situações de liderança são baseadas num entendimento entre o líder e os seus seguidores. Existe “um contrato social implícito indicando que se concordar com o que o líder deseja fazer, o seguidor terá certos benefícios, tais como remuneração melhorada ou a não demissão”. É o tipo de liderança mais comumente exercido nas organizações.O interesse dos liderados é o foco do líder transacional, que busca, através da necessidade de cada liderado, motivar sua equipe através de recompensas.O carisma, embora seja uma característica importante num líder, não define o sucesso ou não de sua liderança. 


    http://www.administradores.com.br/artigos/academico/lideranca-carismatica-x-lideranca-transacional/71008/

  • Discordo também, mas se há uma coisa que eu aprendi com a FCC é que ela pega um livro, tasca uma pergunta e não quer saber se faz sentido para a doutrina majoritária.  Ela se baseia em um ator, apenas isso. 

  • Nada a ver esse gabarito. A liderança transacional baseia-se na troca. Algo de interesse do subordinado em troca de algo interessante ao líder, e vice-versa. 

  • A Liderança Transacional é aquela se baseia na legitimidade e autoridades formais. O

    líder transacional tem em foco em regras e nas normas estabelecidas, chamando atenção dos

    subordinados para o cumprimento de atividades previamente acordadas. Já na Liderança 

    Transformacional, os líderes, considerados merecedores de confiança, motivam seus

    subordinados com base nos valores morais, ideias da organização superiores aos interesses dos

    indivíduos (GOMES; CRUZ, 2007).


    Fonte:www.revistas.unifacs.br/index.php/sepa/article/download/3389/2432

  • Gabarito: d) na autoridade burocrática e na legitimidade do cargo dentro da organização.

  • Encontrei uma possível fundamentação para o gabarito (letra D), nesta questão que é super mal formulada, aliás como quase todas da Fundação Copia e Cola, vulgo FCC:


    Em sua obra, o mestre Rennó(2013) afirma que: O líder transacional é o líder tradicional, que busca motivar através de incentivos materiais.


    Analisando cada uma das alternativas, as únicas que não são esdrúxulas são A e D. Contudo, baseado no conceito de Líder Tradicional, a alternativa D se mostra, não correta, mas a menos impossível de todas.
  • Quem inventou essa classificação de transacional do gabarito da questão deveria ir estudar etimologia.


    Transacional vem do verbo transigir, que significa concluir um negócio após concessões simultâneas. Não há nada de concessão em nas normas, pois elas são imperativa.


    Ou seja, é o completo oposto.

  •  Gabarito  baseado  na  afirmação  de  Bass: liderança  transacional  ocorre  quando  o  líder  utiliza  autoridade  burocrática,  foco  na  realização  da  tarefa,  e  recompensas  ou  punições  ;)

  • O que eu aprendi fazendo centenas de questões da FCC: faça centenas de questões da FCC e - mesmo assim - ainda corre o risco de ir pior do que uma pessoa que não leu e estudou a metade que você.

    Os materiais que eu leio e os livros mais indicados servem para as outras bancas, mas para FCC pode ser que sim, pode ser que não. Aí muitas vezes que eu marco e depois clico em "responder" o frio vem na barriga e eu penso: "vamos ver o que vai ser dessa vez".


  • A impressão que eu tenho da FCC é que ela copia e cola uma frase de um livro e coloca como uma das alternativas, ao passo que também coloca outra alternativa correta.
    Quem reproduz o que está escrito no livro acerta. Quem entende o conceito de verdade se fode...

  • Concordo com o Alex Leocadio. Mas acho que essa não é a única banca que copia e cola de livros e textos. A maioria das questões de várias bancas são trechos fora de contexto. Fica difícil saber o que se quer... 

  • Impressionante, Cespe e FCC se superam nas matérias de administração e gestão de pessoas...

  • O líder transacional, aquele que negocia e oferece recompensas, precisa ter legitimidade e autoridade para exercer este papel. Como explicado no comentário da colega Ana Sales: "A Liderança Transacional é aquela se baseia na legitimidade e autoridades formais. O líder transacional tem em foco em regras e nas normas estabelecidas, chamando atenção dos subordinados para o cumprimento de atividades previamente acordadas". Ou seja, o líder transacional, incentiva os subordinados a cumprirem as tarefas previamente estabelecidas em normas, oferecendo vantagens.
    Eu havia marcado a letra a, mas agora vejo o erro da assertiva ao afirmar que o líder transacional foca no atendimento do interesse e necessidade dos liderados. Na verdade, o líder transacional oferece recompensas para atender ao interesse e necessidade da organização
    As assertivas b, c e e descrevem características do líder transformacional .Logo, está correto o gabarito oficial: letra D. Brigar com a banca é perder a vaga.

  • Maaaas, que lixo esse tipo de questão! Pqp.

  • Livrai-me de todo mal, amém!

  • Errando pelo 4 vez...tá bom pra vocês?!?!!!  Essas questões de GP são desmotivadoras!!

  • QUE BAIXARIA  DE RESPOSTA É ESSA ....Vai t n #*&%(!!

  • Pronto. Entendi foi nada.

    Até onde sei o líder transacional se baseia na troca: '' me traga os resultados que eu te dou as recompensas ''.

    ele não indica direção a seguir. O líder transacional é um líder liberal. :@

  • A teoria de Liderança Transformacional e Transacional surge com a proposta de integrar os aspectos comportamentais e os traços de personalidade assim como os tipos de interações que se estabelecem entre todos os membros do grupo/organização.
    Nessa direção, Bass (1999) desenvolveu e validou um questionário (Multifactor Leardership Questionnaire – MLQ) que desde então vem se tornando referência nos estudos contemporâneos acerca do tema. No Brasil, o MLQ foi utilizado em uma versão posterior (BASS; AVOLIO, 1992 apud NORTHOUSE, 2004) por Marques, et. al (2007), de forma pioneira em um estudo que se propôs a relacionar estilos de liderança com Comprometimento Organizacional.
    A Liderança Transacional é aquela se baseia na legitimidade e autoridades formais. O líder transacional tem em foco em regras e nas normas estabelecidas, chamando atenção dos subordinados para o cumprimento de atividades previamente acordadas. Já na Liderança Transformacional, os líderes, considerados merecedores de confiança, motivam seus subordinados com base nos valores morais, ideias da organização superiores aos interesses indivíduos (GOMES; CRUZ, 2007).

     

    Fonte: 

    MODELOS DE LIDERANÇA E PERCEPÇÕES DO TRABALHADOR SOBRE A
    ORGANIZAÇÃO EMPREGADORA: UM ESTUDO NO TRT-BA
    Márcia Danielle Muniz dos Santos*
    Daniela Campos Bahia Moscon

  • Tenho dúvida também.

     

    Contribuindo:

     

    Liderança Transacional

     

    O líder transacional é aquele que conduz ou motiva os liderados na direção das metas preestabelecidas, esclarecendo papéis e exigências do trabalho. É o tipo de líder que consegue, de seus liderados, o desempenho esperado.

    Recompensa contigente;

    Administração por exceção( ativa) (passiva)

    Laissez-faire.

     

    FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.p.280

     

    CESPE/2014 TJ-CE Denominam-se transacionais os líderes que apelam às necessidades primárias de sesus seguidores.

     

    bons estudos

     

     

     

  • Atualmente, os esforços têm se concentrado nas abordagens da liderança transacional e da liderança transformacional. Burns (1978)foi um dos primeiros a fornecer uma definição explícita de liderança transformacional. Ele propôs que o processo de liderança ocorre em uma das duas maneiras, transacional ou transformacional. A liderança transacional é baseada na autoridade burocrática e legitimidade dentro da organização. Líderes transacionais enfatizam padrões de trabalho, atribuições e tarefas orientadas para os objetivos. Eles também tendem a se concentrar na conclusão da tarefa e na disciplina do funcionário e confiam demais em recompensas organizacionais e punições para influenciar o desempenho.

     

    FONTE-http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112015000100200

  • Questão elaborada a partir de um artigo extraído de uma revista eletrônica de Adminstração. Se continuar nesse sentido, a FCC vai explorar o conteúdo de figurinha de chiclete, embalagem de pão e bula de remédio. Nem é mais subjetivismo, é ausência de elaboradores competentes. 

  • Acho que a letra A também poderia ser considerada correta. Afinal de contas o líder Transacional busca a satisfação dos seus subordinados e o alcance dos objetivos através de recompensas. Ora isto não seria um atendimento de interesses?

  • Terceira vez que eu faço essa questão, terceira vez que eu erro. Que bom que não é só eu.

  • Questão capciosa!!!!!!!!!!!!

     

    TRANSACIONAL => RELAÇÃO DE TROCA ENTRE LIDER E SUBORDINADO - RECOMPENSANDO ESFORÇOS.

     

    Entretanto, a banca pergunta em que "baseia-se o vínculo" formado pelo líder transacional.
    Naturalmente, se estamos nos referindo à uma liderança tradicional, esse vínculo entre liderado e líder está ligado na posição formal do chefe, de respeito às regras e normas da empresa, a hierarquia. Você segue seu chefe/líder porque ele tem uma posição de comando, tem o poder de "negociar" os termos da "troca" pela empresa. O gabarito da banca foi mesmo a letra D.

    Prof. Rodrigo Rennó

  • QUESÃO DA FCC

     

    Na passagem para o século XXI, o estudo da liderança focaliza o estilo motivacional. O líder que oferece recompensas materiais é denominado líder

     a) liberal.

     b) carismático.

     c) autoritário.

     d) transacional.

     e) com foco em resultados.

    GABARITO D- TRANSACIONAL

  • Cara, que pergunta estranha! Eu fiquei entre a A e a D, marquei a D por entender que como o líder transacional é o "líder tradicional", a intenção dele não é atender o interesse dos liderados, e sim atingir os objetivos em geral da organização, utilizando o interesse dos liderados. Confesso que marquei essa pensando: "Hum, acho que essa eu vou errar, mas a D me parece menos errada..."

    Que bom que não fui o único, essa FCC tá de sacanagem!

  • Liderança Transacional

     

    Neste tipo de liderança, o gestor se comporta como chefe e não como líder. Suas táticas são pautadas principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho. Esse é um gestor que não se preocupa em compreender as motivações de sua equipe ou em antecipar-se aos problemas, ele apenas segue o fluxo e cumpre demandas.

     

    Sim, transacional é baseado na autoridade. Não vamos nos deixar levar apenas pela "relação de troca".

  • Entendo a raiva do pessoal com a FCC nas questões de GP, mas acho que,n essa questão, a banca foi coerente, com a ressalva de que a A gerava certa confusão.

    O conceito de líder transacional trazido em boa parte dos comentários está correto, entretando, a banca foi mais a fundo. Pensem que, para que um líder transacional possa dar as recompensas, ou seja, para que possa efetuar essas "transações", ele deve ter a legitimidade necessária. Não adianta, por exemplo, seu líder querer te dar um cargo ou um aumento de salário se ele não possuir legitimidade para isso. Logo, é necessário que o líder transacional possua base no poder hierárquico (e burocrático).

  • Comentário Estratégia -


    Questão capciosa da FCC. A banca trata da liderança transacional, que é aquela onde existe uma relação de troca entre líder e subordinado. O líder define as metas que devem ser alcançadas e propõe os “prêmios” que serão concedidos caso os objetivos sejam atingidos. Dessa maneira, o líder transacional é o líder tradicional. Portanto, a liderança transacional é caracterizada por essa relação de troca.


    Entretanto, a banca pergunta em que "baseia-se o vínculo" formado pelo líder transacional. Naturalmente, se estamos nos referindo à uma liderança tradicional, esse vínculo entre liderado e líder está ligado na posição formal do chefe, de respeito às regras e normas da empresa, a hierarquia. Você segue seu chefe/líder porque ele tem uma posição de comando, tem o poder de "negociar" os termos da "troca" pela empresa.


    O gabarito da banca foi mesmo a letra D.

  • Velhinhos, entendam que o líder transacional é desprovido de sentimentos. Ele só quer resultados. E para tal, oferece uma "troca": alcance essa meta e dou uma bonificação, bata esse nº de vendas e aumento sua porcentagem nas vendas etc. Ele não estar nem aí para os processos internos do sujeito. É como os portugueses que davam espelhinhos aos índios e, em segundo plano, estavam de olho nas riquezas e nas índias, a fim de estuprá-las posteriormente. Neste tipo de liderança, o gestor se comporta como chefe e não como líder. Suas táticas são pautadas principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho.  Tenham isso em mente e não errem uma questão disso. Já o líder transformacional é totalmente diferente. Vejam o que é ser um líder transformacional: https://www.youtube.com/watch?v=jnjTaQ2k_tc

  • Em 20/07/19 às 16:13, você respondeu a opção A. ! Você errou!

    Em 16/06/19 às 18:19, você respondeu a opção A. ! Você errou!

    Em 10/06/19 às 09:57, você respondeu a opção A. ! Você errou!